Criatividade no ensino fundamental : fatores inibidores e facilitadores segundo gestores educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Eunice M. L. Soriano de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fleith, Denise de Souza, Boruchovitch, Evely, Borges, Clarissa Nogueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29611
http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015011849105114
Resumo: Este estudo investigou a percepção de gestores de instituições de ensino fundamental sobre fatores que dificultam o professor promover o desenvolvimento da criatividade discente e procedimentos que poderiam utilizar para apoiar o professor na promoção da criatividade em sala de aula. Participaram 118 gestores de escolas públicas e particulares, os quais responderam a uma checklist de barreiras à criatividade em sala de aula e quatro questões abertas. Fatores inibidores mais apontados foram: desconhecimento pelo professor de práticas pedagógicas que poderiam ser utilizadas para propiciar o desenvolvimento da criatividade dos alunos e falta de entusiasmo pela atividade docente. Orientação, apoio e incentivo ao docente foi o procedimento mais apontado pelos gestores para auxiliar o professor a desenvolver a criatividade de seus alunos.
id UNB_8e85cee2f0e76bc62cb8557be0d93c76
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/29611
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Criatividade no ensino fundamental : fatores inibidores e facilitadores segundo gestores educacionaisCreativity in elementary school : inhibiting and facilitating factors according to school principalsCriatividadeGestão educacionalPráticas pedagógicasEste estudo investigou a percepção de gestores de instituições de ensino fundamental sobre fatores que dificultam o professor promover o desenvolvimento da criatividade discente e procedimentos que poderiam utilizar para apoiar o professor na promoção da criatividade em sala de aula. Participaram 118 gestores de escolas públicas e particulares, os quais responderam a uma checklist de barreiras à criatividade em sala de aula e quatro questões abertas. Fatores inibidores mais apontados foram: desconhecimento pelo professor de práticas pedagógicas que poderiam ser utilizadas para propiciar o desenvolvimento da criatividade dos alunos e falta de entusiasmo pela atividade docente. Orientação, apoio e incentivo ao docente foi o procedimento mais apontado pelos gestores para auxiliar o professor a desenvolver a criatividade de seus alunos.This study investigated the perception of school principals regarding factors that hamper teachers to promote the development of student’s creativity and strategies that the school principal could use to support teachers in the promotion of creativity in the classroom. The participants were 118 school principals from public and private schools, who completed a checklist of obstacles to creativity in the classroom and four open questions. The most frequent obstacles pointed out were teachers’ lack of knowledge of pedagogical practices to favor the development of students’ creativity and teacher's lack of enthusiasm. Guidance, support and incentive to teachers were the most frequently pointed out procedures to assist the teacher in fostering the creativity of their students.Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília2017-12-07T05:11:52Z2017-12-07T05:11:52Z2015-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALENCAR, Eunice M. L. Soriano de et al. Criatividade no ensino fundamental: fatores inibidores e facilitadores segundo gestores educacionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 31, n. 1, p. 105-114, jan./mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000100105&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015011849105114.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29611http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015011849105114Psicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY NC 3.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000100105&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessAlencar, Eunice M. L. Soriano deFleith, Denise de SouzaBoruchovitch, EvelyBorges, Clarissa Nogueiraporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:47:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/29611Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:47:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Criatividade no ensino fundamental : fatores inibidores e facilitadores segundo gestores educacionais
Creativity in elementary school : inhibiting and facilitating factors according to school principals
title Criatividade no ensino fundamental : fatores inibidores e facilitadores segundo gestores educacionais
spellingShingle Criatividade no ensino fundamental : fatores inibidores e facilitadores segundo gestores educacionais
Alencar, Eunice M. L. Soriano de
Criatividade
Gestão educacional
Práticas pedagógicas
title_short Criatividade no ensino fundamental : fatores inibidores e facilitadores segundo gestores educacionais
title_full Criatividade no ensino fundamental : fatores inibidores e facilitadores segundo gestores educacionais
title_fullStr Criatividade no ensino fundamental : fatores inibidores e facilitadores segundo gestores educacionais
title_full_unstemmed Criatividade no ensino fundamental : fatores inibidores e facilitadores segundo gestores educacionais
title_sort Criatividade no ensino fundamental : fatores inibidores e facilitadores segundo gestores educacionais
author Alencar, Eunice M. L. Soriano de
author_facet Alencar, Eunice M. L. Soriano de
Fleith, Denise de Souza
Boruchovitch, Evely
Borges, Clarissa Nogueira
author_role author
author2 Fleith, Denise de Souza
Boruchovitch, Evely
Borges, Clarissa Nogueira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Eunice M. L. Soriano de
Fleith, Denise de Souza
Boruchovitch, Evely
Borges, Clarissa Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Gestão educacional
Práticas pedagógicas
topic Criatividade
Gestão educacional
Práticas pedagógicas
description Este estudo investigou a percepção de gestores de instituições de ensino fundamental sobre fatores que dificultam o professor promover o desenvolvimento da criatividade discente e procedimentos que poderiam utilizar para apoiar o professor na promoção da criatividade em sala de aula. Participaram 118 gestores de escolas públicas e particulares, os quais responderam a uma checklist de barreiras à criatividade em sala de aula e quatro questões abertas. Fatores inibidores mais apontados foram: desconhecimento pelo professor de práticas pedagógicas que poderiam ser utilizadas para propiciar o desenvolvimento da criatividade dos alunos e falta de entusiasmo pela atividade docente. Orientação, apoio e incentivo ao docente foi o procedimento mais apontado pelos gestores para auxiliar o professor a desenvolver a criatividade de seus alunos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01
2017-12-07T05:11:52Z
2017-12-07T05:11:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de et al. Criatividade no ensino fundamental: fatores inibidores e facilitadores segundo gestores educacionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 31, n. 1, p. 105-114, jan./mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000100105&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015011849105114.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29611
http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015011849105114
identifier_str_mv ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de et al. Criatividade no ensino fundamental: fatores inibidores e facilitadores segundo gestores educacionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 31, n. 1, p. 105-114, jan./mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000100105&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015011849105114.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29611
http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015011849105114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580876340232192