Criatividade na educação superior : fatores inibidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Eunice M. L. Soriano de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Fleith, Denise de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27843
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772010000200011
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar elementos percebidos por professores da educação superior como inibidores à promoção de condições adequadas ao desenvolvimento e expressão da criatividade de seus alunos. Trezentos e trinta e oito professores de instituições públicas e particulares de ensino superior responderam a uma checklist de barreiras à promoção de condições favoráveis à criatividade em sala de aula. Alunos com dificuldades de aprendizagem em sala de aula, desinteresse do aluno pelo conteúdo ministrado, poucas oportunidades para discutir e trocar ideias com colegas de trabalho sobre estratégias instrucionais e elevado número de alunos em sala de aula foram os itens com maior percentual de respostas. Alguns elementos cerceadores foram mais indicados por docentes de instituições públicas e outros por docentes de instituições particulares. Ademais, maior percentual de docentes do gênero feminino, comparativamente ao do gênero masculino, apontou cobrança de aulas expositivas pelos alunos e extensão do programa das disciplinas.
id UNB_53ab92727889654f584fce1c77e89bb0
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/27843
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Criatividade na educação superior : fatores inibidoresCreativity in higher education : inhibiting factorsCriatividade (Educação)Ensino superiorO objetivo deste estudo foi investigar elementos percebidos por professores da educação superior como inibidores à promoção de condições adequadas ao desenvolvimento e expressão da criatividade de seus alunos. Trezentos e trinta e oito professores de instituições públicas e particulares de ensino superior responderam a uma checklist de barreiras à promoção de condições favoráveis à criatividade em sala de aula. Alunos com dificuldades de aprendizagem em sala de aula, desinteresse do aluno pelo conteúdo ministrado, poucas oportunidades para discutir e trocar ideias com colegas de trabalho sobre estratégias instrucionais e elevado número de alunos em sala de aula foram os itens com maior percentual de respostas. Alguns elementos cerceadores foram mais indicados por docentes de instituições públicas e outros por docentes de instituições particulares. Ademais, maior percentual de docentes do gênero feminino, comparativamente ao do gênero masculino, apontou cobrança de aulas expositivas pelos alunos e extensão do programa das disciplinas.The purpose of this study was to investigate the perception of higher education professors regarding inhibiting elements to the promotion of adequate conditions for the development and expression of students' creativity in the classroom. The participants were 338 professors from public and private higher education institutions, who completed a checklist of obstacles to the promotion of creativity in the classroom. Students with learning difficulties, students' lack of interest in the content taught, few opportunities to discuss and exchange ideas with colleagues about instructional strategies and large number of students in the classroom were the items with greater number of responses. Significant differences were observed among professors from public and private institutions of higher education in several items. Furthermore, a greater percentage of female, comparatively to male professors, pointed out the pressure to lecture classes on the part of the students and the extent of the course content to be covered during the semester.Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO).2017-12-07T04:54:33Z2017-12-07T04:54:33Z2010-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de; FLEITH, Denise de Souza. Criatividade na educação superior: fatores inibidores. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Sorocaba, v. 15, n. 2, p. 201-206, jul. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772010000200011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772010000200011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/27843http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772010000200011Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772010000200011&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessAlencar, Eunice M. L. Soriano deFleith, Denise de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/27843Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Criatividade na educação superior : fatores inibidores
Creativity in higher education : inhibiting factors
title Criatividade na educação superior : fatores inibidores
spellingShingle Criatividade na educação superior : fatores inibidores
Alencar, Eunice M. L. Soriano de
Criatividade (Educação)
Ensino superior
title_short Criatividade na educação superior : fatores inibidores
title_full Criatividade na educação superior : fatores inibidores
title_fullStr Criatividade na educação superior : fatores inibidores
title_full_unstemmed Criatividade na educação superior : fatores inibidores
title_sort Criatividade na educação superior : fatores inibidores
author Alencar, Eunice M. L. Soriano de
author_facet Alencar, Eunice M. L. Soriano de
Fleith, Denise de Souza
author_role author
author2 Fleith, Denise de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Eunice M. L. Soriano de
Fleith, Denise de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade (Educação)
Ensino superior
topic Criatividade (Educação)
Ensino superior
description O objetivo deste estudo foi investigar elementos percebidos por professores da educação superior como inibidores à promoção de condições adequadas ao desenvolvimento e expressão da criatividade de seus alunos. Trezentos e trinta e oito professores de instituições públicas e particulares de ensino superior responderam a uma checklist de barreiras à promoção de condições favoráveis à criatividade em sala de aula. Alunos com dificuldades de aprendizagem em sala de aula, desinteresse do aluno pelo conteúdo ministrado, poucas oportunidades para discutir e trocar ideias com colegas de trabalho sobre estratégias instrucionais e elevado número de alunos em sala de aula foram os itens com maior percentual de respostas. Alguns elementos cerceadores foram mais indicados por docentes de instituições públicas e outros por docentes de instituições particulares. Ademais, maior percentual de docentes do gênero feminino, comparativamente ao do gênero masculino, apontou cobrança de aulas expositivas pelos alunos e extensão do programa das disciplinas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07
2017-12-07T04:54:33Z
2017-12-07T04:54:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de; FLEITH, Denise de Souza. Criatividade na educação superior: fatores inibidores. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Sorocaba, v. 15, n. 2, p. 201-206, jul. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772010000200011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772010000200011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/27843
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772010000200011
identifier_str_mv ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de; FLEITH, Denise de Souza. Criatividade na educação superior: fatores inibidores. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Sorocaba, v. 15, n. 2, p. 201-206, jul. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772010000200011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772010000200011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/27843
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772010000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO).
publisher.none.fl_str_mv Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO).
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580776593391616