Design como facilitador na experiência visual surda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Elisangela Tonelini
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Maynardes, Ana Claudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/45127
https://doi.org/10.29327/214648.9.33-3
https://orcid.org/0000-0003-0287-1136
https://orcid.org/0000-0001-8769-7987
Resumo: Este artigo tem como objetivo destacar a relevância do design como mediador no processo educacional e comunicacional acessível ao sujeito surdo no contexto acadêmico. Através de uma revisão sistemática da literatura, tem sido possível compreender como a aplicabilidade do design às práticas pedagógicas e ao desenvolvimento de materiais didáticos acessíveis é capaz de favorecer uma inclusão mais dinâmica e assertiva do surdo ao meio acadêmico. A partir dessas bases teóricas levantadas, foi possível concluir como é relevante a compreensão das especificidades da vivência educacional de estudantes surdos para o desenvolvimento de uma educação inclusiva favorável a uma melhor experiência surda em conexão com as linguagens artísticas, visualidade, espacialidade linguística, comunicação, letramento visual e apropriação identitária e cultural desses estudantes. Dessa forma, espera-se contribuir com melhorias voltadas às práticas pedagógicas surdas e com o aprimoramento teórico-metodológico do processo educacional destes estudantes, pois os avanços científicos voltados ao desenvolvimento de uma educação inclusiva que tenha o design como processo facilitador para a criação de conteúdos didáticos visuais enriquecidos de artefatos contemporâneos são um diferencial no processo de ensino-aprendizagem desses sujeitos.
id UNB_8f318396d27e72067be0a711d28449c2
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/45127
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Design como facilitador na experiência visual surdaSurdos - educaçãoDesign - recursos didáticosExperiência visualEste artigo tem como objetivo destacar a relevância do design como mediador no processo educacional e comunicacional acessível ao sujeito surdo no contexto acadêmico. Através de uma revisão sistemática da literatura, tem sido possível compreender como a aplicabilidade do design às práticas pedagógicas e ao desenvolvimento de materiais didáticos acessíveis é capaz de favorecer uma inclusão mais dinâmica e assertiva do surdo ao meio acadêmico. A partir dessas bases teóricas levantadas, foi possível concluir como é relevante a compreensão das especificidades da vivência educacional de estudantes surdos para o desenvolvimento de uma educação inclusiva favorável a uma melhor experiência surda em conexão com as linguagens artísticas, visualidade, espacialidade linguística, comunicação, letramento visual e apropriação identitária e cultural desses estudantes. Dessa forma, espera-se contribuir com melhorias voltadas às práticas pedagógicas surdas e com o aprimoramento teórico-metodológico do processo educacional destes estudantes, pois os avanços científicos voltados ao desenvolvimento de uma educação inclusiva que tenha o design como processo facilitador para a criação de conteúdos didáticos visuais enriquecidos de artefatos contemporâneos são um diferencial no processo de ensino-aprendizagem desses sujeitos.This article aims to contrast the relevance of design as a mediator in the educational and communicational process accessible to the deaf subject in the academic context. Through a systematic review of the literature, it has been possible to understand how an application of design to pedagogical practices and the development of didactic materials obtained is able to favor a more dynamic and assertive inclusion of the academic environment. From these theoretical basis, it was possible to conclude how is relevant the understanding of the specificities of the educational experience of deaf students for the development of an inclusive education favorable to the best deaf experience in connection with artistic languages; visuality; linguistic spatiality, communication, visual literacy and the identity and cultural appropriation of these students. So, it is expected to contribute with improvements aimed at deafpedagogical practices and with the theoretical and methodological improvement of the educational process of these students, because the scientific advances aimed at the development of an inclusive education that has design as a facilitating process for the creation of visual didactic contents enriched with contemporary artifacts are a differential in the teaching-learning process of these subjects.UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados2022-11-07T20:16:28Z2022-11-07T20:16:28Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUZA, Elisangela Tonelini; MAYNARDES, Ana Claudia. Design como facilitador na experiência visual surda. Interletras, Dourados, v. 9, n. 33, abr./set. 2021. DOI 10.29327/214648.9.33-3. Disponível em: https://www.unigran.br/dourados/interletras/ed_anteriores/n33/conteudo/artigos/03.pdf?v=2. Acesso em: 07 nov. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45127https://doi.org/10.29327/214648.9.33-3https://orcid.org/0000-0003-0287-1136https://orcid.org/0000-0001-8769-7987Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pela autora para disponibilizar a obra, gratuitamente, para fins acadêmicos e não comerciais (leitura, impressão e/ou download) a partir de 04 out. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Elisangela ToneliniMaynardes, Ana Claudiaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:04:00Zoai:repositorio.unb.br:10482/45127Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Design como facilitador na experiência visual surda
title Design como facilitador na experiência visual surda
spellingShingle Design como facilitador na experiência visual surda
Souza, Elisangela Tonelini
Surdos - educação
Design - recursos didáticos
Experiência visual
title_short Design como facilitador na experiência visual surda
title_full Design como facilitador na experiência visual surda
title_fullStr Design como facilitador na experiência visual surda
title_full_unstemmed Design como facilitador na experiência visual surda
title_sort Design como facilitador na experiência visual surda
author Souza, Elisangela Tonelini
author_facet Souza, Elisangela Tonelini
Maynardes, Ana Claudia
author_role author
author2 Maynardes, Ana Claudia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Elisangela Tonelini
Maynardes, Ana Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv Surdos - educação
Design - recursos didáticos
Experiência visual
topic Surdos - educação
Design - recursos didáticos
Experiência visual
description Este artigo tem como objetivo destacar a relevância do design como mediador no processo educacional e comunicacional acessível ao sujeito surdo no contexto acadêmico. Através de uma revisão sistemática da literatura, tem sido possível compreender como a aplicabilidade do design às práticas pedagógicas e ao desenvolvimento de materiais didáticos acessíveis é capaz de favorecer uma inclusão mais dinâmica e assertiva do surdo ao meio acadêmico. A partir dessas bases teóricas levantadas, foi possível concluir como é relevante a compreensão das especificidades da vivência educacional de estudantes surdos para o desenvolvimento de uma educação inclusiva favorável a uma melhor experiência surda em conexão com as linguagens artísticas, visualidade, espacialidade linguística, comunicação, letramento visual e apropriação identitária e cultural desses estudantes. Dessa forma, espera-se contribuir com melhorias voltadas às práticas pedagógicas surdas e com o aprimoramento teórico-metodológico do processo educacional destes estudantes, pois os avanços científicos voltados ao desenvolvimento de uma educação inclusiva que tenha o design como processo facilitador para a criação de conteúdos didáticos visuais enriquecidos de artefatos contemporâneos são um diferencial no processo de ensino-aprendizagem desses sujeitos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-11-07T20:16:28Z
2022-11-07T20:16:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Elisangela Tonelini; MAYNARDES, Ana Claudia. Design como facilitador na experiência visual surda. Interletras, Dourados, v. 9, n. 33, abr./set. 2021. DOI 10.29327/214648.9.33-3. Disponível em: https://www.unigran.br/dourados/interletras/ed_anteriores/n33/conteudo/artigos/03.pdf?v=2. Acesso em: 07 nov. 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/45127
https://doi.org/10.29327/214648.9.33-3
https://orcid.org/0000-0003-0287-1136
https://orcid.org/0000-0001-8769-7987
identifier_str_mv SOUZA, Elisangela Tonelini; MAYNARDES, Ana Claudia. Design como facilitador na experiência visual surda. Interletras, Dourados, v. 9, n. 33, abr./set. 2021. DOI 10.29327/214648.9.33-3. Disponível em: https://www.unigran.br/dourados/interletras/ed_anteriores/n33/conteudo/artigos/03.pdf?v=2. Acesso em: 07 nov. 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/45127
https://doi.org/10.29327/214648.9.33-3
https://orcid.org/0000-0003-0287-1136
https://orcid.org/0000-0001-8769-7987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508407468589056