Design como facilitador na experiência visual surda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Elisangela Tonelini
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Maynardes, Ana Claudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/45127
https://doi.org/10.29327/214648.9.33-3
https://orcid.org/0000-0003-0287-1136
https://orcid.org/0000-0001-8769-7987
Resumo: Este artigo tem como objetivo destacar a relevância do design como mediador no processo educacional e comunicacional acessível ao sujeito surdo no contexto acadêmico. Através de uma revisão sistemática da literatura, tem sido possível compreender como a aplicabilidade do design às práticas pedagógicas e ao desenvolvimento de materiais didáticos acessíveis é capaz de favorecer uma inclusão mais dinâmica e assertiva do surdo ao meio acadêmico. A partir dessas bases teóricas levantadas, foi possível concluir como é relevante a compreensão das especificidades da vivência educacional de estudantes surdos para o desenvolvimento de uma educação inclusiva favorável a uma melhor experiência surda em conexão com as linguagens artísticas, visualidade, espacialidade linguística, comunicação, letramento visual e apropriação identitária e cultural desses estudantes. Dessa forma, espera-se contribuir com melhorias voltadas às práticas pedagógicas surdas e com o aprimoramento teórico-metodológico do processo educacional destes estudantes, pois os avanços científicos voltados ao desenvolvimento de uma educação inclusiva que tenha o design como processo facilitador para a criação de conteúdos didáticos visuais enriquecidos de artefatos contemporâneos são um diferencial no processo de ensino-aprendizagem desses sujeitos.
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