Brasília, cinema e censura : as diferentes representações da nova capital (1960-1981)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Amanda de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47601
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023.
id UNB_8fa6e07d05167e103681f5c9a41855ab
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/47601
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Brasília, cinema e censura : as diferentes representações da nova capital (1960-1981)Cinema e históriaCinema e políticaBrasília (DF) - históriaRepresentações identitáriasDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023.Esta dissertação tem como objetivo principal analisar de que forma a cultura e os sistemas de representação da época da ditadura militar (1964-1985), marcada pela censura, modernização conservadora do regime autoritário e o ideal nacional-desenvolvimentista, influenciou a produção cinematográfica e a visão dos cineastas sobre a nova capital, Brasília. A partir do diálogo teórico com Michel de Certeau, Michel Foucault e Stuart Hall, busca-se compreender os sistemas de representação presentes nas narrativas dos filmes sobre Brasília da época (‘‘Samba em Brasília’’, ‘‘Vestibular 70’’ e ‘‘Brasília Ano 10’’) e nos documentos produzidos pelos censores. O estudo da dinâmica dos censores com os censurados e suas produções artísticas será o fio condutor do trabalho, com o intuito de discorrer sobre as possíveis representações do que seria uma produção ideal sobre a nova capital e o que era considerado uma produção ‘‘subversiva’’, e como isto está diretamente conectado com um discurso maior sobre o que é entendido como Brasília. Por meio da análise da construção desses discursos sobre a cidade, pretende-se entender por que eles surgem e por que são importantes.This dissertation aims to understand how the culture and the systems of representation of the military dictatorship era (1964-1985), with censorship, conservative modernization of the authoritarian regime, and the national-developmentist ideal impregnated in the filmmakers' perspective at the time of the first years in Brasília, influenced the production of films and the vision of these artists about the new capital. There is a theoretical debate among the main authors that will provide the basis and support for the arguments used in the dissertation, such as Michel de Certeau, Michel Foucault, and Stuart Hall. Based on this, it will be possible to understand the concept of systems of representation and how they are present in the narratives of the films about Brasília of that time ("Samba em Brasília," "Vestibular 70," and "Brasília Ano 10") and in the documents produced by the censors. Understanding how the dynamics between censors and censored artists and their artistic productions worked will be the guiding thread of the work since it will discuss the possible representations of what an ideal production about the new capital would be and what was considered a risky, "subversive" production, and how this is directly connected to a majority discourse about Brasília. The construction of these discourses about the capital will also be analyzed as a way of understanding why they arise and are important both for the Brazilian state and for the artistic producers of that time.Instituto de Ciências Humanas (ICH)Departamento de História (ICH HIS)Programa de Pós-Graduação em HistóriaTorres, Mateus GambaPassos, Amanda de Oliveira2024-01-30T21:22:10Z2024-01-30T21:22:10Z2024-01-302023-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPASSOS, Amanda de Oliveira. Brasília, cinema e censura: as diferentes representações da nova capital (1960-1981). 2023. 116 f. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47601A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-30T21:22:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/47601Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-30T21:22:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Brasília, cinema e censura : as diferentes representações da nova capital (1960-1981)
title Brasília, cinema e censura : as diferentes representações da nova capital (1960-1981)
spellingShingle Brasília, cinema e censura : as diferentes representações da nova capital (1960-1981)
Passos, Amanda de Oliveira
Cinema e história
Cinema e política
Brasília (DF) - história
Representações identitárias
title_short Brasília, cinema e censura : as diferentes representações da nova capital (1960-1981)
title_full Brasília, cinema e censura : as diferentes representações da nova capital (1960-1981)
title_fullStr Brasília, cinema e censura : as diferentes representações da nova capital (1960-1981)
title_full_unstemmed Brasília, cinema e censura : as diferentes representações da nova capital (1960-1981)
title_sort Brasília, cinema e censura : as diferentes representações da nova capital (1960-1981)
author Passos, Amanda de Oliveira
author_facet Passos, Amanda de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Torres, Mateus Gamba
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Amanda de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema e história
Cinema e política
Brasília (DF) - história
Representações identitárias
topic Cinema e história
Cinema e política
Brasília (DF) - história
Representações identitárias
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-22
2024-01-30T21:22:10Z
2024-01-30T21:22:10Z
2024-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PASSOS, Amanda de Oliveira. Brasília, cinema e censura: as diferentes representações da nova capital (1960-1981). 2023. 116 f. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47601
identifier_str_mv PASSOS, Amanda de Oliveira. Brasília, cinema e censura: as diferentes representações da nova capital (1960-1981). 2023. 116 f. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508359621017600