Existe o efeito liquidez no mercado acionário brasileiro?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14565 |
Resumo: | Este artigo teve por objetivo analisar se existe o efeito liquidez no mercado acionário brasileiro. Além de analisar o efeito liquidez, este artigo avaliou a capacidade do CAPM e do modelo de três fatores de Fama e French (1993) em explicá-lo. Para isso, foram analisadas as empresas com ações negociadas na Bovespa, no período de 1995 a 2008. De acordo com os resultados obtidos, pode-se concluir que existe um prêmio de liquidez no mercado brasileiro, independentemente da proxy utilizada. O prêmio mensal variou de 0,83% a 2,19%, não ajustado ao risco, e de 1,77% a 2,78%, ajustado ao risco conforme CAPM, e de 1,24% a 3,04%, ajustado ao risco conforme modelo de três fatores, respectivamente. Observou-se, ainda, que o prêmio de liquidez não foi restrito ao mês de janeiro e não houve grandes alterações, ao serem utilizados períodos distintos na análise. Diante dessas evidências, a hipótese do presente artigo, de que existe um prêmio de liquidez no mercado brasileiro, não pode ser rejeitada. Ademais, constatou-se que tanto CAPM quanto o modelo de três fatores falham na explicação do efeito liquidez. Os resultados obtidos neste trabalho podem fomentar o estabelecimento de políticas corporativas que suavizem os custos de liquidez, isto é, que melhorem a liquidez dos títulos negociados, reduzindo, por consequência, o custo de capital. Dessa forma, uma empresa pode aumentar seu valor de mercado, melhorando a liquidez dos seus títulos e ações, uma vez que quanto menor o custo de capital, maior o valor da empresa. |
id |
UNB_9026b54298a626a6b3a61f62fcf97964 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/14565 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Existe o efeito liquidez no mercado acionário brasileiro?Mercado de açõesLiquidez (Finanças)Ativos (Contabilidade)Mercado financeiroEste artigo teve por objetivo analisar se existe o efeito liquidez no mercado acionário brasileiro. Além de analisar o efeito liquidez, este artigo avaliou a capacidade do CAPM e do modelo de três fatores de Fama e French (1993) em explicá-lo. Para isso, foram analisadas as empresas com ações negociadas na Bovespa, no período de 1995 a 2008. De acordo com os resultados obtidos, pode-se concluir que existe um prêmio de liquidez no mercado brasileiro, independentemente da proxy utilizada. O prêmio mensal variou de 0,83% a 2,19%, não ajustado ao risco, e de 1,77% a 2,78%, ajustado ao risco conforme CAPM, e de 1,24% a 3,04%, ajustado ao risco conforme modelo de três fatores, respectivamente. Observou-se, ainda, que o prêmio de liquidez não foi restrito ao mês de janeiro e não houve grandes alterações, ao serem utilizados períodos distintos na análise. Diante dessas evidências, a hipótese do presente artigo, de que existe um prêmio de liquidez no mercado brasileiro, não pode ser rejeitada. Ademais, constatou-se que tanto CAPM quanto o modelo de três fatores falham na explicação do efeito liquidez. Os resultados obtidos neste trabalho podem fomentar o estabelecimento de políticas corporativas que suavizem os custos de liquidez, isto é, que melhorem a liquidez dos títulos negociados, reduzindo, por consequência, o custo de capital. Dessa forma, uma empresa pode aumentar seu valor de mercado, melhorando a liquidez dos seus títulos e ações, uma vez que quanto menor o custo de capital, maior o valor da empresa.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)Fundação instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças2013-11-11T18:58:19Z2013-11-11T18:58:19Z2012-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMACHADO, Márcio André Veras; MEDEIROS, Otávio Ribeiro de. Existe o efeito liquidez no mercado acionário brasileiro? Brazilian business review, Vitória, v.9, n.4, p.30-42, out./dez. 2012. Disponível em: <http://www.bbronline.com.br/artigos.asp?sessao=ready&cod_artigo=700>. Acesso em: 11 nov. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14565Brazilian Business Review - Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.bbronline.com.br/artigos.asp?sessao=ready&cod_artigo=700. Acesso em: 8 nov. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Márcio André VerasMedeiros, Otávio Ribeiro deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T17:45:38Zoai:repositorio.unb.br:10482/14565Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T17:45:38Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Existe o efeito liquidez no mercado acionário brasileiro? |
title |
Existe o efeito liquidez no mercado acionário brasileiro? |
spellingShingle |
Existe o efeito liquidez no mercado acionário brasileiro? Machado, Márcio André Veras Mercado de ações Liquidez (Finanças) Ativos (Contabilidade) Mercado financeiro |
title_short |
Existe o efeito liquidez no mercado acionário brasileiro? |
title_full |
Existe o efeito liquidez no mercado acionário brasileiro? |
title_fullStr |
Existe o efeito liquidez no mercado acionário brasileiro? |
title_full_unstemmed |
Existe o efeito liquidez no mercado acionário brasileiro? |
title_sort |
Existe o efeito liquidez no mercado acionário brasileiro? |
author |
Machado, Márcio André Veras |
author_facet |
Machado, Márcio André Veras Medeiros, Otávio Ribeiro de |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros, Otávio Ribeiro de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Márcio André Veras Medeiros, Otávio Ribeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mercado de ações Liquidez (Finanças) Ativos (Contabilidade) Mercado financeiro |
topic |
Mercado de ações Liquidez (Finanças) Ativos (Contabilidade) Mercado financeiro |
description |
Este artigo teve por objetivo analisar se existe o efeito liquidez no mercado acionário brasileiro. Além de analisar o efeito liquidez, este artigo avaliou a capacidade do CAPM e do modelo de três fatores de Fama e French (1993) em explicá-lo. Para isso, foram analisadas as empresas com ações negociadas na Bovespa, no período de 1995 a 2008. De acordo com os resultados obtidos, pode-se concluir que existe um prêmio de liquidez no mercado brasileiro, independentemente da proxy utilizada. O prêmio mensal variou de 0,83% a 2,19%, não ajustado ao risco, e de 1,77% a 2,78%, ajustado ao risco conforme CAPM, e de 1,24% a 3,04%, ajustado ao risco conforme modelo de três fatores, respectivamente. Observou-se, ainda, que o prêmio de liquidez não foi restrito ao mês de janeiro e não houve grandes alterações, ao serem utilizados períodos distintos na análise. Diante dessas evidências, a hipótese do presente artigo, de que existe um prêmio de liquidez no mercado brasileiro, não pode ser rejeitada. Ademais, constatou-se que tanto CAPM quanto o modelo de três fatores falham na explicação do efeito liquidez. Os resultados obtidos neste trabalho podem fomentar o estabelecimento de políticas corporativas que suavizem os custos de liquidez, isto é, que melhorem a liquidez dos títulos negociados, reduzindo, por consequência, o custo de capital. Dessa forma, uma empresa pode aumentar seu valor de mercado, melhorando a liquidez dos seus títulos e ações, uma vez que quanto menor o custo de capital, maior o valor da empresa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10 2013-11-11T18:58:19Z 2013-11-11T18:58:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MACHADO, Márcio André Veras; MEDEIROS, Otávio Ribeiro de. Existe o efeito liquidez no mercado acionário brasileiro? Brazilian business review, Vitória, v.9, n.4, p.30-42, out./dez. 2012. Disponível em: <http://www.bbronline.com.br/artigos.asp?sessao=ready&cod_artigo=700>. Acesso em: 11 nov. 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/14565 |
identifier_str_mv |
MACHADO, Márcio André Veras; MEDEIROS, Otávio Ribeiro de. Existe o efeito liquidez no mercado acionário brasileiro? Brazilian business review, Vitória, v.9, n.4, p.30-42, out./dez. 2012. Disponível em: <http://www.bbronline.com.br/artigos.asp?sessao=ready&cod_artigo=700>. Acesso em: 11 nov. 2013. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/14565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508287046975488 |