Ensino de História em disputa : deslocamentos, inflexões e acomodações no processo de produção da BNCC de História para os anos finais do Ensino Fundamental (2015-2017)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Artur Nogueira Santos e
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47574
Resumo: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023.
id UNB_911313ca26f4179a81e57a368fe1a860
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/47574
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ensino de História em disputa : deslocamentos, inflexões e acomodações no processo de produção da BNCC de História para os anos finais do Ensino Fundamental (2015-2017)História - estudo e ensinoBase Nacional Comum Curricular (BNCC)Currículo educacionalEnsino fundamental - BrasilTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023.Esta tese apresenta uma análise do processo de produção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de História para os anos finais do Ensino Fundamental, a partir de um conjunto de fontes composto por três versões oficiais desse documento, publicadas entre os anos de 2015 e 2017, e pelas práticas discursivas de diversos sujeitos, entidades, instituições, movimentos e organizações brasileiras em torno de cada uma das versões. Na abordagem discursiva dessas fontes, atenta aos sentidos, concepções, embates, valores, interesses, demandas sociais e posicionamentos políticos, pedagógicos e epistêmicos que atravessaram os discursos sobre “o que”, “para que” e “como” ensinar história nas escolas brasileiras, buscou-se compreender e historicizar as relações de poder-saber que presidiram esse processo, bem como as condições de produção e os modos de funcionamento dos discursos que lhe fundamentaram. Na dinâmica de conformação da BNCC, observou-se a acomodação, ainda que com algumas fissuras, de um modelo de ensino de História bastante consolidado e amparado em discursos pedagógicos de teor neoliberal e tecnicista, mas também em pressupostos e discursos historiográficos eurocêntricos que mantêm uma tradição de seleção e organização quadripartite e cronológica/linear de acontecimentos históricos que tendem a fixar, de maneira limitada e pouco inclusiva, os sujeitos e espaços de relevância nas histórias a serem ensinadas nas escolas brasileiras.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES),This thesis presents an analysis of the production process of the Brazilian National Common Core Curriculum (BNCC) of History for the Final Years of Elementary School, based on a set of sources comprising three official versions of this document, published between the years 2015 and 2017, and the discursive practices of various Brazilian subjects, entities, institutions, movements and organizations around each of the versions. In the discursive approach of these sources, the focus is on the meanings, conceptions, conflicts, values, interests, social demands, and political, pedagogical, and epistemic positions that permeated the discourses regarding "what", "for what", and "how" to teach History in Brazilian schools, it was sought to understand and historicize the power-knowledge relations that presided over this process, and also the conditions of production and the modes of operation of the discourses that underpinned it. In the dynamic of configuration of the BNCC, it was observed the accommodation, albeit with some fissures, of a model of History teaching quite consolidated and supported by neoliberal and technicist pedagogical discourses, as well as by Eurocentric assumptions and historiographical discourses that maintain a tradition of quadripartite and chronological/linear selection and organization of historical events that tend to establish, in a limited and not very inclusive way, the subjects and spaces of relevance in the histories to be taught in Brazilian schools.Instituto de Ciências Humanas (ICH)Departamento de História (ICH HIS)Programa de Pós-Graduação em HistóriaOliveira, Susane Rodrigues deCosta, Artur Nogueira Santos e2024-01-29T21:10:08Z2024-01-29T21:10:08Z2024-01-292023-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCOSTA, Artur Nogueira Santos e. Ensino de História em disputa: deslocamentos, inflexões e acomodações no processo de produção da BNCC de História para os anos finais do Ensino Fundamental (2015-2017). 2023. 261 f. Tese (Doutorado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47574A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-29T21:10:08Zoai:repositorio.unb.br:10482/47574Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-29T21:10:08Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de História em disputa : deslocamentos, inflexões e acomodações no processo de produção da BNCC de História para os anos finais do Ensino Fundamental (2015-2017)
title Ensino de História em disputa : deslocamentos, inflexões e acomodações no processo de produção da BNCC de História para os anos finais do Ensino Fundamental (2015-2017)
spellingShingle Ensino de História em disputa : deslocamentos, inflexões e acomodações no processo de produção da BNCC de História para os anos finais do Ensino Fundamental (2015-2017)
Costa, Artur Nogueira Santos e
História - estudo e ensino
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Currículo educacional
Ensino fundamental - Brasil
title_short Ensino de História em disputa : deslocamentos, inflexões e acomodações no processo de produção da BNCC de História para os anos finais do Ensino Fundamental (2015-2017)
title_full Ensino de História em disputa : deslocamentos, inflexões e acomodações no processo de produção da BNCC de História para os anos finais do Ensino Fundamental (2015-2017)
title_fullStr Ensino de História em disputa : deslocamentos, inflexões e acomodações no processo de produção da BNCC de História para os anos finais do Ensino Fundamental (2015-2017)
title_full_unstemmed Ensino de História em disputa : deslocamentos, inflexões e acomodações no processo de produção da BNCC de História para os anos finais do Ensino Fundamental (2015-2017)
title_sort Ensino de História em disputa : deslocamentos, inflexões e acomodações no processo de produção da BNCC de História para os anos finais do Ensino Fundamental (2015-2017)
author Costa, Artur Nogueira Santos e
author_facet Costa, Artur Nogueira Santos e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Susane Rodrigues de
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Artur Nogueira Santos e
dc.subject.por.fl_str_mv História - estudo e ensino
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Currículo educacional
Ensino fundamental - Brasil
topic História - estudo e ensino
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Currículo educacional
Ensino fundamental - Brasil
description Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-06
2024-01-29T21:10:08Z
2024-01-29T21:10:08Z
2024-01-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Artur Nogueira Santos e. Ensino de História em disputa: deslocamentos, inflexões e acomodações no processo de produção da BNCC de História para os anos finais do Ensino Fundamental (2015-2017). 2023. 261 f. Tese (Doutorado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47574
identifier_str_mv COSTA, Artur Nogueira Santos e. Ensino de História em disputa: deslocamentos, inflexões e acomodações no processo de produção da BNCC de História para os anos finais do Ensino Fundamental (2015-2017). 2023. 261 f. Tese (Doutorado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580738536374272