Uma abordagem dinâmica e atual para o ensino das cônicas na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Ana Carolina Rabello
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20527
http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.20527
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, 2015.
id UNB_915ad869e9f9ea6f6d85aafd33fcef69
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/20527
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Uma abordagem dinâmica e atual para o ensino das cônicas na educação básicaForma algébricaMatemáticaCônicasDesenvolvimento tecnológicoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, 2015.Apesar da grande importância histórica e do seu relevante papel no desenvolvimento tecnológico, o estudo das cônicas, no Brasil, não acontece para a maioria dos alunos. Em geral, este conteúdo, quando desenvolvido, é tratado de forma superficial e mecânica. Em um panorama de esquecimento, temos por um lado os livros didáticos que tratam este conteúdo de forma meramente algébrica e, por outro lado, esbarramos em docentes que, muitas vezes, desconhecem um maior aprofundamento, domínio e aplicações do assunto. Ou seja, há uma série de dificuldades para transmitir aos alunos a relevância histórica e a importância destes conceitos em aplicações reais. Sendo assim, esta dissertação tem como finalidade promover uma quebra de paradigma neste processo ensino-aprendizagem, propondo uma reflexão sobre o estudo das cônicas, mostrando a sua relação com os diversos campos da Matemática, trazendo as aplicações reais como consequência de suas propriedades e, ao final, sugerindo uma oficina que abordará o encanto deste conteúdo de forma lúdica e construtivista, estimulando os estudantes a agirem reflexivamente e construindo os seus próprios conceitos significativos.Despite the great historical importance and its role in technological development, the study of Conics in Brazil does not happen to most students. In general, this content, when developed, has been treated superficially and mechanically. In a forgetful context, we have on one hand the textbooks that treat this content in a merely algebraic form and, on the other hand, we run into teachers who are often unaware of further deepening, domain and subject applications. That is, there is a number of difficulties to convey to students the historical relevance and the importance of these concepts in real applications. Thus, this work aims to promote a paradigm shift in the teaching-learning process, proposing a reflection on the study of Conics, showing its relationship with the various fields of mathematics, bringing real applications as a result of its properties, and at the end, suggesting a workshop that will address the charm of this content in a fun and constructive way, encouraging students to act reflexively and build their own meaningful concepts.Instituto de Ciências Exatas (IE)Departamento de Matemática (IE MAT)Programa de Pós-Graduação em MatemáticaSeimetz, RuiNascimento, Ana Carolina Rabello2016-05-26T18:49:12Z2016-05-26T18:49:12Z2016-05-262015-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Ana Carolina Rabello. Uma abordagem dinâmica e atual para o ensino das cônicas na educação básica. 2015. xvi, 167 f., il. Dissertação (Mestrado em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/20527http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.20527A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-01T16:27:42Zoai:repositorio.unb.br:10482/20527Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-01T16:27:42Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem dinâmica e atual para o ensino das cônicas na educação básica
title Uma abordagem dinâmica e atual para o ensino das cônicas na educação básica
spellingShingle Uma abordagem dinâmica e atual para o ensino das cônicas na educação básica
Nascimento, Ana Carolina Rabello
Forma algébrica
Matemática
Cônicas
Desenvolvimento tecnológico
title_short Uma abordagem dinâmica e atual para o ensino das cônicas na educação básica
title_full Uma abordagem dinâmica e atual para o ensino das cônicas na educação básica
title_fullStr Uma abordagem dinâmica e atual para o ensino das cônicas na educação básica
title_full_unstemmed Uma abordagem dinâmica e atual para o ensino das cônicas na educação básica
title_sort Uma abordagem dinâmica e atual para o ensino das cônicas na educação básica
author Nascimento, Ana Carolina Rabello
author_facet Nascimento, Ana Carolina Rabello
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seimetz, Rui
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Ana Carolina Rabello
dc.subject.por.fl_str_mv Forma algébrica
Matemática
Cônicas
Desenvolvimento tecnológico
topic Forma algébrica
Matemática
Cônicas
Desenvolvimento tecnológico
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-08
2016-05-26T18:49:12Z
2016-05-26T18:49:12Z
2016-05-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Ana Carolina Rabello. Uma abordagem dinâmica e atual para o ensino das cônicas na educação básica. 2015. xvi, 167 f., il. Dissertação (Mestrado em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/20527
http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.20527
identifier_str_mv NASCIMENTO, Ana Carolina Rabello. Uma abordagem dinâmica e atual para o ensino das cônicas na educação básica. 2015. xvi, 167 f., il. Dissertação (Mestrado em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/20527
http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.20527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580725411348480