O corpo que escreve : considerações conceituais sobre aquisição da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marina Teixeira Mendes de Souza
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva, Daniele Nunes Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28509
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000100007
Resumo: O presente artigo apoia-se na abordagem histórico-cultural para discutir o papel do corpo no processo de aquisição da língua escrita. Para tanto, parte das contribuições de Lev Seminovich Vigotski sobre a centralidade dos processos de simbolização correntes na idade pré-escolar (o desenho, o faz-de-conta, etc.), tidas como fundamentais para o desenvolvimento da escrita. Essa reflexão geral desdobra-se na direção de uma necessidade de revisão do debate educacional, em função de uma tendência tradicional e mecanicista no tratamento pedagógico da questão. Sem dúvida, o foco nas práticas de letramento traz novas possibilidades de compreensão sobre o processo de apropriação da escrita ao longo da educação infantil; no entanto, a discussão conceitual precisa avançar para garantir maior visibilidade à exploração dos diversos processos de simbolização infantil (sistematizados ou não sistematizados) e sua relação com a escrita, especialmente a participação do corpo (aqui) entendido em seu estatuto semiótico.
id UNB_91872dd1e387c14eca3d3111cd31b30b
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/28509
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Costa, Marina Teixeira Mendes de SouzaSilva, Daniele Nunes Henrique2017-12-07T05:00:31Z2017-12-07T05:00:31Z2012COSTA, Marina Teixeira Mendes de Souza; SILVA, Daniele Nunes Henrique. O corpo que escreve: considerações conceituais sobre aquisição da escrita. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 17, n. 1, p. 55-62, jan./mar. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722012000100007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000100007. Acesso em: 28 set. 2020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28509https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000100007O presente artigo apoia-se na abordagem histórico-cultural para discutir o papel do corpo no processo de aquisição da língua escrita. Para tanto, parte das contribuições de Lev Seminovich Vigotski sobre a centralidade dos processos de simbolização correntes na idade pré-escolar (o desenho, o faz-de-conta, etc.), tidas como fundamentais para o desenvolvimento da escrita. Essa reflexão geral desdobra-se na direção de uma necessidade de revisão do debate educacional, em função de uma tendência tradicional e mecanicista no tratamento pedagógico da questão. Sem dúvida, o foco nas práticas de letramento traz novas possibilidades de compreensão sobre o processo de apropriação da escrita ao longo da educação infantil; no entanto, a discussão conceitual precisa avançar para garantir maior visibilidade à exploração dos diversos processos de simbolização infantil (sistematizados ou não sistematizados) e sua relação com a escrita, especialmente a participação do corpo (aqui) entendido em seu estatuto semiótico.This article supports itself on the cultural-historical approach to discuss the body's role in the written language acquisition process. In order to accomplish this, some part of Lev Seminovich Vigotski's current contributions in preschool age (drawing, make believe, etc.) as being fundamental for the written development. This general reflection makes a big effort towards a necessity in reviewing the educational debate, regarding the traditional and mechanist tendency in the pedagogical treatment of this matter. Undoubtedly, the focus on the literacy practices brings about new possibilities of comprehension about the writing appropriation process along childhood education. However, the conceptual discussion needs to advance towards guaranteeing a greater visibility to the exploration of the diverse infantile symbolization processes (whether systemized or not) and their relationship with writing, especially, the body's participation (herein) understood in its semiotic statute.Este artículo se basea en el enfoque histórico-cultural para discutir el papel del cuerpo en la adquisición del lenguaje escrito. Con este fin, parte de las contribuciones de Lev Vigotski Seminovich en la centralidad de los procesos de simbolización en la edad pre-escolar fundamental para el desarrollo de la escritura. Esta reflexión se desarrolla generalmente en el sentido de la necesidad de revisar el debate educativo, de acuerdo con la tendencia tradicional para tratar la cuestión pedagógica y mecanicista. Sin dudas, el enfoque en las prácticas de alfabetización ofrece nuevas posibilidades para la comprensión del proceso de apropiación de la escritura, sobre la educación infantil. Así, la discusión conceptual tiene que avanzar hacia una mayor visibilidad para asegurar el funcionamiento de los distintos procesos de simbolización del niño y su relación con la escritura, especialmente la participación del cuerpo comprendido en el estado de semiótica.Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de MaringáPsicologia em Estudo - (CC BY-NC) - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000100007. Acesso em: 28 set. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessO corpo que escreve : considerações conceituais sobre aquisição da escritaThe body that writes : conceptual regards about writing acquisitionEl cuerpo que escribe : consideraciones conceptuales sobre la adquisición de la escriturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCorpoLetramentoCriançasporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_CorpoEscreveConsideracoes.pdfARTIGO_CorpoEscreveConsideracoes.pdfapplication/pdf136377http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/28509/1/ARTIGO_CorpoEscreveConsideracoes.pdfaba23b20cbbbb811ff548978eb746bf0MD51open access10482/285092023-05-31 21:47:00.2open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/28509Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-01T00:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O corpo que escreve : considerações conceituais sobre aquisição da escrita
dc.title.alternative.none.fl_str_mv The body that writes : conceptual regards about writing acquisition
El cuerpo que escribe : consideraciones conceptuales sobre la adquisición de la escritura
title O corpo que escreve : considerações conceituais sobre aquisição da escrita
spellingShingle O corpo que escreve : considerações conceituais sobre aquisição da escrita
Costa, Marina Teixeira Mendes de Souza
Corpo
Letramento
Crianças
title_short O corpo que escreve : considerações conceituais sobre aquisição da escrita
title_full O corpo que escreve : considerações conceituais sobre aquisição da escrita
title_fullStr O corpo que escreve : considerações conceituais sobre aquisição da escrita
title_full_unstemmed O corpo que escreve : considerações conceituais sobre aquisição da escrita
title_sort O corpo que escreve : considerações conceituais sobre aquisição da escrita
author Costa, Marina Teixeira Mendes de Souza
author_facet Costa, Marina Teixeira Mendes de Souza
Silva, Daniele Nunes Henrique
author_role author
author2 Silva, Daniele Nunes Henrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Marina Teixeira Mendes de Souza
Silva, Daniele Nunes Henrique
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Corpo
Letramento
Crianças
topic Corpo
Letramento
Crianças
description O presente artigo apoia-se na abordagem histórico-cultural para discutir o papel do corpo no processo de aquisição da língua escrita. Para tanto, parte das contribuições de Lev Seminovich Vigotski sobre a centralidade dos processos de simbolização correntes na idade pré-escolar (o desenho, o faz-de-conta, etc.), tidas como fundamentais para o desenvolvimento da escrita. Essa reflexão geral desdobra-se na direção de uma necessidade de revisão do debate educacional, em função de uma tendência tradicional e mecanicista no tratamento pedagógico da questão. Sem dúvida, o foco nas práticas de letramento traz novas possibilidades de compreensão sobre o processo de apropriação da escrita ao longo da educação infantil; no entanto, a discussão conceitual precisa avançar para garantir maior visibilidade à exploração dos diversos processos de simbolização infantil (sistematizados ou não sistematizados) e sua relação com a escrita, especialmente a participação do corpo (aqui) entendido em seu estatuto semiótico.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T05:00:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T05:00:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Marina Teixeira Mendes de Souza; SILVA, Daniele Nunes Henrique. O corpo que escreve: considerações conceituais sobre aquisição da escrita. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 17, n. 1, p. 55-62, jan./mar. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722012000100007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000100007. Acesso em: 28 set. 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/28509
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000100007
identifier_str_mv COSTA, Marina Teixeira Mendes de Souza; SILVA, Daniele Nunes Henrique. O corpo que escreve: considerações conceituais sobre aquisição da escrita. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 17, n. 1, p. 55-62, jan./mar. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722012000100007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000100007. Acesso em: 28 set. 2020.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/28509
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/28509/1/ARTIGO_CorpoEscreveConsideracoes.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aba23b20cbbbb811ff548978eb746bf0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573607070171136