Alfabetização e autoria pela intervenção pedagógica em escola pública do Distrito Federal no contexto dos direitos humanos e cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Friebel, Silvane
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48907
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2024.
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O objetivo principal consistiu em averiguar se o Projeto Interventivo Vencendo as Barreiras da Alfabetização (PIVBA) proporcionou oportunidades de aprendizagens significativas. E os objetivos específicos incluíram analisar: o perfil dos estudantes partícipes do projeto; os facilitadores e barreiras na implementação do referido projeto; e analisar os dados relacionados à aprovação e reprovação dos estudantes do 3º ano, bem como o desenvolvimento da alfabetização e da aprendizagem autoral na amostra de pesquisa, que esteve envolvida no PIVBA. A fundamentação teórica deste estudo embasou-se em renomados autores como Pedro Demo, Paulo Freire, Benigna Maria de Freitas Villas Boas, entre outros de igual relevância. Além disso, considerou-se normativas brasileiras e documentos orientadores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A pesquisa revelou achados importantes relativos a geradores de necessidades de aprendizagem que transcendem o ambiente escolar: objetivos educacionais insatisfatórios e escassez de recursos educacionais; baixa autoestima, condições precárias de vida, falta de cuidado e ambiente familiar instável, sobrecarga de tarefas domésticas atribuídas ao gênero feminino, resultando em pouco tempo para os filhos. Diante das proposições, conclui-se que o PIVBA proporcionou alfabetização e autoria no contexto dos direitos humanos e cidadania, embora não tenha alcançado unanimidade na alfabetização autoral. E diante do fato do projeto alfabetizar todos os alunos atendidos, garantiu o direito humano à aprendizagem.This research investigated the Interventional Project as a pedagogical intervention strategy for the literacy and authorship of students in the third year of elementary school at Escola Classe 01 in Vila Estrutural - Federal District. The hypothesis raised indicated that such projects could equalize the right to learning in school environments with deficits, promoting a fairer and more egalitarian society. Using a qualitative approach based on depth hermeneutics, the content analysis was dialectical and interpretativedescriptive. The main objective was to ascertain whether the Interventional Project Overcoming Literacy Barriers (PIVBA) provided opportunities for meaningful learning; and the specific objectives included analyzing: the profile of the students participating in the project; the facilitators and barriers in the implementation of this project; and analyzing the data related to the approval and failure of 3rd grade students, as well as the development of literacy and authorial learning in the research sample, which was involved in PIVBA. The theoretical basis of this study was based on renowned authors such as Pedro Demo, Paulo Freire, Benigna Maria de Freitas Villas Boas, among others of equal relevance. In addition, Brazilian regulations and guiding documents from the Federal District's State Department of Education were considered. The research revealed important findings relating to generators of learning needs that transcend the school environment: unsatisfactory educational objectives and a shortage of educational resources; low self-esteem, precarious living conditions, lack of care and an unstable family environment, an overload of domestic tasks attributed to the female gender, resulting in little time for children. In view of these propositions, it can be concluded that PIVBA provided literacy and authorship in the context of human rights and citizenship, although it did not achieve unanimity in authorial literacy, given that the project ensured literacy for all the students it served, it guaranteed the human right to learning.Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e CidadaniaDemo, PedroFriebel, Silvane2024-07-16T16:58:03Z2024-07-16T16:58:03Z2024-07-162024-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFRIEBEL, Silvane. Alfabetização e autoria pela intervenção pedagógica em escola pública do Distrito Federal no contexto dos direitos humanos e cidadania. 2024. 180 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48907porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-07-16T16:58:04Zoai:repositorio.unb.br:10482/48907Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-07-16T16:58:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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