GÊNEROS TEXTUAIS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1403 |
Resumo: | Este trabalho é continuidade de pesquisa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, convênio firmado entre universidade comunitária e escola pública, para formação inicial de professores na educação básica. O objetivo do trabalho é investigar o processo de alfabetização, construção da língua escrita, tendo como suporte os gêneros textuais. A pesquisa em educação do tipo estudo de caso etnográfico (ANDRÉ, 2005), no período de 2015-2016, realizada pela observação participante de bolsistas PIBID, em sala do 4o ano do Ensino Fundamental I, em uma escola estadual, localizada no município de São José dos Campos, SP. A metodologia centrou-se inicialmente em pesquisa bibliográfica fundamentada em: Bezerra (2002), Marcuschi (2002), e Bakhtin (2003, p. 271), dentre outros, seguida de pesquisa de campo. Os resultados apontaram para as contribuições dos gêneros textuais na alfabetização ao longo do processo. |
id |
UNIVAP-1_2288fb8ada590b5171d6a18c10155172 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1403 |
network_acronym_str |
UNIVAP-1 |
network_name_str |
Revista UniVap (online) |
repository_id_str |
|
spelling |
GÊNEROS TEXTUAIS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICAPIBIDgêneros textuaisalfabetizaçãointervenção pedagógica.GÊNEROS TEXTUAISUMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICAEste trabalho é continuidade de pesquisa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, convênio firmado entre universidade comunitária e escola pública, para formação inicial de professores na educação básica. O objetivo do trabalho é investigar o processo de alfabetização, construção da língua escrita, tendo como suporte os gêneros textuais. A pesquisa em educação do tipo estudo de caso etnográfico (ANDRÉ, 2005), no período de 2015-2016, realizada pela observação participante de bolsistas PIBID, em sala do 4o ano do Ensino Fundamental I, em uma escola estadual, localizada no município de São José dos Campos, SP. A metodologia centrou-se inicialmente em pesquisa bibliográfica fundamentada em: Bezerra (2002), Marcuschi (2002), e Bakhtin (2003, p. 271), dentre outros, seguida de pesquisa de campo. Os resultados apontaram para as contribuições dos gêneros textuais na alfabetização ao longo do processo.IBICT2017-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionqualitativo; estudo de casoapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/140310.18066/revistaunivap.v22i40.1403Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 683Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 6832237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1403/1100Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Cibele AvellarMoreira, Bárbara Guardiano de Castrodos Santos, Michelle PriscilaDias, Vera Lúcia CatotoOliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1403Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GÊNEROS TEXTUAIS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA |
title |
GÊNEROS TEXTUAIS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA |
spellingShingle |
GÊNEROS TEXTUAIS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA Souza, Cibele Avellar PIBID gêneros textuais alfabetização intervenção pedagógica. GÊNEROS TEXTUAIS UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA |
title_short |
GÊNEROS TEXTUAIS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA |
title_full |
GÊNEROS TEXTUAIS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA |
title_fullStr |
GÊNEROS TEXTUAIS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA |
title_full_unstemmed |
GÊNEROS TEXTUAIS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA |
title_sort |
GÊNEROS TEXTUAIS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA |
author |
Souza, Cibele Avellar |
author_facet |
Souza, Cibele Avellar Moreira, Bárbara Guardiano de Castro dos Santos, Michelle Priscila Dias, Vera Lúcia Catoto Oliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Bárbara Guardiano de Castro dos Santos, Michelle Priscila Dias, Vera Lúcia Catoto Oliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Cibele Avellar Moreira, Bárbara Guardiano de Castro dos Santos, Michelle Priscila Dias, Vera Lúcia Catoto Oliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PIBID gêneros textuais alfabetização intervenção pedagógica. GÊNEROS TEXTUAIS UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA |
topic |
PIBID gêneros textuais alfabetização intervenção pedagógica. GÊNEROS TEXTUAIS UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA |
description |
Este trabalho é continuidade de pesquisa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, convênio firmado entre universidade comunitária e escola pública, para formação inicial de professores na educação básica. O objetivo do trabalho é investigar o processo de alfabetização, construção da língua escrita, tendo como suporte os gêneros textuais. A pesquisa em educação do tipo estudo de caso etnográfico (ANDRÉ, 2005), no período de 2015-2016, realizada pela observação participante de bolsistas PIBID, em sala do 4o ano do Ensino Fundamental I, em uma escola estadual, localizada no município de São José dos Campos, SP. A metodologia centrou-se inicialmente em pesquisa bibliográfica fundamentada em: Bezerra (2002), Marcuschi (2002), e Bakhtin (2003, p. 271), dentre outros, seguida de pesquisa de campo. Os resultados apontaram para as contribuições dos gêneros textuais na alfabetização ao longo do processo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion qualitativo; estudo de caso |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1403 10.18066/revistaunivap.v22i40.1403 |
url |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1403 |
identifier_str_mv |
10.18066/revistaunivap.v22i40.1403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1403/1100 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Univap |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 683 Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 683 2237-1753 1517-3275 10.18066/revistaunivap.v22i40 reponame:Revista UniVap (online) instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap) instacron:UNIVAP |
instname_str |
Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
instacron_str |
UNIVAP |
institution |
UNIVAP |
reponame_str |
Revista UniVap (online) |
collection |
Revista UniVap (online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@univap.br |
_version_ |
1797042289424465920 |