GÊNEROS TEXTUAIS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Cibele Avellar
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Moreira, Bárbara Guardiano de Castro, dos Santos, Michelle Priscila, Dias, Vera Lúcia Catoto, Oliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1403
Resumo: Este trabalho é continuidade de pesquisa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, convênio firmado entre universidade comunitária e escola pública, para formação inicial de professores na educação básica. O objetivo do trabalho é investigar o processo de alfabetização, construção da língua escrita, tendo como suporte os gêneros textuais. A pesquisa em educação do tipo estudo de caso etnográfico (ANDRÉ, 2005), no período de 2015-2016,  realizada pela observação participante de bolsistas PIBID, em sala do 4o ano do Ensino Fundamental I, em uma escola estadual, localizada no município de São José dos Campos, SP. A metodologia centrou-se inicialmente em pesquisa bibliográfica fundamentada em: Bezerra (2002), Marcuschi (2002), e Bakhtin (2003, p. 271), dentre outros, seguida de pesquisa de campo. Os resultados apontaram para as contribuições dos gêneros textuais na alfabetização ao longo do processo.
id UNIVAP-1_2288fb8ada590b5171d6a18c10155172
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1403
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling GÊNEROS TEXTUAIS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICAPIBIDgêneros textuaisalfabetizaçãointervenção pedagógica.GÊNEROS TEXTUAISUMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICAEste trabalho é continuidade de pesquisa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, convênio firmado entre universidade comunitária e escola pública, para formação inicial de professores na educação básica. O objetivo do trabalho é investigar o processo de alfabetização, construção da língua escrita, tendo como suporte os gêneros textuais. A pesquisa em educação do tipo estudo de caso etnográfico (ANDRÉ, 2005), no período de 2015-2016,  realizada pela observação participante de bolsistas PIBID, em sala do 4o ano do Ensino Fundamental I, em uma escola estadual, localizada no município de São José dos Campos, SP. A metodologia centrou-se inicialmente em pesquisa bibliográfica fundamentada em: Bezerra (2002), Marcuschi (2002), e Bakhtin (2003, p. 271), dentre outros, seguida de pesquisa de campo. Os resultados apontaram para as contribuições dos gêneros textuais na alfabetização ao longo do processo.IBICT2017-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionqualitativo; estudo de casoapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/140310.18066/revistaunivap.v22i40.1403Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 683Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 6832237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1403/1100Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Cibele AvellarMoreira, Bárbara Guardiano de Castrodos Santos, Michelle PriscilaDias, Vera Lúcia CatotoOliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1403Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv GÊNEROS TEXTUAIS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
title GÊNEROS TEXTUAIS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
spellingShingle GÊNEROS TEXTUAIS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Souza, Cibele Avellar
PIBID
gêneros textuais
alfabetização
intervenção pedagógica.
GÊNEROS TEXTUAIS
UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
title_short GÊNEROS TEXTUAIS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
title_full GÊNEROS TEXTUAIS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
title_fullStr GÊNEROS TEXTUAIS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
title_full_unstemmed GÊNEROS TEXTUAIS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
title_sort GÊNEROS TEXTUAIS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
author Souza, Cibele Avellar
author_facet Souza, Cibele Avellar
Moreira, Bárbara Guardiano de Castro
dos Santos, Michelle Priscila
Dias, Vera Lúcia Catoto
Oliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón
author_role author
author2 Moreira, Bárbara Guardiano de Castro
dos Santos, Michelle Priscila
Dias, Vera Lúcia Catoto
Oliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Cibele Avellar
Moreira, Bárbara Guardiano de Castro
dos Santos, Michelle Priscila
Dias, Vera Lúcia Catoto
Oliveira, Anamaria da Silva Martin Gascón
dc.subject.por.fl_str_mv PIBID
gêneros textuais
alfabetização
intervenção pedagógica.
GÊNEROS TEXTUAIS
UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
topic PIBID
gêneros textuais
alfabetização
intervenção pedagógica.
GÊNEROS TEXTUAIS
UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
description Este trabalho é continuidade de pesquisa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, convênio firmado entre universidade comunitária e escola pública, para formação inicial de professores na educação básica. O objetivo do trabalho é investigar o processo de alfabetização, construção da língua escrita, tendo como suporte os gêneros textuais. A pesquisa em educação do tipo estudo de caso etnográfico (ANDRÉ, 2005), no período de 2015-2016,  realizada pela observação participante de bolsistas PIBID, em sala do 4o ano do Ensino Fundamental I, em uma escola estadual, localizada no município de São José dos Campos, SP. A metodologia centrou-se inicialmente em pesquisa bibliográfica fundamentada em: Bezerra (2002), Marcuschi (2002), e Bakhtin (2003, p. 271), dentre outros, seguida de pesquisa de campo. Os resultados apontaram para as contribuições dos gêneros textuais na alfabetização ao longo do processo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
qualitativo; estudo de caso
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1403
10.18066/revistaunivap.v22i40.1403
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1403
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v22i40.1403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1403/1100
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 683
Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 683
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v22i40
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042289424465920