Projeto interventivo no bloco inicial de alfabetização no Distrito Federal : “projeto envolvente e que traz resultados a curto prazo”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6318
Resumo: O texto apresenta resultados parciais de uma pesquisa que vem sendo realizada sobre a avaliação no Bloco Inicial de Alfabetização - BIA. Analisam-se as possibilidades de o Projeto Interventivo contribuir para a construção da avaliação formativa no BIA. Para isso analisaram-se 100 Projetos de diferentes escolas do Distrito Federal - DF - e coletaram-se percepções de professores, coordenadores pedagógicos e supervisores. Apresentam-se os momentos e as singularidades desse Projeto. Defende-se a tese de que desenvolvê-lo em consonância com a avaliação formativa pressupõe a individualização/diferenciação do ensino. Professores e coordenadores pedagógicos apontaram as contribuições que o Projeto tem trazido, como o maior acompanhamento do desempenho de cada aluno, e as dificuldades para desenvolvê-lo. As várias possibilidades oferecidas por esse projeto ainda não foram exploradas pelas escolas, como por exemplo: a superação da recuperação de estudos em seu formato tradicional e a organização da escola não-seriada. Constatou-se que uma das maiores necessidades do Projeto é ser “abraçado por todos os professores e principalmente ser entendido pela direção e coordenadores”. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_950480c9635e7f64636305e923d76270
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6318
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Projeto interventivo no bloco inicial de alfabetização no Distrito Federal : “projeto envolvente e que traz resultados a curto prazo”Interventionist project in the initial literacy block - BIA : “engaging project that brings results in short time”Projeto pedagógicoAvaliaçãoAlfabetizaçãoO texto apresenta resultados parciais de uma pesquisa que vem sendo realizada sobre a avaliação no Bloco Inicial de Alfabetização - BIA. Analisam-se as possibilidades de o Projeto Interventivo contribuir para a construção da avaliação formativa no BIA. Para isso analisaram-se 100 Projetos de diferentes escolas do Distrito Federal - DF - e coletaram-se percepções de professores, coordenadores pedagógicos e supervisores. Apresentam-se os momentos e as singularidades desse Projeto. Defende-se a tese de que desenvolvê-lo em consonância com a avaliação formativa pressupõe a individualização/diferenciação do ensino. Professores e coordenadores pedagógicos apontaram as contribuições que o Projeto tem trazido, como o maior acompanhamento do desempenho de cada aluno, e as dificuldades para desenvolvê-lo. As várias possibilidades oferecidas por esse projeto ainda não foram exploradas pelas escolas, como por exemplo: a superação da recuperação de estudos em seu formato tradicional e a organização da escola não-seriada. Constatou-se que uma das maiores necessidades do Projeto é ser “abraçado por todos os professores e principalmente ser entendido pela direção e coordenadores”. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis article presents partial findings of a research on assessment in the Initial Literacy Block - BIA. It analyzes the possibilities of the Interventionist Project to contribute to the formative assessment in BIA. One hundred projects from different schools in the Federal District were analyzed, as well as perceptions of teachers, coordinators and supervisors. The project stages and singularities are described and it is defended that developing the project according to the formative assessment requires individualization/differentiation of teaching. Teachers and school coordinators indicated some of the contributions the project has brought, for instance, the monitoring of student performance. They also mentioned the difficulties it has caused to them. Some of the project possibilities have not yet been explored by the schools, for instance: the elimination of the remedial studies in their traditional format, and the organization of the non-graded school. It was found that one of the major needs of the project is “to be embraced by all teachers and especially to be understood by the school principals and coordinators”.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)2010-12-23T12:30:00Z2010-12-23T12:30:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Projeto interventivo no bloco inicial de alfabetização no Distrito Federal: “projeto envolvente e que traz resultados a curto prazo”. Educação: teoria e prática, Rio Claro, v.20, n.35, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4084/3292>. Acesso em: 15 dez. 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6318Villas Boas, Benigna Maria de Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-21T02:21:02Zoai:repositorio.unb.br:10482/6318Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-21T02:21:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto interventivo no bloco inicial de alfabetização no Distrito Federal : “projeto envolvente e que traz resultados a curto prazo”
Interventionist project in the initial literacy block - BIA : “engaging project that brings results in short time”
title Projeto interventivo no bloco inicial de alfabetização no Distrito Federal : “projeto envolvente e que traz resultados a curto prazo”
spellingShingle Projeto interventivo no bloco inicial de alfabetização no Distrito Federal : “projeto envolvente e que traz resultados a curto prazo”
Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
Projeto pedagógico
Avaliação
Alfabetização
title_short Projeto interventivo no bloco inicial de alfabetização no Distrito Federal : “projeto envolvente e que traz resultados a curto prazo”
title_full Projeto interventivo no bloco inicial de alfabetização no Distrito Federal : “projeto envolvente e que traz resultados a curto prazo”
title_fullStr Projeto interventivo no bloco inicial de alfabetização no Distrito Federal : “projeto envolvente e que traz resultados a curto prazo”
title_full_unstemmed Projeto interventivo no bloco inicial de alfabetização no Distrito Federal : “projeto envolvente e que traz resultados a curto prazo”
title_sort Projeto interventivo no bloco inicial de alfabetização no Distrito Federal : “projeto envolvente e que traz resultados a curto prazo”
author Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
author_facet Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto pedagógico
Avaliação
Alfabetização
topic Projeto pedagógico
Avaliação
Alfabetização
description O texto apresenta resultados parciais de uma pesquisa que vem sendo realizada sobre a avaliação no Bloco Inicial de Alfabetização - BIA. Analisam-se as possibilidades de o Projeto Interventivo contribuir para a construção da avaliação formativa no BIA. Para isso analisaram-se 100 Projetos de diferentes escolas do Distrito Federal - DF - e coletaram-se percepções de professores, coordenadores pedagógicos e supervisores. Apresentam-se os momentos e as singularidades desse Projeto. Defende-se a tese de que desenvolvê-lo em consonância com a avaliação formativa pressupõe a individualização/diferenciação do ensino. Professores e coordenadores pedagógicos apontaram as contribuições que o Projeto tem trazido, como o maior acompanhamento do desempenho de cada aluno, e as dificuldades para desenvolvê-lo. As várias possibilidades oferecidas por esse projeto ainda não foram exploradas pelas escolas, como por exemplo: a superação da recuperação de estudos em seu formato tradicional e a organização da escola não-seriada. Constatou-se que uma das maiores necessidades do Projeto é ser “abraçado por todos os professores e principalmente ser entendido pela direção e coordenadores”. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-23T12:30:00Z
2010-12-23T12:30:00Z
2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Projeto interventivo no bloco inicial de alfabetização no Distrito Federal: “projeto envolvente e que traz resultados a curto prazo”. Educação: teoria e prática, Rio Claro, v.20, n.35, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4084/3292>. Acesso em: 15 dez. 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6318
identifier_str_mv VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Projeto interventivo no bloco inicial de alfabetização no Distrito Federal: “projeto envolvente e que traz resultados a curto prazo”. Educação: teoria e prática, Rio Claro, v.20, n.35, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4084/3292>. Acesso em: 15 dez. 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580798420549632