Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF)
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Comunicologia |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10385 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) no Distrito Federal (DF), no período de 2013-2016. É uma pesquisa bibliográfica e documental. Buscou-se documentos normativos e nos resultados da ANA, disponíveis no banco de dados do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (Inep) os dados para análise. Como aporte teórico, utilizou-se Mainardes (2009; 2007); Freitas (2003; 2007); Libâneo; Oliveira; Toschi (2012); Libâneo (2004); Souza (2003); Soares (2017); Pimenta (2012); dentre outros que discutem a organização escolar em ciclos e a problemática dos resultados na alfabetização. Conclui-se que a ANA tem subsidiado na formulação e implementação de políticas públicas educacionais voltadas à redução da taxa de reprovação nas séries iniciais do Bloco Inicial de Alfabetização e, que a problemática dos resultados em alfabetização das crianças persiste no país e, no DF. |
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Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF)Ciclos de Aprendizagem. Alfabetização. Avaliação Nacional da Alfabetização. Formação docente.O objetivo deste artigo é analisar os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) no Distrito Federal (DF), no período de 2013-2016. É uma pesquisa bibliográfica e documental. Buscou-se documentos normativos e nos resultados da ANA, disponíveis no banco de dados do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (Inep) os dados para análise. Como aporte teórico, utilizou-se Mainardes (2009; 2007); Freitas (2003; 2007); Libâneo; Oliveira; Toschi (2012); Libâneo (2004); Souza (2003); Soares (2017); Pimenta (2012); dentre outros que discutem a organização escolar em ciclos e a problemática dos resultados na alfabetização. Conclui-se que a ANA tem subsidiado na formulação e implementação de políticas públicas educacionais voltadas à redução da taxa de reprovação nas séries iniciais do Bloco Inicial de Alfabetização e, que a problemática dos resultados em alfabetização das crianças persiste no país e, no DF.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2019-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1038510.31501/comunicologia.v12i1.10385Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 12, N. 1, JAN./JUN., 2019; 148-1671981-213210.31501/comunicologia.v12i1reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10385/6266Copyright (c) 2019 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Thamara Maria deChagas, Alisson MouraDias, Robson2022-03-03T18:49:35Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10385Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2022-03-03T18:49:35Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
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