Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Thamara Maria de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Chagas, Alisson Moura, Dias, Robson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicologia
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10385
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) no Distrito Federal (DF), no período de 2013-2016. É uma pesquisa bibliográfica e documental. Buscou-se documentos normativos e nos resultados da ANA, disponíveis no banco de dados do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (Inep) os dados para análise. Como aporte teórico, utilizou-se Mainardes (2009; 2007); Freitas (2003; 2007); Libâneo; Oliveira; Toschi (2012); Libâneo (2004); Souza (2003); Soares (2017); Pimenta (2012); dentre outros que discutem a organização escolar em ciclos e a problemática dos resultados na alfabetização. Conclui-se que a ANA tem subsidiado na formulação e implementação de políticas públicas educacionais voltadas à redução da taxa de reprovação nas séries iniciais do Bloco Inicial de Alfabetização e, que a problemática dos resultados em alfabetização das crianças persiste no país e, no DF.
id UCB-4_66d1a4332a2a5f34ef3b9b528bcd1575
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10385
network_acronym_str UCB-4
network_name_str Comunicologia
repository_id_str
spelling Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF)Ciclos de Aprendizagem. Alfabetização. Avaliação Nacional da Alfabetização. Formação docente.O objetivo deste artigo é analisar os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) no Distrito Federal (DF), no período de 2013-2016. É uma pesquisa bibliográfica e documental. Buscou-se documentos normativos e nos resultados da ANA, disponíveis no banco de dados do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (Inep) os dados para análise. Como aporte teórico, utilizou-se Mainardes (2009; 2007); Freitas (2003; 2007); Libâneo; Oliveira; Toschi (2012); Libâneo (2004); Souza (2003); Soares (2017); Pimenta (2012); dentre outros que discutem a organização escolar em ciclos e a problemática dos resultados na alfabetização. Conclui-se que a ANA tem subsidiado na formulação e implementação de políticas públicas educacionais voltadas à redução da taxa de reprovação nas séries iniciais do Bloco Inicial de Alfabetização e, que a problemática dos resultados em alfabetização das crianças persiste no país e, no DF.Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2019-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1038510.31501/comunicologia.v12i1.10385Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 12, N. 1, JAN./JUN., 2019; 148-1671981-213210.31501/comunicologia.v12i1reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10385/6266Copyright (c) 2019 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Thamara Maria deChagas, Alisson MouraDias, Robson2022-03-03T18:49:35Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/10385Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2022-03-03T18:49:35Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF)
title Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF)
spellingShingle Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF)
Souza, Thamara Maria de
Ciclos de Aprendizagem. Alfabetização. Avaliação Nacional da Alfabetização. Formação docente.
title_short Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF)
title_full Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF)
title_fullStr Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF)
title_full_unstemmed Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF)
title_sort Bloco inicial de alfabetização (BIA): política pública educacional e seus resultados no Distrito Federal (DF)
author Souza, Thamara Maria de
author_facet Souza, Thamara Maria de
Chagas, Alisson Moura
Dias, Robson
author_role author
author2 Chagas, Alisson Moura
Dias, Robson
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Thamara Maria de
Chagas, Alisson Moura
Dias, Robson
dc.subject.por.fl_str_mv Ciclos de Aprendizagem. Alfabetização. Avaliação Nacional da Alfabetização. Formação docente.
topic Ciclos de Aprendizagem. Alfabetização. Avaliação Nacional da Alfabetização. Formação docente.
description O objetivo deste artigo é analisar os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) no Distrito Federal (DF), no período de 2013-2016. É uma pesquisa bibliográfica e documental. Buscou-se documentos normativos e nos resultados da ANA, disponíveis no banco de dados do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (Inep) os dados para análise. Como aporte teórico, utilizou-se Mainardes (2009; 2007); Freitas (2003; 2007); Libâneo; Oliveira; Toschi (2012); Libâneo (2004); Souza (2003); Soares (2017); Pimenta (2012); dentre outros que discutem a organização escolar em ciclos e a problemática dos resultados na alfabetização. Conclui-se que a ANA tem subsidiado na formulação e implementação de políticas públicas educacionais voltadas à redução da taxa de reprovação nas séries iniciais do Bloco Inicial de Alfabetização e, que a problemática dos resultados em alfabetização das crianças persiste no país e, no DF.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10385
10.31501/comunicologia.v12i1.10385
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10385
identifier_str_mv 10.31501/comunicologia.v12i1.10385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/10385/6266
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
dc.source.none.fl_str_mv Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 12, N. 1, JAN./JUN., 2019; 148-167
1981-2132
10.31501/comunicologia.v12i1
reponame:Comunicologia
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Comunicologia
collection Comunicologia
repository.name.fl_str_mv Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com
_version_ 1799304106046652416