A educação indígena no Brasil, na Austrália e no Canadá a partir das estatísticas : uma perspectiva comparativa
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23257 |
Resumo: | Este trabalho compara, através de estatísticas, a educação escolar indígena em três Estados nacionais, o Brasil, a Austrália e o Canadá que, apesar de ter histórias e culturas muito diferentes, podem ser classificados como “novas nações” de colonização européia (Cardoso de Oliveira, 1988: 150). Argumenta-se que as noções teóricas geridas nos respectivos estilos de antropologia desenvolvidos em contextos nacionais diversos contribuem para a compreensão do meio em que se implantam programas de educação escolar indígena. |
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A educação indígena no Brasil, na Austrália e no Canadá a partir das estatísticas : uma perspectiva comparativaIndigenous education in Brazil, Australia and Canada through statistics : a comparative perspectiveEducação indígena - Brasil - Austrália - CanadáPerspectivas antropológicasEstatísticaEste trabalho compara, através de estatísticas, a educação escolar indígena em três Estados nacionais, o Brasil, a Austrália e o Canadá que, apesar de ter histórias e culturas muito diferentes, podem ser classificados como “novas nações” de colonização européia (Cardoso de Oliveira, 1988: 150). Argumenta-se que as noções teóricas geridas nos respectivos estilos de antropologia desenvolvidos em contextos nacionais diversos contribuem para a compreensão do meio em que se implantam programas de educação escolar indígena.This article compares, through statistics, indigenous formal education in three national States, Brazil, Australia and Canada, which, despite having very different histories and cultures, can be classified as “new nations” of European colonization (Cardoso de Oliveira, 1988:150). It is argued that the theoretical notions which emerged in the respective styles of anthropology developed in different national contexts have contributed to an understanding of the milieu in which formal indigenous education programmes have been implanted.Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília2017-04-13T14:33:22Z2017-04-13T14:33:22Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBAINES, Stephen Grant. A educação indígena no Brasil, na Austrália e no Canadá a partir das estatísticas: uma perspectiva comparativa. Série Antropologia, Brasília, v. 411, p.1-24, 2007. Disponível em: <http://www.dan.unb.br/images/doc/Serie411empdf.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23257Série Antropologia é editada pelo Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, desde 1972. Visa a divulgação de textos de trabalho, artigos, ensaios e notas de pesquisas no campo da Antropologia Social. Divulgados na qualidade de textos de trabalho, a série incentiva e autoriza a sua republicação.info:eu-repo/semantics/openAccessBaines, Stephen Grantporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T23:55:28Zoai:repositorio.unb.br:10482/23257Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T23:55:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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