Compreensões de criatividade entre professores da educação básica no contexto da pandemia de covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Di Flora, Júlia Ireno
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Formiga Sobrinho, Asdrúbal Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/44739
https://doi.org/10.22408/reva702022815e-7016
Resumo: A pandemia de Covid-19 impôs diversas mudanças à organização do trabalho e à educação. A implementação do ensino remoto na educação básica transformou a rotina dos professores, que passaram a ter suas casas como ambiente de trabalho, caracterizando um contexto que ao mesmo tempo inibe e exige a criatividade, aqui compreendida como o movimento de trazer à tona algo novo e útil. O presente artigo tem como objetivo investigar, luz da abordagem sociocultural, as compreensões de professores da educação básica sobre o desenvolvimento e expressão de suas capacidades criativas no contexto do ensino remoto adotado durante a pandemia de Covid-19. Foram realizada entrevistas semiestruturadas com quatro educadoras, que também responderam a questionários sociodemográficos. Os dados foram submetidos a uma análise temática indutiva e o resultados indicaram a primazia do caráter colaborativo da criatividade e os benefícios gerados entre professores e crianças. Conclui-se que o novo e o apropriado, no contexto pesquisado, refere-se à construção conjunta de atividades que sejam atrativas e significativas para as crianças, de forma que promovam aprendizagem, desenvolvimento e expressão de criatividade a partir do seu protagonismo.
id UNB_957c329464b841dd5bbc7c7db3ab177a
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/44739
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Compreensões de criatividade entre professores da educação básica no contexto da pandemia de covid-19Comprensión de la creatividad entre los profesores de educación primaria en el contexto de la pandemia de covid-19Understandings of creativity among basic education teachers in the context of the covid-19 pandemicCriatividadeProfessores - prática de ensinoEnsino remotoA pandemia de Covid-19 impôs diversas mudanças à organização do trabalho e à educação. A implementação do ensino remoto na educação básica transformou a rotina dos professores, que passaram a ter suas casas como ambiente de trabalho, caracterizando um contexto que ao mesmo tempo inibe e exige a criatividade, aqui compreendida como o movimento de trazer à tona algo novo e útil. O presente artigo tem como objetivo investigar, luz da abordagem sociocultural, as compreensões de professores da educação básica sobre o desenvolvimento e expressão de suas capacidades criativas no contexto do ensino remoto adotado durante a pandemia de Covid-19. Foram realizada entrevistas semiestruturadas com quatro educadoras, que também responderam a questionários sociodemográficos. Os dados foram submetidos a uma análise temática indutiva e o resultados indicaram a primazia do caráter colaborativo da criatividade e os benefícios gerados entre professores e crianças. Conclui-se que o novo e o apropriado, no contexto pesquisado, refere-se à construção conjunta de atividades que sejam atrativas e significativas para as crianças, de forma que promovam aprendizagem, desenvolvimento e expressão de criatividade a partir do seu protagonismo.The Covid-19 pandemic has imposed several changes on work organization and education. The implementation of remote teaching in basic education has transformed the routine of teachers, who now have their homes as their work environment, characterizing a context that simultaneously inhibits and demands creativity, which is here understood as the movement of bringing out something new and useful. The present article aims to investigate, in the light of the sociocultural approach, the understandings of basic education teachers about the development and expression of their creative abilities in the context of the remote teaching adopted during the Covid-19 pandemic. Semi-structured interviews were conducted with four educators, who also answered sociodemographic questionnaires. The data were subjected to inductive thematic analysis and the results indicated the primacy of the collaborative nature of creativity and the benefits generated between teachers and children. It can be concluded that the new and the appropriate, in the researched context, refers to the joint construction of activities that are attractive and meaningful to children, in a way that promotes learning, development and expression of creativity from their protagonism.La pandemia de Covid-19 impuso varios cambios en la organización del trabajo y la educación. La implantación de la enseñanza remota en la educación básica transformó la rutina de los profesores, que pasaron a tener sus casas como ambiente de trabajo, caracterizando un contexto que simultáneamente inhibe y exige la creatividad, entendida aquí como el movimiento de sacar algo nuevo y útil. El presente artículo tiene como objetivo investigar, a la luz del enfoque sociocultural, las concepciones de los profesores de educación básica sobre el desarrollo y la expresión de sus capacidades creativas en el contexto de la enseñanza a distancia adoptada durante la pandemia de Covid-19. Se realizaron entrevistas semiestructuradas a cuatro educadores, que también respondieron a cuestionarios sociodemográficos. Los datos se sometieron a un análisis temático inductivo y los resultados indicaron la primacía del carácter colaborativo de la creatividad y los beneficios generados entre profesores y niños. Se concluye que lo nuevo y lo apropiado, en el contexto investigado, se refiere a la construcción conjunta de actividades que sean atractivas y significativas para los niños, de manera que promuevan el aprendizaje, el desarrollo y la expresión de la creatividad desde su protagonismo.Faculdade Sul Fluminensemailto:juliaidiflora@gmail.commailto:asdru_bal@uol.com.brDi Flora, Júlia IrenoFormiga Sobrinho, Asdrúbal Borges2022-09-08T23:17:51Z2022-09-08T23:17:51Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDI FLORA, Júlia Ireno; FORMIGA SOBRINHO, Asdrúbal Borges. Compreensões de criatividade entre professores da educação básica no contexto da pandemia de covid-19. Revista Valore, Volta Redonda, v. 7, e-7016, 2022. DOI 10.22408/reva702022815e-7016. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/815. Acesso em: 08 set. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/44739https://doi.org/10.22408/reva702022815e-7016Revista Valore - Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 08 set. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/44739Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensões de criatividade entre professores da educação básica no contexto da pandemia de covid-19
Comprensión de la creatividad entre los profesores de educación primaria en el contexto de la pandemia de covid-19
Understandings of creativity among basic education teachers in the context of the covid-19 pandemic
title Compreensões de criatividade entre professores da educação básica no contexto da pandemia de covid-19
spellingShingle Compreensões de criatividade entre professores da educação básica no contexto da pandemia de covid-19
Di Flora, Júlia Ireno
Criatividade
Professores - prática de ensino
Ensino remoto
title_short Compreensões de criatividade entre professores da educação básica no contexto da pandemia de covid-19
title_full Compreensões de criatividade entre professores da educação básica no contexto da pandemia de covid-19
title_fullStr Compreensões de criatividade entre professores da educação básica no contexto da pandemia de covid-19
title_full_unstemmed Compreensões de criatividade entre professores da educação básica no contexto da pandemia de covid-19
title_sort Compreensões de criatividade entre professores da educação básica no contexto da pandemia de covid-19
author Di Flora, Júlia Ireno
author_facet Di Flora, Júlia Ireno
Formiga Sobrinho, Asdrúbal Borges
author_role author
author2 Formiga Sobrinho, Asdrúbal Borges
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv mailto:juliaidiflora@gmail.com
mailto:asdru_bal@uol.com.br
dc.contributor.author.fl_str_mv Di Flora, Júlia Ireno
Formiga Sobrinho, Asdrúbal Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Professores - prática de ensino
Ensino remoto
topic Criatividade
Professores - prática de ensino
Ensino remoto
description A pandemia de Covid-19 impôs diversas mudanças à organização do trabalho e à educação. A implementação do ensino remoto na educação básica transformou a rotina dos professores, que passaram a ter suas casas como ambiente de trabalho, caracterizando um contexto que ao mesmo tempo inibe e exige a criatividade, aqui compreendida como o movimento de trazer à tona algo novo e útil. O presente artigo tem como objetivo investigar, luz da abordagem sociocultural, as compreensões de professores da educação básica sobre o desenvolvimento e expressão de suas capacidades criativas no contexto do ensino remoto adotado durante a pandemia de Covid-19. Foram realizada entrevistas semiestruturadas com quatro educadoras, que também responderam a questionários sociodemográficos. Os dados foram submetidos a uma análise temática indutiva e o resultados indicaram a primazia do caráter colaborativo da criatividade e os benefícios gerados entre professores e crianças. Conclui-se que o novo e o apropriado, no contexto pesquisado, refere-se à construção conjunta de atividades que sejam atrativas e significativas para as crianças, de forma que promovam aprendizagem, desenvolvimento e expressão de criatividade a partir do seu protagonismo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-08T23:17:51Z
2022-09-08T23:17:51Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DI FLORA, Júlia Ireno; FORMIGA SOBRINHO, Asdrúbal Borges. Compreensões de criatividade entre professores da educação básica no contexto da pandemia de covid-19. Revista Valore, Volta Redonda, v. 7, e-7016, 2022. DOI 10.22408/reva702022815e-7016. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/815. Acesso em: 08 set. 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/44739
https://doi.org/10.22408/reva702022815e-7016
identifier_str_mv DI FLORA, Júlia Ireno; FORMIGA SOBRINHO, Asdrúbal Borges. Compreensões de criatividade entre professores da educação básica no contexto da pandemia de covid-19. Revista Valore, Volta Redonda, v. 7, e-7016, 2022. DOI 10.22408/reva702022815e-7016. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/815. Acesso em: 08 set. 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/44739
https://doi.org/10.22408/reva702022815e-7016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Sul Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Sul Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508287732744192