COMPREENSÕES DE CRIATIVIDADE ENTRE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
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Data de Publicação: | 2022 |
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Título da fonte: | Revista Valore (Online) |
Texto Completo: | https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/815 |
Resumo: | A pandemia de Covid-19 impôs diversas mudanças à organização do trabalho e à educação. A implementação do ensino remoto na educação básica transformou a rotina dos professores, que passaram a ter suas casas como ambiente de trabalho, caracterizando um contexto que ao mesmo tempo inibe e exige a criatividade, aqui compreendida como o movimento de trazer à tona algo novo e útil. O presente artigo tem como objetivo investigar, luz da abordagem sociocultural, as compreensões de professores da educação básica sobre o desenvolvimento e expressão de suas capacidades criativas no contexto do ensino remoto adotado durante a pandemia de Covid-19. Foram realizada entrevistas semiestruturadas com quatro educadoras, que também responderam a questionários sociodemográficos. Os dados foram submetidos a uma análise temática indutiva e o resultados indicaram a primazia do caráter colaborativo da criatividade e os benefícios gerados entre professores e crianças. Conclui-se que o novo e o apropriado, no contexto pesquisado, refere-se à construção conjunta de atividades que sejam atrativas e significativas para as crianças, de forma que promovam aprendizagem, desenvolvimento e expressão de criatividade a partir do seu protagonismo. |
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COMPREENSÕES DE CRIATIVIDADE ENTRE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19A pandemia de Covid-19 impôs diversas mudanças à organização do trabalho e à educação. A implementação do ensino remoto na educação básica transformou a rotina dos professores, que passaram a ter suas casas como ambiente de trabalho, caracterizando um contexto que ao mesmo tempo inibe e exige a criatividade, aqui compreendida como o movimento de trazer à tona algo novo e útil. O presente artigo tem como objetivo investigar, luz da abordagem sociocultural, as compreensões de professores da educação básica sobre o desenvolvimento e expressão de suas capacidades criativas no contexto do ensino remoto adotado durante a pandemia de Covid-19. Foram realizada entrevistas semiestruturadas com quatro educadoras, que também responderam a questionários sociodemográficos. 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Conclui-se que o novo e o apropriado, no contexto pesquisado, refere-se à construção conjunta de atividades que sejam atrativas e significativas para as crianças, de forma que promovam aprendizagem, desenvolvimento e expressão de criatividade a partir do seu protagonismo.FaSFUniversidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e InovaçãoUniversidade de Brasília, Programa de Iniciação CientíficaUniversidade de Brasília, Instituto de PsicologiaConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Di Flora, Júlia IrenoFormiga Sobrinho, Asdrúbal Borges2022-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/81510.22408/reva702022815e-7016Revista Valore; v. 7 (2022): Revista Valore; e-70162526-043X2525-900810.22408/reva702022reponame:Revista Valore (Online)instname:Faculdade Sul Fluminense (FASF)instacron:FASFporhttps://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/815/951/*ref*/ABÍLIO, L. 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