O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22810 |
Resumo: | Estuda o uso de modelos de negócios no contexto da atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto, em que as diferenças disciplinares são consideradas, especificamente quanto às seguintes questões: velocidades de publicação exigidas, financiamentos e particularidades que envolvem a edição de um periódico científico. Objetiva identificar os componentes necessários para configurar modelos de negócios adequados à atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto, e relacioná-los com as especificidades das áreas do conhecimento. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de orientação essencialmente qualitativa. Como resultado, obtêm-se modelos de negócio para atividade de publicação de periódicos científicos de acesso aberto, constituídos de um grupo de componentes sugerido por Stähler, quais sejam: proposição de valor, produtos e/ou serviços, arquitetura de valor e fontes de recursos. Cada modelo representa as particularidades das áreas das Ciências Exatas e Naturais, das Ciências Sociais e Humanas, e das Artes e Humanidades, respectivamente. Conclui que a configuração dos modelos de negócios para periódicos das Ciências Exatas e Naturais diferencia-se fortemente em relação aos periódicos das demais áreas. Já quanto entre os modelos de negócios para periódicos das Ciências Sociais e Humanas, e das Artes e Humanidades, há significativas semelhanças entre eles. |
id |
UFMG-2_93f20d2785c7e34dccbba4a53552ca67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/22810 |
network_acronym_str |
UFMG-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso abertoModelos de negócios. Periódicos científicos eletrônicos. Acesso aberto à informação científica. Comunicação científica. Diferenças disciplinares.Estuda o uso de modelos de negócios no contexto da atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto, em que as diferenças disciplinares são consideradas, especificamente quanto às seguintes questões: velocidades de publicação exigidas, financiamentos e particularidades que envolvem a edição de um periódico científico. Objetiva identificar os componentes necessários para configurar modelos de negócios adequados à atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto, e relacioná-los com as especificidades das áreas do conhecimento. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de orientação essencialmente qualitativa. Como resultado, obtêm-se modelos de negócio para atividade de publicação de periódicos científicos de acesso aberto, constituídos de um grupo de componentes sugerido por Stähler, quais sejam: proposição de valor, produtos e/ou serviços, arquitetura de valor e fontes de recursos. Cada modelo representa as particularidades das áreas das Ciências Exatas e Naturais, das Ciências Sociais e Humanas, e das Artes e Humanidades, respectivamente. Conclui que a configuração dos modelos de negócios para periódicos das Ciências Exatas e Naturais diferencia-se fortemente em relação aos periódicos das demais áreas. Já quanto entre os modelos de negócios para periódicos das Ciências Sociais e Humanas, e das Artes e Humanidades, há significativas semelhanças entre eles.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2012-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22810Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 17 No. 4 (2012); 100-122Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 17 Núm. 4 (2012); 100-122Perspectivas em Ciência da Informação; v. 17 n. 4 (2012); 100-1221981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22810/18394Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGumieiro, Katiucia AraujoCosta, Sely Maria de Souza2020-06-26T14:56:52Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22810Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T14:56:52Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto |
title |
O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto |
spellingShingle |
O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto Gumieiro, Katiucia Araujo Modelos de negócios. Periódicos científicos eletrônicos. Acesso aberto à informação científica. Comunicação científica. Diferenças disciplinares. |
title_short |
O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto |
title_full |
O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto |
title_fullStr |
O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto |
title_full_unstemmed |
O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto |
title_sort |
O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto |
author |
Gumieiro, Katiucia Araujo |
author_facet |
Gumieiro, Katiucia Araujo Costa, Sely Maria de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Sely Maria de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gumieiro, Katiucia Araujo Costa, Sely Maria de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelos de negócios. Periódicos científicos eletrônicos. Acesso aberto à informação científica. Comunicação científica. Diferenças disciplinares. |
topic |
Modelos de negócios. Periódicos científicos eletrônicos. Acesso aberto à informação científica. Comunicação científica. Diferenças disciplinares. |
description |
Estuda o uso de modelos de negócios no contexto da atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto, em que as diferenças disciplinares são consideradas, especificamente quanto às seguintes questões: velocidades de publicação exigidas, financiamentos e particularidades que envolvem a edição de um periódico científico. Objetiva identificar os componentes necessários para configurar modelos de negócios adequados à atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto, e relacioná-los com as especificidades das áreas do conhecimento. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de orientação essencialmente qualitativa. Como resultado, obtêm-se modelos de negócio para atividade de publicação de periódicos científicos de acesso aberto, constituídos de um grupo de componentes sugerido por Stähler, quais sejam: proposição de valor, produtos e/ou serviços, arquitetura de valor e fontes de recursos. Cada modelo representa as particularidades das áreas das Ciências Exatas e Naturais, das Ciências Sociais e Humanas, e das Artes e Humanidades, respectivamente. Conclui que a configuração dos modelos de negócios para periódicos das Ciências Exatas e Naturais diferencia-se fortemente em relação aos periódicos das demais áreas. Já quanto entre os modelos de negócios para periódicos das Ciências Sociais e Humanas, e das Artes e Humanidades, há significativas semelhanças entre eles. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22810 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22810 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22810/18394 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 17 No. 4 (2012); 100-122 Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 17 Núm. 4 (2012); 100-122 Perspectivas em Ciência da Informação; v. 17 n. 4 (2012); 100-122 1981-5344 1413-9936 reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
collection |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1799711081282666496 |