O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gumieiro, Katiucia Araujo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Costa, Sely Maria de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22810
Resumo: Estuda o uso de modelos de negócios no contexto da atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto, em que as diferenças disciplinares são consideradas, especificamente quanto às seguintes questões: velocidades de publicação exigidas, financiamentos e particularidades que envolvem a edição de um periódico científico. Objetiva identificar os componentes necessários para configurar modelos de negócios adequados à atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto, e relacioná-los com as especificidades das áreas do conhecimento. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de orientação essencialmente qualitativa. Como resultado, obtêm-se modelos de negócio para atividade de publicação de periódicos científicos de acesso aberto, constituídos de um grupo de componentes sugerido por Stähler, quais sejam: proposição de valor, produtos e/ou serviços, arquitetura de valor e fontes de recursos. Cada modelo representa as particularidades das áreas das Ciências Exatas e Naturais, das Ciências Sociais e Humanas, e das Artes e Humanidades, respectivamente. Conclui que a configuração dos modelos de negócios para periódicos das Ciências Exatas e Naturais diferencia-se fortemente em relação aos periódicos das demais áreas. Já quanto entre os modelos de negócios para periódicos das Ciências Sociais e Humanas, e das Artes e Humanidades, há significativas semelhanças entre eles.
id UFMG-2_93f20d2785c7e34dccbba4a53552ca67
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/22810
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso abertoModelos de negócios. Periódicos científicos eletrônicos. Acesso aberto à informação científica. Comunicação científica. Diferenças disciplinares.Estuda o uso de modelos de negócios no contexto da atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto, em que as diferenças disciplinares são consideradas, especificamente quanto às seguintes questões: velocidades de publicação exigidas, financiamentos e particularidades que envolvem a edição de um periódico científico. Objetiva identificar os componentes necessários para configurar modelos de negócios adequados à atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto, e relacioná-los com as especificidades das áreas do conhecimento. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de orientação essencialmente qualitativa. Como resultado, obtêm-se modelos de negócio para atividade de publicação de periódicos científicos de acesso aberto, constituídos de um grupo de componentes sugerido por Stähler, quais sejam: proposição de valor, produtos e/ou serviços, arquitetura de valor e fontes de recursos. Cada modelo representa as particularidades das áreas das Ciências Exatas e Naturais, das Ciências Sociais e Humanas, e das Artes e Humanidades, respectivamente. Conclui que a configuração dos modelos de negócios para periódicos das Ciências Exatas e Naturais diferencia-se fortemente em relação aos periódicos das demais áreas. Já quanto entre os modelos de negócios para periódicos das Ciências Sociais e Humanas, e das Artes e Humanidades, há significativas semelhanças entre eles.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2012-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22810Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 17 No. 4 (2012); 100-122Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 17 Núm. 4 (2012); 100-122Perspectivas em Ciência da Informação; v. 17 n. 4 (2012); 100-1221981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22810/18394Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGumieiro, Katiucia AraujoCosta, Sely Maria de Souza2020-06-26T14:56:52Zoai:periodicos.ufmg.br:article/22810Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T14:56:52Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto
title O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto
spellingShingle O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto
Gumieiro, Katiucia Araujo
Modelos de negócios. Periódicos científicos eletrônicos. Acesso aberto à informação científica. Comunicação científica. Diferenças disciplinares.
title_short O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto
title_full O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto
title_fullStr O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto
title_full_unstemmed O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto
title_sort O uso de modelos de negócios por editoras de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto
author Gumieiro, Katiucia Araujo
author_facet Gumieiro, Katiucia Araujo
Costa, Sely Maria de Souza
author_role author
author2 Costa, Sely Maria de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gumieiro, Katiucia Araujo
Costa, Sely Maria de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Modelos de negócios. Periódicos científicos eletrônicos. Acesso aberto à informação científica. Comunicação científica. Diferenças disciplinares.
topic Modelos de negócios. Periódicos científicos eletrônicos. Acesso aberto à informação científica. Comunicação científica. Diferenças disciplinares.
description Estuda o uso de modelos de negócios no contexto da atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto, em que as diferenças disciplinares são consideradas, especificamente quanto às seguintes questões: velocidades de publicação exigidas, financiamentos e particularidades que envolvem a edição de um periódico científico. Objetiva identificar os componentes necessários para configurar modelos de negócios adequados à atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto, e relacioná-los com as especificidades das áreas do conhecimento. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de orientação essencialmente qualitativa. Como resultado, obtêm-se modelos de negócio para atividade de publicação de periódicos científicos de acesso aberto, constituídos de um grupo de componentes sugerido por Stähler, quais sejam: proposição de valor, produtos e/ou serviços, arquitetura de valor e fontes de recursos. Cada modelo representa as particularidades das áreas das Ciências Exatas e Naturais, das Ciências Sociais e Humanas, e das Artes e Humanidades, respectivamente. Conclui que a configuração dos modelos de negócios para periódicos das Ciências Exatas e Naturais diferencia-se fortemente em relação aos periódicos das demais áreas. Já quanto entre os modelos de negócios para periódicos das Ciências Sociais e Humanas, e das Artes e Humanidades, há significativas semelhanças entre eles.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22810
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22810/18394
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 17 No. 4 (2012); 100-122
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 17 Núm. 4 (2012); 100-122
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 17 n. 4 (2012); 100-122
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711081282666496