Equidade nos cursos de graduação em saúde : marco legal, desafios políticos e metodológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Dais Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Souza, Dyana Helena de, Cavadinha, Edu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36446
https://doi.org/10.1590/interface.180017
http://orcid.org/0000-0003-1103-5930
http://orcid.org/0000-0001-6050-3337
http://orcid.org/0000-0001-6916-5119
Resumo: Propõe-se o diálogo sobre a implementação da lente da equidade nos cursos de graduação de uma universidade pública brasileira, a partir da análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e revisão de literatura utilizando descritores de língua portuguesa, inglesa e espanhola. Será também objeto de estudo a apresentação das políticas nacionais de equidade e de formação em saúde que têm contribuído com o debate da equidade na saúde. A revisão da literatura evidenciou a incipiência de publicação na temática, predominando estudos sobre a inclusão e/ou inserção de determinados grupos populacionais no ensino superior. Identificou-se que a lente da equidade está presente nas DCN de alguns cursos e existem experiências que estão favorecendo a formação. Recomenda-se uma maior defesa da formação em equidade nas instituições de ensino superior no contexto de revisão das DCN a partir da articulação da sociedade civil e de movimentos populares.
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