Relato de experiência : transições durante o surto de Covid-19 e o fechamento das escolas infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rengifo Herrera, Francisco José
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mietto, Gabriela Sousa de Melo, Alencar, Ana Carolina Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46013
http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v15i34.18101
https://orcid.org/0000-0003-3726-8783
https://orcid.org/0000-0002-9868-4353
https://orcid.org/0000-0003-0037-8428
Resumo: O surto de Covid-19 forçou governos de todo o mundo a fechar as escolas. No Brasil, essa circunstância durou quase dois anos devido à gestão errada por parte do governo, marcada por atrasos e falta de políticas públicas. O contexto do surto trouxe desafios para crianças e famílias. Este artigo caracteriza e analisa um questionário para avaliar a percepção de quinze famílias que responderam sobre temas como cuidado, socialização/aprendizagem, alimentação e desenvolvimento da autonomia das crianças de um centro de educação infantil. Os resultados mostram que as famílias enfrentaram dificuldades no convívio e no brincar. As práticas de alimentação e o uso de objetos-utensílios durante as refeições e cuidados apresentaram melhores indicadores. As dificuldades de autonomia, aprendizagem e ansiedade aumentaram. Como conclusão, o impacto das mudanças da pandemia deve ser avaliado, revelando ações que a escola deve realizar no futuro, especialmente nos processos de desenvolvimento/aprendizagem das crianças.
id UNB_967559a9aaf7cf9dbf2e67854fe09140
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/46013
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Relato de experiência : transições durante o surto de Covid-19 e o fechamento das escolas infantisExperience report : transitions during Covid-19 outbreak and the day care centers closureRelato de experiencia : transiciones durante el brote de Covid-19 y el cierre de escuelas infantilesCovid-19Educação de criançasPrimeira infância - desenvolvimentoO surto de Covid-19 forçou governos de todo o mundo a fechar as escolas. No Brasil, essa circunstância durou quase dois anos devido à gestão errada por parte do governo, marcada por atrasos e falta de políticas públicas. O contexto do surto trouxe desafios para crianças e famílias. Este artigo caracteriza e analisa um questionário para avaliar a percepção de quinze famílias que responderam sobre temas como cuidado, socialização/aprendizagem, alimentação e desenvolvimento da autonomia das crianças de um centro de educação infantil. Os resultados mostram que as famílias enfrentaram dificuldades no convívio e no brincar. As práticas de alimentação e o uso de objetos-utensílios durante as refeições e cuidados apresentaram melhores indicadores. As dificuldades de autonomia, aprendizagem e ansiedade aumentaram. Como conclusão, o impacto das mudanças da pandemia deve ser avaliado, revelando ações que a escola deve realizar no futuro, especialmente nos processos de desenvolvimento/aprendizagem das crianças.Covid-19 outbreak forced the governments around the world to decide schools closure. In Brazil this circumstance lasted almost two years because a government wrong management had been marked by delays and lack implementation of public policies. The outbreak context brought important challenges for children and their families. This paper carried out a characterization and analysis of a questionnaire to assess the perception of fifteen families about care, socialization/learning, feeding and development of autonomy in shared context with children during the pandemic in a public day care center. Results show that families faced difficulties in socializing and playing. Feeding practices and use of objects-utensils during mealtimes and care had better indicators. However, difficulties in autonomy, learning, and anxiety increased. As a conclusion, the impact of pandemic changes must be evaluated, revealing actions that the school will have to carry out in the future, especially on children's development/learning processes.El brote de Covid-19 obligó gobiernos de todo el mundo cerrar las escuelas. En Brasil esta circunstancia duró casi dos años debido a la gestión del gobierno, marcada por retrasos y falta de políticas públicas. El contexto del brote trajo desafíos para niños y familias. Este artículo caracteriza y analiza un cuestionario para evaluar la percepción que quince familias tuvieron sobre cuidado, socialización/aprendizaje, alimentación y desarrollo de la autonomía de los niños durante en una escuela infantil. Los resultados muestran que las familias enfrentaron dificultades para socializar y jugar. Las prácticas de alimentación y el uso de objetos-utensilios durante las comidas y el cuidado tuvieron mejores indicadores. Aumentaron las dificultades en la autonomía, el aprendizaje y la ansiedad. Como conclusión, se debe evaluar el impacto de los cambios de la pandemia, revelando acciones que la escuela deberá realizar en el futuro, especialmente en los procesos de desarrollo/aprendizaje de los niños.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)Instituto de Psicologia (IP)Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da Universidade Federal de Sergipe (UFS)Universidade de BrasíliaUniversidade de BrasíliaUniversidade de BrasíliaRengifo Herrera, Francisco JoséMietto, Gabriela Sousa de MeloAlencar, Ana Carolina Corrêa2023-07-04T11:01:30Z2023-07-04T11:01:30Z2022-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRENGIFO HERRERA, Francisco José; MIETTO, Gabriela Sousa de Melo; ALENCAR, Ana Carolina Corrêa. Relato de experiência: transições durante o surto de Covid-19 e o fechamento das escolas infantis. Revista Tempos e Espaços em Educação, S.l., v. 15, n. 34, e18101, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v15i34.18101.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46013http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v15i34.18101https://orcid.org/0000-0003-3726-8783https://orcid.org/0000-0002-9868-4353https://orcid.org/0000-0003-0037-8428por(CC BY) This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-17T18:36:40Zoai:repositorio.unb.br:10482/46013Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-17T18:36:40Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato de experiência : transições durante o surto de Covid-19 e o fechamento das escolas infantis
Experience report : transitions during Covid-19 outbreak and the day care centers closure
Relato de experiencia : transiciones durante el brote de Covid-19 y el cierre de escuelas infantiles
title Relato de experiência : transições durante o surto de Covid-19 e o fechamento das escolas infantis
spellingShingle Relato de experiência : transições durante o surto de Covid-19 e o fechamento das escolas infantis
Rengifo Herrera, Francisco José
Covid-19
Educação de crianças
Primeira infância - desenvolvimento
title_short Relato de experiência : transições durante o surto de Covid-19 e o fechamento das escolas infantis
title_full Relato de experiência : transições durante o surto de Covid-19 e o fechamento das escolas infantis
title_fullStr Relato de experiência : transições durante o surto de Covid-19 e o fechamento das escolas infantis
title_full_unstemmed Relato de experiência : transições durante o surto de Covid-19 e o fechamento das escolas infantis
title_sort Relato de experiência : transições durante o surto de Covid-19 e o fechamento das escolas infantis
author Rengifo Herrera, Francisco José
author_facet Rengifo Herrera, Francisco José
Mietto, Gabriela Sousa de Melo
Alencar, Ana Carolina Corrêa
author_role author
author2 Mietto, Gabriela Sousa de Melo
Alencar, Ana Carolina Corrêa
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
dc.contributor.author.fl_str_mv Rengifo Herrera, Francisco José
Mietto, Gabriela Sousa de Melo
Alencar, Ana Carolina Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Covid-19
Educação de crianças
Primeira infância - desenvolvimento
topic Covid-19
Educação de crianças
Primeira infância - desenvolvimento
description O surto de Covid-19 forçou governos de todo o mundo a fechar as escolas. No Brasil, essa circunstância durou quase dois anos devido à gestão errada por parte do governo, marcada por atrasos e falta de políticas públicas. O contexto do surto trouxe desafios para crianças e famílias. Este artigo caracteriza e analisa um questionário para avaliar a percepção de quinze famílias que responderam sobre temas como cuidado, socialização/aprendizagem, alimentação e desenvolvimento da autonomia das crianças de um centro de educação infantil. Os resultados mostram que as famílias enfrentaram dificuldades no convívio e no brincar. As práticas de alimentação e o uso de objetos-utensílios durante as refeições e cuidados apresentaram melhores indicadores. As dificuldades de autonomia, aprendizagem e ansiedade aumentaram. Como conclusão, o impacto das mudanças da pandemia deve ser avaliado, revelando ações que a escola deve realizar no futuro, especialmente nos processos de desenvolvimento/aprendizagem das crianças.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-12
2023-07-04T11:01:30Z
2023-07-04T11:01:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RENGIFO HERRERA, Francisco José; MIETTO, Gabriela Sousa de Melo; ALENCAR, Ana Carolina Corrêa. Relato de experiência: transições durante o surto de Covid-19 e o fechamento das escolas infantis. Revista Tempos e Espaços em Educação, S.l., v. 15, n. 34, e18101, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v15i34.18101.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46013
http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v15i34.18101
https://orcid.org/0000-0003-3726-8783
https://orcid.org/0000-0002-9868-4353
https://orcid.org/0000-0003-0037-8428
identifier_str_mv RENGIFO HERRERA, Francisco José; MIETTO, Gabriela Sousa de Melo; ALENCAR, Ana Carolina Corrêa. Relato de experiência: transições durante o surto de Covid-19 e o fechamento das escolas infantis. Revista Tempos e Espaços em Educação, S.l., v. 15, n. 34, e18101, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v15i34.18101.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46013
http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v15i34.18101
https://orcid.org/0000-0003-3726-8783
https://orcid.org/0000-0002-9868-4353
https://orcid.org/0000-0003-0037-8428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da Universidade Federal de Sergipe (UFS)
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da Universidade Federal de Sergipe (UFS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508367273525248