Relato de experiencia: Transiciones durante el Brote de Covid-19 y el cierre de Escuelas Infantiles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rengifo-Herrera, Francisco José
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mietto, Gabriela Sousa de Melo, Alencar, Ana Carolina Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18101
Resumo: O surto de Covid-19 forçou governos de todo o mundo a fechar as escolas. No Brasil, essa circunstância durou quase dois anos devido à gestão errada por parte do governo, marcada por atrasos e falta de políticas públicas. O contexto do surto trouxe desafios para crianças e famílias. Este artigo caracteriza e analisa um questionário para avaliar a percepção de quinze famílias que responderam sobre temas como cuidado, socialização/aprendizagem, alimentação e desenvolvimento da autonomia das crianças de um centro de educação infantil. Os resultados mostram que as famílias enfrentaram dificuldades no convívio e no brincar. As práticas de alimentação e o uso de objetos-utensílios durante as refeições e cuidados apresentaram melhores indicadores. As dificuldades de autonomia, aprendizagem e ansiedade aumentaram. Como conclusão, o impacto das mudanças da pandemia deve ser avaliado, revelando ações que a escola deve realizar no futuro, especialmente nos processos de desenvolvimento/aprendizagem das crianças.
id UFS-3_38b42384a437983fb766dd148c05bded
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18101
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Relato de experiencia: Transiciones durante el Brote de Covid-19 y el cierre de Escuelas InfantilesRelato de experiência: Transições durante o Surto de Covid-19 e o Fechamento das Escolas InfantisExperience report: Transitions during Covid-19 Outbreak and the Day Care Centers ClosureCovid-19Childhood educationEarly childhood developmentCovid-19Educación InfantilDesarrollo de la primera infanciaCovid-19Educação infantilDesenvolvimento da primeira infânciaO surto de Covid-19 forçou governos de todo o mundo a fechar as escolas. No Brasil, essa circunstância durou quase dois anos devido à gestão errada por parte do governo, marcada por atrasos e falta de políticas públicas. O contexto do surto trouxe desafios para crianças e famílias. Este artigo caracteriza e analisa um questionário para avaliar a percepção de quinze famílias que responderam sobre temas como cuidado, socialização/aprendizagem, alimentação e desenvolvimento da autonomia das crianças de um centro de educação infantil. Os resultados mostram que as famílias enfrentaram dificuldades no convívio e no brincar. As práticas de alimentação e o uso de objetos-utensílios durante as refeições e cuidados apresentaram melhores indicadores. As dificuldades de autonomia, aprendizagem e ansiedade aumentaram. Como conclusão, o impacto das mudanças da pandemia deve ser avaliado, revelando ações que a escola deve realizar no futuro, especialmente nos processos de desenvolvimento/aprendizagem das crianças.Covid-19 outbreak forced the governments around the world to decide schools closure. In Brazil this circumstance lasted almost two years because a government wrong management had been marked by delays and lack implementation of public policies. The outbreak context brought important challenges for children and their families. This paper carried out a characterization and analysis of a questionnaire to assess the perception of fifteen families about care, socialization/learning, feeding and development of autonomy in shared context with children during the pandemic in a public day care center. Results show that families faced difficulties in socializing and playing. Feeding practices and use of objects-utensils during mealtimes and care had better indicators. However, difficulties in autonomy, learning, and anxiety increased. As a conclusion, the impact of pandemic changes must be evaluated, revealing actions that the school will have to carry out in the future, especially on children's development/learning processes.El brote de Covid-19 obligó gobiernos de todo el mundo cerrar las escuelas. En Brasil esta circunstancia duró casi dos años debido a la gestión del gobierno, marcada por retrasos y falta de políticas públicas. El contexto del brote trajo desafíos para niños y familias. Este artículo caracteriza y analiza un cuestionario para evaluar la percepción que quince familias tuvieron sobre cuidado, socialización/aprendizaje, alimentación y desarrollo de la autonomía de los niños durante en una escuela infantil. Los resultados muestran que las familias enfrentaron dificultades para socializar y jugar. Las prácticas de alimentación y el uso de objetos-utensilios durante las comidas y el cuidado tuvieron mejores indicadores. Aumentaron las dificultades en la autonomía, el aprendizaje y la ansiedad. Como conclusión, se debe evaluar el impacto de los cambios de la pandemia, revelando acciones que la escuela deberá realizar en el futuro, especialmente en los procesos de desarrollo/aprendizaje de los niños.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1810110.20952/revtee.v15i34.18101Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e18101Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e18101Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e18101Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e181012358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18101/13391https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18101/14028Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRengifo-Herrera, Francisco JoséMietto, Gabriela Sousa de MeloAlencar, Ana Carolina Corrêa2023-06-08T21:17:59Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18101Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-08T21:17:59Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato de experiencia: Transiciones durante el Brote de Covid-19 y el cierre de Escuelas Infantiles
Relato de experiência: Transições durante o Surto de Covid-19 e o Fechamento das Escolas Infantis
Experience report: Transitions during Covid-19 Outbreak and the Day Care Centers Closure
title Relato de experiencia: Transiciones durante el Brote de Covid-19 y el cierre de Escuelas Infantiles
spellingShingle Relato de experiencia: Transiciones durante el Brote de Covid-19 y el cierre de Escuelas Infantiles
Rengifo-Herrera, Francisco José
Covid-19
Childhood education
Early childhood development
Covid-19
Educación Infantil
Desarrollo de la primera infancia
Covid-19
Educação infantil
Desenvolvimento da primeira infância
title_short Relato de experiencia: Transiciones durante el Brote de Covid-19 y el cierre de Escuelas Infantiles
title_full Relato de experiencia: Transiciones durante el Brote de Covid-19 y el cierre de Escuelas Infantiles
title_fullStr Relato de experiencia: Transiciones durante el Brote de Covid-19 y el cierre de Escuelas Infantiles
title_full_unstemmed Relato de experiencia: Transiciones durante el Brote de Covid-19 y el cierre de Escuelas Infantiles
title_sort Relato de experiencia: Transiciones durante el Brote de Covid-19 y el cierre de Escuelas Infantiles
author Rengifo-Herrera, Francisco José
author_facet Rengifo-Herrera, Francisco José
Mietto, Gabriela Sousa de Melo
Alencar, Ana Carolina Corrêa
author_role author
author2 Mietto, Gabriela Sousa de Melo
Alencar, Ana Carolina Corrêa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rengifo-Herrera, Francisco José
Mietto, Gabriela Sousa de Melo
Alencar, Ana Carolina Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Covid-19
Childhood education
Early childhood development
Covid-19
Educación Infantil
Desarrollo de la primera infancia
Covid-19
Educação infantil
Desenvolvimento da primeira infância
topic Covid-19
Childhood education
Early childhood development
Covid-19
Educación Infantil
Desarrollo de la primera infancia
Covid-19
Educação infantil
Desenvolvimento da primeira infância
description O surto de Covid-19 forçou governos de todo o mundo a fechar as escolas. No Brasil, essa circunstância durou quase dois anos devido à gestão errada por parte do governo, marcada por atrasos e falta de políticas públicas. O contexto do surto trouxe desafios para crianças e famílias. Este artigo caracteriza e analisa um questionário para avaliar a percepção de quinze famílias que responderam sobre temas como cuidado, socialização/aprendizagem, alimentação e desenvolvimento da autonomia das crianças de um centro de educação infantil. Os resultados mostram que as famílias enfrentaram dificuldades no convívio e no brincar. As práticas de alimentação e o uso de objetos-utensílios durante as refeições e cuidados apresentaram melhores indicadores. As dificuldades de autonomia, aprendizagem e ansiedade aumentaram. Como conclusão, o impacto das mudanças da pandemia deve ser avaliado, revelando ações que a escola deve realizar no futuro, especialmente nos processos de desenvolvimento/aprendizagem das crianças.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18101
10.20952/revtee.v15i34.18101
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18101
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v15i34.18101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18101/13391
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18101/14028
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e18101
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e18101
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e18101
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e18101
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875185273208832