Coordenação de curso de graduação : das políticas públicas à gestão institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Rosana César de Arruda
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13340
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.
id UNB_972ce76d87b25bf649abf0b4eb9461ec
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/13340
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Coordenação de curso de graduação : das políticas públicas à gestão institucionalEnsino superiorPolíticas públicas educacionaisCoordenação pedagógicaTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.A presente tese analisou a configuração da coordenação de curso de graduação e as repercussões para o trabalho pedagógico. O estudo pautou-se nas reflexões sobre o contexto da educação superior e as políticas para os cursos de graduação, supervisão escolar, coordenação pedagógica e de curso, gestão das instituições educacionais, colegiados, Núcleos Docentes Estruturantes, formação para a gestão na instituição superior. A metodologia utilizada privilegiou a abordagem qualitativa e os procedimentos e instrumentos utilizados para o levantamento de dados foram: análise documental, entrevista narrativa, grupo de discussão e observação. A pesquisa foi realizada em três instituições de educação superior - centro universitário, universidade privada e universidade pública - localizadas no Distrito Federal. Para a realização desta pesquisa busquei a fundamentação nos seguintes estudiosos: Aguiar (1981); Anastasiou (2009); Chauí (2000); Bourdieu (2003); Chiavenato (1979); Cunha, M.I. (2006); Cunha, L.A. (1980); Dourado (2009); Enguita (1991); Freitas (2002); Fullan e Hargreaves (2006); Isaia (2006); Libâneo (2008); Lima, J.A. (2002); Lima, L.C. (1996. 2011); Mendonça (2000); Nóvoa (1992); Pimenta e Anastasiou (2005); Porto (2000); Sander (2007); Santos (1997, 2010); Sguissardi (2009); Silva Júnior (2007); Tardif e Lessard (2005); Vasquez (19967); Veiga (1995, 1998 e 2011); Vitor Paro (2010); Zabalza (2004); entre outros. O estudo possibilitou destacar aspectos relevantes da coordenação de curso, como coordenação na lógica da ordenação que gera o trabalho pedagógico solitário, intensificado e invisível. Na lógica da coordenação que tem como possibilidade o desenvolvimento do trabalho pedagógico solidário e emancipador em busca de ações inovadoras nos cursos. As reflexões e sinalizações desta pesquisa pretendem contribuir para o engajamento de todos na constituição da coordenação de curso de graduação, como espaço e tempo de construção do trabalho colaborativo de docente, e para a organização do trabalho pedagógico dos cursos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis thesis examined the structure of coordination of the undergraduate course and its repercussions on pedagogical work. It focused on the reflections on the context of higher education and the policies for undergraduate courses, school supervision, pedagogical and course coordination, management of educational institutions, collegiates, Course Advisory Boards and education for the management in college. The methodology used the qualitative approach and the procedures and tools used for gathering data were: documental analysis, narrative interview, and discussion and observation group. The research was conducted at three different tertiary educational institutions: university center, private university and public university in the Federal District of Brazil. In order to conduct this research, I based my theoretical foundation on the following theorists: Aguiar (1981); Anastasiou (2009); Chauí (2000); Bourdieu (2003); Chiavenato (1979); Cunha, M.I. (2006); Cunha, L.A. (1980); Dourado (2009); Enguita (1991); Freitas (2002); Fullan & Hargreaves (2006); Isaia (2006); Libâneo (2008); Lima, J.A. (2002); Lima, L.C. (1996. 2011); Mendonça (2000); Nóvoa (1992); Pimenta & Anastasiou (2005); Porto (2000); Sander (2007); Santos (1997, 2010); Sguissardi (2009); Silva Júnior (2007); Tardif & Lessard (2005); Vasquez (19967); Veiga (1995, 1998 & 2011); Vitor Paro (2010); Zabalza (2004), among others. This study allowed highlighting relevant aspects of course coordination, such as ordination-based coordination which generates the solitary, intensified and invisible pedagogical work. In the logic of coordination, it has the possibility of developing the solidary and emancipative pedagogical work in search for innovative actions within the courses. The reflections and findings of this research intend to contribute to commitment of all parties in the constitution of coordination of undergraduate course as a place and time of construction of collaborative work of the teaching staff and for the organization of pedagogical work of the courses. __________________________________________________________________________________ RESUMENEn esta tesis se analiza la configuración de la coordinación del curso de graduación y las repercusiones para la labor pedagógica. La pauta del estudio de seguimiento en las reflexiones sobre el contexto de las políticas de educación terciaria y los cursos para la graduación, la supervisión escolar, la coordinación y la gestión pedagógica en curso, de las instituciones educativas y las juntas de la Facultad, formación para la gestión en mayor institución. La metodología a favor del enfoque cualitativo y los procedimientos e instrumentos utilizados para la recolección de datos fueron el análisis documental, entrevista narrativa, grupos de discusión y observación. La investigación se realizó en tres instituciones de educación superior -centro universitario, universidad privada y pública- ubicado en el Distrito Federal. Para la realización de esta investigación he buscado la motivación de los escolares siguientes: Aguiar (1981); Anastasiou (2009); Chauí (2000), Bourdieu (2003), Chiavenato (1979); Cunha, M.I. (2006), Cunha, LA (1980), Oro (2009); Enguita (1991); Freitas (2002), Hargreaves y Fullan (2006); Isaia (2006); Libâneo (2008), Lima, J.A. (2002); Lima, L.C. (1996, 2011).; Mendonça (2000); Nóvoa (1992); Pimienta y Anastasiou (2005); Porto (2000); Sander (2007); Santos (1997, 2010); Sguissardi (2009); Silva Júnior (2007); Tardif y Lessard (2005); Vásquez (1997); Veiga (1995, 1998 y 2011); Vitor Paro (2010); Zabalza (2004); entre otros.El estudio posibilitó destacar aspectos relevantes de la coordinación del curso, como coordinación en la lógica de la ordenación que genera el trabajo pedagógico solitario, intensificado e invisible. En la lógica de la coordinación que tiene como posibilidad el desarrollo del trabajo pedagógico solidario y emancipador en busca de acciones innovadoras en los cursos. Las reflexiones y señalizaciones de esta investigación pretenden contribuir para la participación de todos en la constitución de la coordinación del curso de graduación, como el espacio y el tiempo de construcción de la obra en colaboración de la enseñanza y la organización de los cursos pedagógicos.Veiga, Ilma Passos AlencastroFernandes, Rosana César de Arruda2013-06-14T18:14:47Z2013-06-14T18:14:47Z2013-06-142012-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFERNANDES, Rosana César de Arruda. Coordenação de curso de graduação: das políticas públicas à gestão institucional. 2012. 249 f. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/13340A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-27T19:17:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/13340Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-27T19:17:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Coordenação de curso de graduação : das políticas públicas à gestão institucional
title Coordenação de curso de graduação : das políticas públicas à gestão institucional
spellingShingle Coordenação de curso de graduação : das políticas públicas à gestão institucional
Fernandes, Rosana César de Arruda
Ensino superior
Políticas públicas educacionais
Coordenação pedagógica
title_short Coordenação de curso de graduação : das políticas públicas à gestão institucional
title_full Coordenação de curso de graduação : das políticas públicas à gestão institucional
title_fullStr Coordenação de curso de graduação : das políticas públicas à gestão institucional
title_full_unstemmed Coordenação de curso de graduação : das políticas públicas à gestão institucional
title_sort Coordenação de curso de graduação : das políticas públicas à gestão institucional
author Fernandes, Rosana César de Arruda
author_facet Fernandes, Rosana César de Arruda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veiga, Ilma Passos Alencastro
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Rosana César de Arruda
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Políticas públicas educacionais
Coordenação pedagógica
topic Ensino superior
Políticas públicas educacionais
Coordenação pedagógica
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-29
2013-06-14T18:14:47Z
2013-06-14T18:14:47Z
2013-06-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERNANDES, Rosana César de Arruda. Coordenação de curso de graduação: das políticas públicas à gestão institucional. 2012. 249 f. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/13340
identifier_str_mv FERNANDES, Rosana César de Arruda. Coordenação de curso de graduação: das políticas públicas à gestão institucional. 2012. 249 f. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/13340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580861840523264