Impacto dos atributos básicos velocidade média e headway de um corredor de BRT no desempenho (passageiros por quilômetro) de uma rede de transporte público por ônibus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mikan Pizano, Juan Pablo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11366
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2012.
id UNB_97a7ab0188b2b7b0d32e8dbe6b55157b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/11366
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Impacto dos atributos básicos velocidade média e headway de um corredor de BRT no desempenho (passageiros por quilômetro) de uma rede de transporte público por ônibusImpacto de los atributos básicos velocidad média y headway de un corredor de BRT em el desempeño (pasajeros por kilómetro) de una red de transporte público por busesTransporte rodoviárioDesempenho - avaliaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2012.O objetivo principal do presente estudo é identificar os impactos do desempenho de produtividade das linhas de ônibus urbanos e o corredor de Bus Rapid Transit (BRT) em relação de atributos básicos de desempenho (velocidade média e Headway). São apresentados conceitos e exemplos de sistemas de transporte público (BRT), com enfoque em suas características e parâmetros. É apresentada, também, uma breve revisão sobre os elementos que conformam o corredor de BRT, bem como a descrição da alocação de viagens e ferramentas computacionais do mercado. O procedimento seguido durante o desenvolvimento do estudo compreende oito etapas: 1) coleta de informação; 2) construção da rede de transporte público; 3) verificação da rede de transporte público; 4) definição das linhas de desejo; 5) calibragem da rede; 6) alocação de viagens de transporte individual; 7) alocações do transporte público; e, 8) identificação das variações e impacto no desempenho de produtividade. Este procedimento foi aplicado para a rede da cidade de Hanói - Vietnã. Como resultado, foi possível identificar as variações e impacto do indicador de desempenho de produtividade, com relação às atributos básicos de desempenho determinados no estudo. Este tipo de estudo, pode ser parte de uma base, para a análise na reestruturação de linhas de transporte público urbano nas cidades. _______________________________________________________________________________________ RESUMENEl objetivo principal del presente estudio es identificar los impactos del desempeño de productividad das líneas de buses urbanos y el corredor de Bus Rapid Transit (BRT) en relación de atributos básicos de desempeño (velocidad media y Headway). Son presentados conceptos y ejemplos de sistemas de transporte público (BRT), con enfoque en sus características y parámetros. Es presentada, también, una breve revisión sobre los elementos que conforman el corredor de BRT, bien como a descripción de la asignación de viajes y herramientas computacionales del mercado. El procedimiento seguido durante el desenvolvimiento del estudio comprende ocho etapas: 1) colecta de información; 2) construcción de la red de transporte público urbano; 3) verificación de la red de transporte público urbano; 4) definición de las líneas de deseo; 5) calibración de la red; 6) asignación de viajes de transporte individual; 7) asignación del transporte público; e, 8) identificación de las variaciones e impacto en el desempeño de productividad. Este procedimiento fue aplicado para la red de la ciudad de Hanói - Vietnam. Como resultado, fue posible identificar las variaciones e impacto del indicador de desempeño de productividad, con relación a los atributos básicos de desempeño determinados en el estudio. Este tipo de estudio, puede ser parte de una base, para el análisis en la restructuración de líneas de transporte público urbano en las ciudades.Faculdade de Tecnologia (FT)Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)Programa de Pós-Graduação em TransportesShimoishi, José MatsuoMikan Pizano, Juan Pablo2012-10-04T12:27:05Z2012-10-04T12:27:05Z2012-10-042012-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMIKAN PIZANO, Juan Pablo. Impacto dos atributos básicos velocidade média e headway de um corredor de BRT no desempenho (passageiros por quilômetro) de uma rede de transporte público por ônibus. 2012. xiv, 92 f., Il. Dissertação (Mestrado em Transportes) —Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11366info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T17:18:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/11366Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T17:18:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto dos atributos básicos velocidade média e headway de um corredor de BRT no desempenho (passageiros por quilômetro) de uma rede de transporte público por ônibus
Impacto de los atributos básicos velocidad média y headway de un corredor de BRT em el desempeño (pasajeros por kilómetro) de una red de transporte público por buses
title Impacto dos atributos básicos velocidade média e headway de um corredor de BRT no desempenho (passageiros por quilômetro) de uma rede de transporte público por ônibus
spellingShingle Impacto dos atributos básicos velocidade média e headway de um corredor de BRT no desempenho (passageiros por quilômetro) de uma rede de transporte público por ônibus
Mikan Pizano, Juan Pablo
Transporte rodoviário
Desempenho - avaliação
title_short Impacto dos atributos básicos velocidade média e headway de um corredor de BRT no desempenho (passageiros por quilômetro) de uma rede de transporte público por ônibus
title_full Impacto dos atributos básicos velocidade média e headway de um corredor de BRT no desempenho (passageiros por quilômetro) de uma rede de transporte público por ônibus
title_fullStr Impacto dos atributos básicos velocidade média e headway de um corredor de BRT no desempenho (passageiros por quilômetro) de uma rede de transporte público por ônibus
title_full_unstemmed Impacto dos atributos básicos velocidade média e headway de um corredor de BRT no desempenho (passageiros por quilômetro) de uma rede de transporte público por ônibus
title_sort Impacto dos atributos básicos velocidade média e headway de um corredor de BRT no desempenho (passageiros por quilômetro) de uma rede de transporte público por ônibus
author Mikan Pizano, Juan Pablo
author_facet Mikan Pizano, Juan Pablo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Shimoishi, José Matsuo
dc.contributor.author.fl_str_mv Mikan Pizano, Juan Pablo
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte rodoviário
Desempenho - avaliação
topic Transporte rodoviário
Desempenho - avaliação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-04T12:27:05Z
2012-10-04T12:27:05Z
2012-10-04
2012-06-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MIKAN PIZANO, Juan Pablo. Impacto dos atributos básicos velocidade média e headway de um corredor de BRT no desempenho (passageiros por quilômetro) de uma rede de transporte público por ônibus. 2012. xiv, 92 f., Il. Dissertação (Mestrado em Transportes) —Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11366
identifier_str_mv MIKAN PIZANO, Juan Pablo. Impacto dos atributos básicos velocidade média e headway de um corredor de BRT no desempenho (passageiros por quilômetro) de uma rede de transporte público por ônibus. 2012. xiv, 92 f., Il. Dissertação (Mestrado em Transportes) —Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/11366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508258684043264