Estilhaços da frase fílmica : a dramaturgia intermedial de Peter Handke

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Pablo Gonçalo Pires de Campos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30935
http://dx.doi.org/10.1590/2237-266063920
Resumo: O artigo realiza uma análise do conjunto da primeira fase da obra do escritor Peter Handke. Parte-se de um ensaio teórico elaborado pelo próprio Handke para dele destacar sua concepção de frase fílmica. Ao longo das análises de diversas obras constata-se como essa percepção estética perpassou seu teatro, seus romances, seu filme de estreia como diretor e os roteiros de sua colaboração com Wim Wenders. Numa síntese conceitual e interpretativa da sua obra, o artigo propõe uma articulação entre a prática da ekphrasis e o surgimento de uma dramaturgia intermedial, na qual o gesto da escrita precisa se reinventar entre fronteiras de linguagens, mídias, novas materialidades e tecnologias.
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MARTINS, Pablo Gonçalo Pires de Campos. Splinters of the filmic sentence: the intermedial dramaturgy of Peter Handke. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 407-433, maio/ago. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602017000200407&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 8 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266063920.
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