Conceitos da Física Quântica versus a Pseudociência : uma proposta de ensino potencialmente significativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Michel Bastos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/42568
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2021.
id UNB_97d165cba169045713db0fab0c3df8ad
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/42568
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Conceitos da Física Quântica versus a Pseudociência : uma proposta de ensino potencialmente significativoEnsino de FísicaAprendizagem significativa críticaSequência didáticaFísica QuânticaPseudociênciaMétodo científicoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2021.Neste trabalho, apresentamos o resultado da aplicação de uma sequência didática para a abordagem introdutória no ensino da Física Quântica. Foram abordados também: o crescente debate do Método Científico em oposição à Pseudociência, a cultura anticientífica propagada nas mídias sociais e o chamado Misticismo Quântico. O embasamento teórico deste trabalho é fomentado pela Teoria da Aprendizagem Significativa de David P. Ausubel e numa aplicação mais contemporânea e humanista pela Teoria de Aprendizagem Significativa Crítica de Marco Antônio Moreira. A metodologia proposta nesta sequência didática é preconizada por Moreira nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativo (UEPS). Foi utilizado uma História em Quadrinhos para nortear o assunto abordado, para gerar situações-problemas, levantar os conhecimentos prévios e estimular o interesse dos estudantes. O produto educacional foi aplicado durante a pandemia do COVID-19 usando as tecnologias educacionais disponibilizadas pela Secretaria de Educação do Distrito Federal para aulas remotas, no Centro Educacional Engenho das Lages, na 3ª etapa do 3° segmento da Educação de Jovens e Adultos.SBFNeste trabalho, apresentamos o resultado da aplicação de uma sequência didática para a abordagem introdutória no ensino da Física Quântica. Foram abordados também: o crescente debate do Método Científico em oposição à Pseudociência, a cultura anticientífica propagada nas mídias sociais e o chamado Misticismo Quântico. O embasamento teórico deste trabalho é fomentado pela Teoria da Aprendizagem Significativa de David P. Ausubel e numa aplicação mais contemporânea e humanista pela Teoria de Aprendizagem Significativa Crítica de Marco Antônio Moreira. A metodologia proposta nesta sequência didática é preconizada por Moreira nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativo (UEPS). Foi utilizado uma História em Quadrinhos para nortear o assunto abordado, para gerar situações-problemas, levantar os conhecimentos prévios e estimular o interesse dos estudantes. O produto educacional foi aplicado durante a pandemia do COVID-19 usando as tecnologias educacionais disponibilizadas pela Secretaria de Educação do Distrito Federal para aulas remotas, no Centro Educacional Engenho das Lages, na 3ª etapa do 3° segmento da Educação de Jovens e Adultos.Amorim, Ronni Geraldo Gomes deLourenço, Michel Bastos2021-12-09T03:25:40Z2021-12-09T03:25:40Z2021-12-082021-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOURENÇO, Michel Bastos. Conceitos da Física Quântica versus a Pseudociência: uma proposta de ensino potencialmente significativo. 2021. 24 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/42568A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T20:03:13Zoai:repositorio.unb.br:10482/42568Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T20:03:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Conceitos da Física Quântica versus a Pseudociência : uma proposta de ensino potencialmente significativo
title Conceitos da Física Quântica versus a Pseudociência : uma proposta de ensino potencialmente significativo
spellingShingle Conceitos da Física Quântica versus a Pseudociência : uma proposta de ensino potencialmente significativo
Lourenço, Michel Bastos
Ensino de Física
Aprendizagem significativa crítica
Sequência didática
Física Quântica
Pseudociência
Método científico
title_short Conceitos da Física Quântica versus a Pseudociência : uma proposta de ensino potencialmente significativo
title_full Conceitos da Física Quântica versus a Pseudociência : uma proposta de ensino potencialmente significativo
title_fullStr Conceitos da Física Quântica versus a Pseudociência : uma proposta de ensino potencialmente significativo
title_full_unstemmed Conceitos da Física Quântica versus a Pseudociência : uma proposta de ensino potencialmente significativo
title_sort Conceitos da Física Quântica versus a Pseudociência : uma proposta de ensino potencialmente significativo
author Lourenço, Michel Bastos
author_facet Lourenço, Michel Bastos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amorim, Ronni Geraldo Gomes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Michel Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Aprendizagem significativa crítica
Sequência didática
Física Quântica
Pseudociência
Método científico
topic Ensino de Física
Aprendizagem significativa crítica
Sequência didática
Física Quântica
Pseudociência
Método científico
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-09T03:25:40Z
2021-12-09T03:25:40Z
2021-12-08
2021-09-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOURENÇO, Michel Bastos. Conceitos da Física Quântica versus a Pseudociência: uma proposta de ensino potencialmente significativo. 2021. 24 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/42568
identifier_str_mv LOURENÇO, Michel Bastos. Conceitos da Física Quântica versus a Pseudociência: uma proposta de ensino potencialmente significativo. 2021. 24 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/42568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580833246904320