Conceitos da Física Quântica versus a Pseudociência : uma proposta de ensino potencialmente significativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42568 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2021. |
id |
UNB_97d165cba169045713db0fab0c3df8ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/42568 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Conceitos da Física Quântica versus a Pseudociência : uma proposta de ensino potencialmente significativoEnsino de FísicaAprendizagem significativa críticaSequência didáticaFísica QuânticaPseudociênciaMétodo científicoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2021.Neste trabalho, apresentamos o resultado da aplicação de uma sequência didática para a abordagem introdutória no ensino da Física Quântica. Foram abordados também: o crescente debate do Método Científico em oposição à Pseudociência, a cultura anticientífica propagada nas mídias sociais e o chamado Misticismo Quântico. O embasamento teórico deste trabalho é fomentado pela Teoria da Aprendizagem Significativa de David P. Ausubel e numa aplicação mais contemporânea e humanista pela Teoria de Aprendizagem Significativa Crítica de Marco Antônio Moreira. A metodologia proposta nesta sequência didática é preconizada por Moreira nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativo (UEPS). Foi utilizado uma História em Quadrinhos para nortear o assunto abordado, para gerar situações-problemas, levantar os conhecimentos prévios e estimular o interesse dos estudantes. O produto educacional foi aplicado durante a pandemia do COVID-19 usando as tecnologias educacionais disponibilizadas pela Secretaria de Educação do Distrito Federal para aulas remotas, no Centro Educacional Engenho das Lages, na 3ª etapa do 3° segmento da Educação de Jovens e Adultos.SBFNeste trabalho, apresentamos o resultado da aplicação de uma sequência didática para a abordagem introdutória no ensino da Física Quântica. Foram abordados também: o crescente debate do Método Científico em oposição à Pseudociência, a cultura anticientífica propagada nas mídias sociais e o chamado Misticismo Quântico. O embasamento teórico deste trabalho é fomentado pela Teoria da Aprendizagem Significativa de David P. Ausubel e numa aplicação mais contemporânea e humanista pela Teoria de Aprendizagem Significativa Crítica de Marco Antônio Moreira. A metodologia proposta nesta sequência didática é preconizada por Moreira nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativo (UEPS). Foi utilizado uma História em Quadrinhos para nortear o assunto abordado, para gerar situações-problemas, levantar os conhecimentos prévios e estimular o interesse dos estudantes. O produto educacional foi aplicado durante a pandemia do COVID-19 usando as tecnologias educacionais disponibilizadas pela Secretaria de Educação do Distrito Federal para aulas remotas, no Centro Educacional Engenho das Lages, na 3ª etapa do 3° segmento da Educação de Jovens e Adultos.Amorim, Ronni Geraldo Gomes deLourenço, Michel Bastos2021-12-09T03:25:40Z2021-12-09T03:25:40Z2021-12-082021-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOURENÇO, Michel Bastos. Conceitos da Física Quântica versus a Pseudociência: uma proposta de ensino potencialmente significativo. 2021. 24 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/42568A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T20:03:13Zoai:repositorio.unb.br:10482/42568Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T20:03:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conceitos da Física Quântica versus a Pseudociência : uma proposta de ensino potencialmente significativo |
title |
Conceitos da Física Quântica versus a Pseudociência : uma proposta de ensino potencialmente significativo |
spellingShingle |
Conceitos da Física Quântica versus a Pseudociência : uma proposta de ensino potencialmente significativo Lourenço, Michel Bastos Ensino de Física Aprendizagem significativa crítica Sequência didática Física Quântica Pseudociência Método científico |
title_short |
Conceitos da Física Quântica versus a Pseudociência : uma proposta de ensino potencialmente significativo |
title_full |
Conceitos da Física Quântica versus a Pseudociência : uma proposta de ensino potencialmente significativo |
title_fullStr |
Conceitos da Física Quântica versus a Pseudociência : uma proposta de ensino potencialmente significativo |
title_full_unstemmed |
Conceitos da Física Quântica versus a Pseudociência : uma proposta de ensino potencialmente significativo |
title_sort |
Conceitos da Física Quântica versus a Pseudociência : uma proposta de ensino potencialmente significativo |
author |
Lourenço, Michel Bastos |
author_facet |
Lourenço, Michel Bastos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amorim, Ronni Geraldo Gomes de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço, Michel Bastos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Aprendizagem significativa crítica Sequência didática Física Quântica Pseudociência Método científico |
topic |
Ensino de Física Aprendizagem significativa crítica Sequência didática Física Quântica Pseudociência Método científico |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2021. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-09T03:25:40Z 2021-12-09T03:25:40Z 2021-12-08 2021-09-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LOURENÇO, Michel Bastos. Conceitos da Física Quântica versus a Pseudociência: uma proposta de ensino potencialmente significativo. 2021. 24 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. https://repositorio.unb.br/handle/10482/42568 |
identifier_str_mv |
LOURENÇO, Michel Bastos. Conceitos da Física Quântica versus a Pseudociência: uma proposta de ensino potencialmente significativo. 2021. 24 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/42568 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580833246904320 |