O ensino de conceitos de física quântica no ensino médio utilizando experimentos de baixo custo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/20408 http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.20408 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2015. |
id |
UNB_986f8dbfca84cfa10ce38948553c6e4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/20408 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de conceitos de física quântica no ensino médio utilizando experimentos de baixo custoThe teaching of quantum physics concepts in high school using cheap experimentsFísica - estudo e ensino - ensino médioFísica quânticaEnsino de ciências - experimentaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2015.Neste trabalho, apresentamos um guia experimental que pode ser utilizado para introduzir alguns conceitos de física quântica no ensino médio. Os experimentos constantes neste guia são baseados em materiais de baixo custo e poderão ser executados em qualquer ambiente, sem a necessidade específica de um laboratório. Este guia possui roteiros de experiências, fotos dos experimentos, lista dos materiais utilizados, um roteiro para a confecção de um relatório científico e listas de exercícios que contemplam desde a quantização da energia até o efeito fotoelétrico. O produto educacional desenvolvido foi então utilizado e os resultados qualitativos e quantitativos mostraram que uma aula experimental é capaz de estimular a participação ativa dos estudantes, além de propiciar um ambiente motivador para o ensino aprendizagem, revelando habilidades que os estudantes, enquanto ouvintes não possuem a oportunidade de praticá-las.In this work we present an experimental guide for the student and for the teacher to introduce some concepts of quantum physics in high school, using inexpensive materials and can run on any environment without the specific need for a laboratory. This guide features the experiences of scripts, photos of experiments, bill of materials, a road map for making a scientific report and lists of exercises since the energy quantization to the photoelectric effect. Qualitative and quantitative results showed that a trial class is able to stimulate the active participation of students, as well as providing a motivating environment for teaching and learning, revealing skills that students, while listeners do not have the opportunity to practice them.Amorim, Ronni Geraldo Gomes deMorais, Luis Claudio Sales2016-05-26T16:19:27Z2016-05-26T16:19:27Z2016-05-262015-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfMORAIS, Luis Claudio Sales. O ensino de conceitos de física quântica no ensino médio utilizando experimentos de baixo custo. 2015. 96 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/20408http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.20408A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T20:03:12Zoai:repositorio.unb.br:10482/20408Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T20:03:12Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de conceitos de física quântica no ensino médio utilizando experimentos de baixo custo The teaching of quantum physics concepts in high school using cheap experiments |
title |
O ensino de conceitos de física quântica no ensino médio utilizando experimentos de baixo custo |
spellingShingle |
O ensino de conceitos de física quântica no ensino médio utilizando experimentos de baixo custo Morais, Luis Claudio Sales Física - estudo e ensino - ensino médio Física quântica Ensino de ciências - experimentação |
title_short |
O ensino de conceitos de física quântica no ensino médio utilizando experimentos de baixo custo |
title_full |
O ensino de conceitos de física quântica no ensino médio utilizando experimentos de baixo custo |
title_fullStr |
O ensino de conceitos de física quântica no ensino médio utilizando experimentos de baixo custo |
title_full_unstemmed |
O ensino de conceitos de física quântica no ensino médio utilizando experimentos de baixo custo |
title_sort |
O ensino de conceitos de física quântica no ensino médio utilizando experimentos de baixo custo |
author |
Morais, Luis Claudio Sales |
author_facet |
Morais, Luis Claudio Sales |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amorim, Ronni Geraldo Gomes de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Luis Claudio Sales |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - estudo e ensino - ensino médio Física quântica Ensino de ciências - experimentação |
topic |
Física - estudo e ensino - ensino médio Física quântica Ensino de ciências - experimentação |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-17 2016-05-26T16:19:27Z 2016-05-26T16:19:27Z 2016-05-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MORAIS, Luis Claudio Sales. O ensino de conceitos de física quântica no ensino médio utilizando experimentos de baixo custo. 2015. 96 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. http://repositorio.unb.br/handle/10482/20408 http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.20408 |
identifier_str_mv |
MORAIS, Luis Claudio Sales. O ensino de conceitos de física quântica no ensino médio utilizando experimentos de baixo custo. 2015. 96 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/20408 http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.20408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508180916404224 |