O ensino de conceitos de física quântica no ensino médio utilizando experimentos de baixo custo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Luis Claudio Sales
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20408
http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.20408
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2015.
id UNB_986f8dbfca84cfa10ce38948553c6e4f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/20408
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O ensino de conceitos de física quântica no ensino médio utilizando experimentos de baixo custoThe teaching of quantum physics concepts in high school using cheap experimentsFísica - estudo e ensino - ensino médioFísica quânticaEnsino de ciências - experimentaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2015.Neste trabalho, apresentamos um guia experimental que pode ser utilizado para introduzir alguns conceitos de física quântica no ensino médio. Os experimentos constantes neste guia são baseados em materiais de baixo custo e poderão ser executados em qualquer ambiente, sem a necessidade específica de um laboratório. Este guia possui roteiros de experiências, fotos dos experimentos, lista dos materiais utilizados, um roteiro para a confecção de um relatório científico e listas de exercícios que contemplam desde a quantização da energia até o efeito fotoelétrico. O produto educacional desenvolvido foi então utilizado e os resultados qualitativos e quantitativos mostraram que uma aula experimental é capaz de estimular a participação ativa dos estudantes, além de propiciar um ambiente motivador para o ensino aprendizagem, revelando habilidades que os estudantes, enquanto ouvintes não possuem a oportunidade de praticá-las.In this work we present an experimental guide for the student and for the teacher to introduce some concepts of quantum physics in high school, using inexpensive materials and can run on any environment without the specific need for a laboratory. This guide features the experiences of scripts, photos of experiments, bill of materials, a road map for making a scientific report and lists of exercises since the energy quantization to the photoelectric effect. Qualitative and quantitative results showed that a trial class is able to stimulate the active participation of students, as well as providing a motivating environment for teaching and learning, revealing skills that students, while listeners do not have the opportunity to practice them.Amorim, Ronni Geraldo Gomes deMorais, Luis Claudio Sales2016-05-26T16:19:27Z2016-05-26T16:19:27Z2016-05-262015-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfMORAIS, Luis Claudio Sales. O ensino de conceitos de física quântica no ensino médio utilizando experimentos de baixo custo. 2015. 96 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/20408http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.20408A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T20:03:12Zoai:repositorio.unb.br:10482/20408Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T20:03:12Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de conceitos de física quântica no ensino médio utilizando experimentos de baixo custo
The teaching of quantum physics concepts in high school using cheap experiments
title O ensino de conceitos de física quântica no ensino médio utilizando experimentos de baixo custo
spellingShingle O ensino de conceitos de física quântica no ensino médio utilizando experimentos de baixo custo
Morais, Luis Claudio Sales
Física - estudo e ensino - ensino médio
Física quântica
Ensino de ciências - experimentação
title_short O ensino de conceitos de física quântica no ensino médio utilizando experimentos de baixo custo
title_full O ensino de conceitos de física quântica no ensino médio utilizando experimentos de baixo custo
title_fullStr O ensino de conceitos de física quântica no ensino médio utilizando experimentos de baixo custo
title_full_unstemmed O ensino de conceitos de física quântica no ensino médio utilizando experimentos de baixo custo
title_sort O ensino de conceitos de física quântica no ensino médio utilizando experimentos de baixo custo
author Morais, Luis Claudio Sales
author_facet Morais, Luis Claudio Sales
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amorim, Ronni Geraldo Gomes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Luis Claudio Sales
dc.subject.por.fl_str_mv Física - estudo e ensino - ensino médio
Física quântica
Ensino de ciências - experimentação
topic Física - estudo e ensino - ensino médio
Física quântica
Ensino de ciências - experimentação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-17
2016-05-26T16:19:27Z
2016-05-26T16:19:27Z
2016-05-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORAIS, Luis Claudio Sales. O ensino de conceitos de física quântica no ensino médio utilizando experimentos de baixo custo. 2015. 96 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/20408
http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.20408
identifier_str_mv MORAIS, Luis Claudio Sales. O ensino de conceitos de física quântica no ensino médio utilizando experimentos de baixo custo. 2015. 96 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/20408
http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.20408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508180916404224