Narrativas de professores de LE em perspectiva antirracista: um centro de línguas em estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ísis Catherine Sena de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50463
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.
id UNB_9887e52403d91d865ac1f5579080e28c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/50463
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Narrativas de professores de LE em perspectiva antirracista: um centro de línguas em estudoTeoria Racial CríticaNarrativas autobiográficasRacismo - BrasilCentros Interescolares de Língua (CILs)Professores de línguasDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.A presente pesquisa tem por objetivo principal compreender, a partir de narrativas autobiográficas, como o processo de formação de docentes atuantes no Centro Interescolar de Línguas do Paranoá (CIL 01 do Paranoá), em Brasília, proporcionou ou tem proporcionado momentos de reflexão que permitam abordar e/ou questionar a racialidade na prática docente de ensino de línguas estrangeiras. Assim, esta pesquisa se enquadra no paradigma qualitativo interpretativista (Chizzotti, 2006) e envolve o diálogo com autores da Teoria Racial Crítica (Tate, 1997; Ferreira, 2014; hooks, 2003; Crenshaw, 1991; Espinoza, 1998) como ancoragem teórica. Para a coleta de dados, foram utilizadas narrativas autobiográficas de três docentes que lecionam línguas estrangeiras no centro acima mencionado, além de um questionário, aplicado com o objetivo de levantar o perfil desses participantes. A análise decorreu conforme os pressupostos de Lieblich, TuvalMashiach, Zilver (1998) e Paiva (2019). A partir das análises das narrativas, percebeu-se que a história de vida das professoras contribuiu para que a prática de sala de aula destas fosse engajadora e reflexiva quanto ao estruturalismo racial vigente em nosso país.The main objective of this research is to understand, based on autobiographical narratives, how the process of the teachers’ formation that work at the Centro Interescolar de Línguas from Paranoá (CIL 01 Paranoá), in Brasília, provided or has provided moments of reflection that allow addressing and/or questioning raciality in the teaching practice of teaching foreign languages. Thus, this research stays into the interpretive qualitative paradigm (Chizzotti, 2006) and involves dialogue with authors of Critical Racial Theory (Tate, 1997; Ferreira, 2014; hooks, 2003; Crenshaw, 1991; Espinoza, 1998) as theoretical anchoring. For data collection, autobiographical narratives from three teachers who teach foreign languages at the center were used, in addition to a questionnaire, applied with the aim of raising the profile of these participants. The analysis took place according to the assumptions of Lieblich, Tuval-Mashiach, Zilver (1998) and Paiva (2019). From the analysis of the narratives, it was noticed that the teachers' life stories contributed to their classroom practice being engaging and reflective regarding the racial structuralism in force in our country.El principal objetivo de esta investigación es comprender, a partir de narrativas autobiográficas, cómo el proceso de formación de profesores que actúan en el Centro Interescolar de Línguas de Paranoá (CIL 01 Paranoá), en Brasilia, proporcionó o ha proporcionado momentos de reflexión que permitan abordar y/o cuestionar la racialidad en la práctica docente de la enseñanza de lenguas extranjeras. Así, esta investigación se inscribe en el paradigma cualitativo interpretativo (Chizzotti, 2006) e involucra el diálogo con autores de la Teoría Racial Crítica (Tate, 1997; Ferreira, 2014; hooks, 2003; Crenshaw, 1991; Espinoza, 1998) como anclaje teórico. Para la recolección de datos se utilizaron narrativas autobiográficas de tres docentes que ministran clases de lenguas extranjeras en el centro antes mencionado, además de un cuestionario, aplicado con el objetivo de elevar el perfil de estos participantes. El análisis se realizó según los estudios de Lieblich, Tuval-Mashiach, Zilver (1998) y Paiva (2019). A partir del análisis de las narrativas, se constató que las historias de vida de los docentes contribuyeron para que su práctica en el aula fuera participativa y reflexiva a respecto del estructuralismo racial vigente en nuestro país.Instituto de Letras (IL)Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)Programa de Pós-Graduação em Linguística AplicadaFernandez, Yamilka RabasaOliveira, Ísis Catherine Sena de2024-09-26T18:36:02Z2024-09-26T18:36:02Z2024-09-262023-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Ísis Catherine Sena de. Narrativas de professores de LE em perspectiva antirracista: um centro de línguas em estudo. 2023. 118 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio.unb.br/handle/10482/50463porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-09-27T15:37:50Zoai:repositorio.unb.br:10482/50463Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-09-27T15:37:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de professores de LE em perspectiva antirracista: um centro de línguas em estudo
title Narrativas de professores de LE em perspectiva antirracista: um centro de línguas em estudo
spellingShingle Narrativas de professores de LE em perspectiva antirracista: um centro de línguas em estudo
Oliveira, Ísis Catherine Sena de
Teoria Racial Crítica
Narrativas autobiográficas
Racismo - Brasil
Centros Interescolares de Língua (CILs)
Professores de línguas
title_short Narrativas de professores de LE em perspectiva antirracista: um centro de línguas em estudo
title_full Narrativas de professores de LE em perspectiva antirracista: um centro de línguas em estudo
title_fullStr Narrativas de professores de LE em perspectiva antirracista: um centro de línguas em estudo
title_full_unstemmed Narrativas de professores de LE em perspectiva antirracista: um centro de línguas em estudo
title_sort Narrativas de professores de LE em perspectiva antirracista: um centro de línguas em estudo
author Oliveira, Ísis Catherine Sena de
author_facet Oliveira, Ísis Catherine Sena de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandez, Yamilka Rabasa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ísis Catherine Sena de
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria Racial Crítica
Narrativas autobiográficas
Racismo - Brasil
Centros Interescolares de Língua (CILs)
Professores de línguas
topic Teoria Racial Crítica
Narrativas autobiográficas
Racismo - Brasil
Centros Interescolares de Língua (CILs)
Professores de línguas
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-31
2024-09-26T18:36:02Z
2024-09-26T18:36:02Z
2024-09-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Ísis Catherine Sena de. Narrativas de professores de LE em perspectiva antirracista: um centro de línguas em estudo. 2023. 118 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/50463
identifier_str_mv OLIVEIRA, Ísis Catherine Sena de. Narrativas de professores de LE em perspectiva antirracista: um centro de línguas em estudo. 2023. 118 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/50463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508225998880768