A política pública de expansão para a educação superior entre 1995 e 2010 : uma abordagem neoinstitucionalista histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Cristina Helena Almeida de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29753
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782015206004
Resumo: O objetivo do artigo é compreender a relação complexa da política pública para a educação superior por meio da vertente histórica do neoinstitucionalismo. As instituições são centrais no estudo da política, não apenas pela importância do Estado como ator e autor de ações específicas, mas por sua capacidade de interferir na cultura política, na estratégia dos atores e na produção da agenda de pesquisa neoinstitucionalista histórica. Por meio da análise tridimensional da política (polity, politics e policy), a pesquisa procura analisar de maneira comparativa a constituição da agenda pública, a formulação e a implementação da política educacional nos governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. O fio condutor é a dinâmica da Arena Decisória de Educação Superior, na qual a política pública gestada pelo Ministério da Educação (MEC) influenciou e foi influenciada pelo conjunto de atores governamentais e sociais.
id UNB_9924d629a937c6242861ac3c143f5541
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/29753
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Carvalho, Cristina Helena Almeida de2017-12-07T05:13:08Z2017-12-07T05:13:08Z2015-01CARVALHO, Cristina Helena Almeida de. A política pública de expansão para a educação superior entre 1995 e 2010: uma abordagem neoinstitucionalista histórica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 60, p. 51-76, jan./mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000100051&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782015206004.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29753http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782015206004O objetivo do artigo é compreender a relação complexa da política pública para a educação superior por meio da vertente histórica do neoinstitucionalismo. As instituições são centrais no estudo da política, não apenas pela importância do Estado como ator e autor de ações específicas, mas por sua capacidade de interferir na cultura política, na estratégia dos atores e na produção da agenda de pesquisa neoinstitucionalista histórica. Por meio da análise tridimensional da política (polity, politics e policy), a pesquisa procura analisar de maneira comparativa a constituição da agenda pública, a formulação e a implementação da política educacional nos governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. O fio condutor é a dinâmica da Arena Decisória de Educação Superior, na qual a política pública gestada pelo Ministério da Educação (MEC) influenciou e foi influenciada pelo conjunto de atores governamentais e sociais.The aim of this paper is to understand the complex relationship of public policy for higher education, through the historical aspect of the neo institutionalism. Institutions are central to the study of politics, not only because of the importance of the state as an actor and author of specific actions, but by their ability to interfere in the political culture, the actors’ strategy and on the research agenda of historical neo institutionalism. Through dimensional analysis of the policy (polity, politics and policy), the research seeks to analyze in a comparative way the constitution of the public agenda, the formulation and implementation of educational policy in the governments of Fernando Henrique Cardoso and Luiz Inácio Lula da Silva. The common thread is the dynamic of Arena Decision of Higher Education, in which public policy fomented by the Ministry of Education (MEC) has influenced and been influenced by all the governmental and social actors.El propósito de este trabajo es entender la compleja relación de la política pública de educación superior, por medio del neoinstitucionalismo histórico. Las instituciones son fundamentales para el estudio de la política, no solo por la importancia del Estado como actor y autor de acciones específicas, sino por su capacidad de interferir en la cultura política, en la estrategia de los actores y en la producción de la agenda de la investigación neoinstitucionalista histórica. A través del análisis tridimensional de la política (polity, politics y policy), la investigación trata de analizar de manera comparativa la constitución de la agenda pública, la formulación e implementación de la política educacional en los gobiernos de Fernando Henrique Cardoso y Luiz Inácio Lula da Silva. El hilo conductor es la dinámica de la Arena Decisoria de la Educación Superior, en la que la política pública fomentada por el Ministerio de Educación de Brasil (MEC) ha influido y ha sido influido por el conjunto de actores gubernamentales y sociales.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em EducaçãoRevista Brasileira de Educação - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY NC 3.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000100051&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 abr. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessA política pública de expansão para a educação superior entre 1995 e 2010 : uma abordagem neoinstitucionalista históricaThe public policy of higher education expansion between 1995 and 2010 : an historical neo institutionalism approachLa política pública para la expansión de la educación superior entre 1995 y 2010 : un enfoque histórico neoinstitucionalistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEnsino superiorPolítica públicaNeoinstitucionalismo históricoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_PoliticaPublicaExpansao.pdfARTIGO_PoliticaPublicaExpansao.pdfapplication/pdf788221http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/29753/1/ARTIGO_PoliticaPublicaExpansao.pdf2027bb1ee25bb9e826f7d6b4276131a5MD51open access10482/297532023-08-29 14:29:16.405open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/29753Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-29T17:29:16Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A política pública de expansão para a educação superior entre 1995 e 2010 : uma abordagem neoinstitucionalista histórica
dc.title.alternative.none.fl_str_mv The public policy of higher education expansion between 1995 and 2010 : an historical neo institutionalism approach
La política pública para la expansión de la educación superior entre 1995 y 2010 : un enfoque histórico neoinstitucionalista
title A política pública de expansão para a educação superior entre 1995 e 2010 : uma abordagem neoinstitucionalista histórica
spellingShingle A política pública de expansão para a educação superior entre 1995 e 2010 : uma abordagem neoinstitucionalista histórica
Carvalho, Cristina Helena Almeida de
Ensino superior
Política pública
Neoinstitucionalismo histórico
title_short A política pública de expansão para a educação superior entre 1995 e 2010 : uma abordagem neoinstitucionalista histórica
title_full A política pública de expansão para a educação superior entre 1995 e 2010 : uma abordagem neoinstitucionalista histórica
title_fullStr A política pública de expansão para a educação superior entre 1995 e 2010 : uma abordagem neoinstitucionalista histórica
title_full_unstemmed A política pública de expansão para a educação superior entre 1995 e 2010 : uma abordagem neoinstitucionalista histórica
title_sort A política pública de expansão para a educação superior entre 1995 e 2010 : uma abordagem neoinstitucionalista histórica
author Carvalho, Cristina Helena Almeida de
author_facet Carvalho, Cristina Helena Almeida de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Cristina Helena Almeida de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Ensino superior
Política pública
Neoinstitucionalismo histórico
topic Ensino superior
Política pública
Neoinstitucionalismo histórico
description O objetivo do artigo é compreender a relação complexa da política pública para a educação superior por meio da vertente histórica do neoinstitucionalismo. As instituições são centrais no estudo da política, não apenas pela importância do Estado como ator e autor de ações específicas, mas por sua capacidade de interferir na cultura política, na estratégia dos atores e na produção da agenda de pesquisa neoinstitucionalista histórica. Por meio da análise tridimensional da política (polity, politics e policy), a pesquisa procura analisar de maneira comparativa a constituição da agenda pública, a formulação e a implementação da política educacional nos governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. O fio condutor é a dinâmica da Arena Decisória de Educação Superior, na qual a política pública gestada pelo Ministério da Educação (MEC) influenciou e foi influenciada pelo conjunto de atores governamentais e sociais.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T05:13:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T05:13:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Cristina Helena Almeida de. A política pública de expansão para a educação superior entre 1995 e 2010: uma abordagem neoinstitucionalista histórica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 60, p. 51-76, jan./mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000100051&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782015206004.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/29753
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782015206004
identifier_str_mv CARVALHO, Cristina Helena Almeida de. A política pública de expansão para a educação superior entre 1995 e 2010: uma abordagem neoinstitucionalista histórica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 60, p. 51-76, jan./mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000100051&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782015206004.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29753
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782015206004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/29753/1/ARTIGO_PoliticaPublicaExpansao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2027bb1ee25bb9e826f7d6b4276131a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864039163232256