Física de partículas a partir do diálogo : uma proposta didática para o 1° ano do ensino médio noturno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Althoff, Lucas dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35118
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2019.
id UNB_998ce84accc0657ade73cb8ddaef3d42
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/35118
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Física de partículas a partir do diálogo : uma proposta didática para o 1° ano do ensino médio noturnoParticle physics from the dialogue : a teaching proposal for evening high schoolEnsino de FísicaFísica - estudo e ensino - ensino médioFísica de partículasAprendizagem significativaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2019.Este trabalho foi concebido para oferecer alternativas pedagógicas ao professor da educação básica, e incentivá-lo a construir episódios de ensino que explorem a Física de Partículas para alunos do 1° Ano do Ensino Médio no turno Noturno. Para tanto, construímos uma Sequência Didática baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e no Programa de Filosofia para Crianças e Adolescentes de Matthew Lipman construindo o Produto Educacional com base na Teoria da Transposição Didática de Chevallard. Investigam-se, neste trabalho, evidências de ocorrência de Aprendizagem Significativa de conceitos introdutórios de Física de Partículas promovidos por uma Proposta Didática centrada na construção de conhecimento a partir do diálogo. Nesta perspectiva, a turma é transformada em uma comunidade de investigação e a abordagem em sala de aula envolve estratégias diversificadas, como a leitura reflexiva de textos, jogos pedagógicos, a produção de cartazes o desenvolvimento de pesquisas e a participação em palestra. A metodologia da Sequência Didática foi concebida com o intuito de favorecer conjuntamente o Pensamento de Ordem Superior, formado pelo pensamento crítico, criativo e de cuidado dos alunos, e a Aprendizagem Significativa, envolvendo conceitos de Física de Partículas. A pesquisa foi aplicada em uma turma de 1° ano do Ensino Médio da rede pública na região administrativa da Fercal, a 25 km do centro de Brasília - DF. Conclui- se dos resultados da aplicação que o diálogo funciona como um veículo para desenvolver o pensamento dos alunos e concomitantemente favorecer a Aprendizagem Significativa de conceitos de Física de Partículas. A Proposta Didática também identificou evidências de intensificação da motivação dos alunos do Ensino Médio Noturno para com as aulas de Física.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).This work was conceived to offer pedagogical alternatives to the basic education teacher, and to encourage him to construct teaching episodes that explore Particle Physics for students of the lst Year of High School in the Evening shift. We approached the underlying concepts using David AusubeFs Meaningful Learning and Mathew Lipman’s Philosophy Program for Children and Adolescents, making use also of Chevallard’s Theory of Didactic Transposition. We investigate, in this work, evidences of the occurrence of Meaningful Learning of introductory concepts of Particle Physics promoted by a Didactic Proposal focused on the construction of knowledge from the dialogue. The present approach transforms the class into a Research Community and involves diverse strategies, such as reflexive reading of texts, pedagogical games, pôster production, research development and participation in lectures. The methodology aimed at favoring Higher Order Thinking, formed by Lipman’s criticai, Creative and care modes of thinking, and AusubeFs Meaningful Learning with the use of Particle Physics concepts. The research was applied to a lst year public high school students in the Fercal administrative region, 25 km from the center of BraziFs capital city, Brasília - DF. It is concluded from the results of the application that the dialogue functions as a vehicle to develop students' thinking in general and contributed to the Meaningful Learning of Particle Physics concepts. The Didactic Proposal also identified evidences of intensification in the motivation of the students of the evening High school with respect to physics classes.Silva Filho, Olavo Leopoldino daAlthoff, Lucas dos Santos2019-07-18T21:28:18Z2019-07-18T21:28:18Z2019-07-182018-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfALTHOFF, Lucas dos Santos. Física de partículas a partir do diálogo: uma proposta didática para o 1° ano do ensino médio noturno. 2018. xi, 155 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/35118A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T20:03:13Zoai:repositorio.unb.br:10482/35118Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T20:03:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Física de partículas a partir do diálogo : uma proposta didática para o 1° ano do ensino médio noturno
Particle physics from the dialogue : a teaching proposal for evening high school
title Física de partículas a partir do diálogo : uma proposta didática para o 1° ano do ensino médio noturno
spellingShingle Física de partículas a partir do diálogo : uma proposta didática para o 1° ano do ensino médio noturno
Althoff, Lucas dos Santos
Ensino de Física
Física - estudo e ensino - ensino médio
Física de partículas
Aprendizagem significativa
title_short Física de partículas a partir do diálogo : uma proposta didática para o 1° ano do ensino médio noturno
title_full Física de partículas a partir do diálogo : uma proposta didática para o 1° ano do ensino médio noturno
title_fullStr Física de partículas a partir do diálogo : uma proposta didática para o 1° ano do ensino médio noturno
title_full_unstemmed Física de partículas a partir do diálogo : uma proposta didática para o 1° ano do ensino médio noturno
title_sort Física de partículas a partir do diálogo : uma proposta didática para o 1° ano do ensino médio noturno
author Althoff, Lucas dos Santos
author_facet Althoff, Lucas dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva Filho, Olavo Leopoldino da
dc.contributor.author.fl_str_mv Althoff, Lucas dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Física - estudo e ensino - ensino médio
Física de partículas
Aprendizagem significativa
topic Ensino de Física
Física - estudo e ensino - ensino médio
Física de partículas
Aprendizagem significativa
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2019.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-12
2019-07-18T21:28:18Z
2019-07-18T21:28:18Z
2019-07-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALTHOFF, Lucas dos Santos. Física de partículas a partir do diálogo: uma proposta didática para o 1° ano do ensino médio noturno. 2018. xi, 155 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/35118
identifier_str_mv ALTHOFF, Lucas dos Santos. Física de partículas a partir do diálogo: uma proposta didática para o 1° ano do ensino médio noturno. 2018. xi, 155 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/35118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580834453815296