O atomismo na Física do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Demutiey Rodrigues de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34967
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.
id UNB_1096c1b9c200732524597cac3ef944bf
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/34967
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O atomismo na Física do Ensino MédioThe atomism in High Scholl PhysicsEnsino de FísicaFísica - estudo e ensino - ensino médioAprendizagem significativaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.Nesse trabalho apresentamos uma proposta de sequência didática para o ensino do atomismo na Física do Ensino Médio. A proposta parte das concepções filosóficas sobre a constituição da matéria dos gregos antigos, como Empédocles, Aristóteles e os Atomistas e percorre o trajeto histórico que culminou no modelo de Bohr do século XX. O referencial teórico adotado reúne as idéias de Ausubel, da Aprendizagem Significativa, de Moreira, da Aprendizagem Significativa Crítica, com aquelas da abordagem de Mathew Lipman, da Pedagogia Investigativa, que mostraremos que convergem em inúmeros pontos. A sequência didática utiliza-se de elementos da História da Ciência para realizar um diálogo filosófico amplo a fim de tornar significativos os conceitos físicos que se pretende ensinar.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES).In this work, we present a proposal of a didactic sequence for teaching atomism in High School Physics. The proposal starts from the philosophical conceptions of the ancient Greeks, like Empedocles, Aristotle and the Atomists, about the constitution of matter and it follows the historical path that culminated in the atomic model of Bohr at the XXth century. The theoretical framework adopted brings together the ideas of Ausubel’s Meaningful Learning, Moreira’s Criticai Meaningful Learning, and Mathew Lipman’s approach of Investigative Pedagogy, which we show that converge in many points. The didactic sequence uses elements of the History of Science to carry out a broad philosophical dialogue in order to make meaningful the physical concepts that one wants to teach.Silva Filho, Olavo Leopoldino daSousa, Demutiey Rodrigues de2019-07-04T22:08:43Z2019-07-04T22:08:43Z2019-07-042018-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSOUSA, Demutiey Rodrigues de. O atomismo na Física do Ensino Médio. 2018. 130 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34967A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T20:03:13Zoai:repositorio.unb.br:10482/34967Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T20:03:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O atomismo na Física do Ensino Médio
The atomism in High Scholl Physics
title O atomismo na Física do Ensino Médio
spellingShingle O atomismo na Física do Ensino Médio
Sousa, Demutiey Rodrigues de
Ensino de Física
Física - estudo e ensino - ensino médio
Aprendizagem significativa
title_short O atomismo na Física do Ensino Médio
title_full O atomismo na Física do Ensino Médio
title_fullStr O atomismo na Física do Ensino Médio
title_full_unstemmed O atomismo na Física do Ensino Médio
title_sort O atomismo na Física do Ensino Médio
author Sousa, Demutiey Rodrigues de
author_facet Sousa, Demutiey Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva Filho, Olavo Leopoldino da
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Demutiey Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Física - estudo e ensino - ensino médio
Aprendizagem significativa
topic Ensino de Física
Física - estudo e ensino - ensino médio
Aprendizagem significativa
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12
2019-07-04T22:08:43Z
2019-07-04T22:08:43Z
2019-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Demutiey Rodrigues de. O atomismo na Física do Ensino Médio. 2018. 130 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/34967
identifier_str_mv SOUSA, Demutiey Rodrigues de. O atomismo na Física do Ensino Médio. 2018. 130 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/34967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508384348536832