“Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40563 |
Resumo: | O presente ensaio discute o movimento escola sem partido em suas múltiplas variações, ora como projeto, ora como discurso e ainda como movimento político. Analisa, a partir de uma abordagem hermenêutica, em claro exercício de bricolagem, os textos e subtextos do movimento, propondo sua observação como fenômeno de viés autoritário, de controle dos espaços escolares a serviço do capital e do conservadorismo. Concluímos pela alertando os leitores para o perigo que ronda discursos como este, a constituição de uma sociedade autoritária. |
id |
UNB_99fb07e65b5f971b3c67f5668a459f05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/40563 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
“Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’Educação - BrasilPolítica educacionalPolíticaEnsaiosO presente ensaio discute o movimento escola sem partido em suas múltiplas variações, ora como projeto, ora como discurso e ainda como movimento político. Analisa, a partir de uma abordagem hermenêutica, em claro exercício de bricolagem, os textos e subtextos do movimento, propondo sua observação como fenômeno de viés autoritário, de controle dos espaços escolares a serviço do capital e do conservadorismo. Concluímos pela alertando os leitores para o perigo que ronda discursos como este, a constituição de uma sociedade autoritária.This essay discusses the "school without a party" movement in its multiple variations, sometimes as a project, sometimes as a discourse, and still as a political movement. It analyses, from a hermeneutic approach, in a clear exercise of bricolage, the texts, and subtexts of the movement, proposing its observation as a phenomenon of authoritarian bias, of control of school spaces at the service of capital and moral conservatism. We conclude by alerting readers to the danger that surrounds discourses like this, the constitution of an authoritarian society.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)Universidade do Estado da Bahia (UNEB)2021-04-16T13:20:07Z2021-04-16T13:20:07Z2020-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRODRIGUES, Maria dos Remédios; MATOS-DE-SOUZA, Rodrigo. “Ignorância é Força”: algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’. Revista Brasileira de Jovens e Adultos, v. 8, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10428. Acesso em: 16 abr. 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40563Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Esta Revista é licenciada por Creative Commons - (CC BY NC) - Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10428. Acesso em: 16 abr. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Maria dos RemédiosSouza, Rodrigo Matos deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-21T01:42:03Zoai:repositorio.unb.br:10482/40563Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-21T01:42:03Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’ |
title |
“Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’ |
spellingShingle |
“Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’ Rodrigues, Maria dos Remédios Educação - Brasil Política educacional Política Ensaios |
title_short |
“Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’ |
title_full |
“Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’ |
title_fullStr |
“Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’ |
title_full_unstemmed |
“Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’ |
title_sort |
“Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’ |
author |
Rodrigues, Maria dos Remédios |
author_facet |
Rodrigues, Maria dos Remédios Souza, Rodrigo Matos de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Rodrigo Matos de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Maria dos Remédios Souza, Rodrigo Matos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Brasil Política educacional Política Ensaios |
topic |
Educação - Brasil Política educacional Política Ensaios |
description |
O presente ensaio discute o movimento escola sem partido em suas múltiplas variações, ora como projeto, ora como discurso e ainda como movimento político. Analisa, a partir de uma abordagem hermenêutica, em claro exercício de bricolagem, os textos e subtextos do movimento, propondo sua observação como fenômeno de viés autoritário, de controle dos espaços escolares a serviço do capital e do conservadorismo. Concluímos pela alertando os leitores para o perigo que ronda discursos como este, a constituição de uma sociedade autoritária. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28 2021-04-16T13:20:07Z 2021-04-16T13:20:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RODRIGUES, Maria dos Remédios; MATOS-DE-SOUZA, Rodrigo. “Ignorância é Força”: algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’. Revista Brasileira de Jovens e Adultos, v. 8, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10428. Acesso em: 16 abr. 2021. https://repositorio.unb.br/handle/10482/40563 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Maria dos Remédios; MATOS-DE-SOUZA, Rodrigo. “Ignorância é Força”: algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’. Revista Brasileira de Jovens e Adultos, v. 8, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10428. Acesso em: 16 abr. 2021. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40563 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508364989726720 |