“Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria dos Remédios
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Rodrigo Matos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40563
Resumo: O presente ensaio discute o movimento escola sem partido em suas múltiplas variações, ora como projeto, ora como discurso e ainda como movimento político. Analisa, a partir de uma abordagem hermenêutica, em claro exercício de bricolagem, os textos e subtextos do movimento, propondo sua observação como fenômeno de viés autoritário, de controle dos espaços escolares a serviço do capital e do conservadorismo. Concluímos pela alertando os leitores para o perigo que ronda discursos como este, a constituição de uma sociedade autoritária.
id UNB_99fb07e65b5f971b3c67f5668a459f05
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/40563
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling “Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’Educação - BrasilPolítica educacionalPolíticaEnsaiosO presente ensaio discute o movimento escola sem partido em suas múltiplas variações, ora como projeto, ora como discurso e ainda como movimento político. Analisa, a partir de uma abordagem hermenêutica, em claro exercício de bricolagem, os textos e subtextos do movimento, propondo sua observação como fenômeno de viés autoritário, de controle dos espaços escolares a serviço do capital e do conservadorismo. Concluímos pela alertando os leitores para o perigo que ronda discursos como este, a constituição de uma sociedade autoritária.This essay discusses the "school without a party" movement in its multiple variations, sometimes as a project, sometimes as a discourse, and still as a political movement. It analyses, from a hermeneutic approach, in a clear exercise of bricolage, the texts, and subtexts of the movement, proposing its observation as a phenomenon of authoritarian bias, of control of school spaces at the service of capital and moral conservatism. We conclude by alerting readers to the danger that surrounds discourses like this, the constitution of an authoritarian society.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)Universidade do Estado da Bahia (UNEB)2021-04-16T13:20:07Z2021-04-16T13:20:07Z2020-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRODRIGUES, Maria dos Remédios; MATOS-DE-SOUZA, Rodrigo. “Ignorância é Força”: algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’. Revista Brasileira de Jovens e Adultos, v. 8, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10428. Acesso em: 16 abr. 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40563Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Esta Revista é licenciada por Creative Commons - (CC BY NC) - Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10428. Acesso em: 16 abr. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Maria dos RemédiosSouza, Rodrigo Matos deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-21T01:42:03Zoai:repositorio.unb.br:10482/40563Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-21T01:42:03Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv “Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’
title “Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’
spellingShingle “Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’
Rodrigues, Maria dos Remédios
Educação - Brasil
Política educacional
Política
Ensaios
title_short “Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’
title_full “Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’
title_fullStr “Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’
title_full_unstemmed “Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’
title_sort “Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’
author Rodrigues, Maria dos Remédios
author_facet Rodrigues, Maria dos Remédios
Souza, Rodrigo Matos de
author_role author
author2 Souza, Rodrigo Matos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Maria dos Remédios
Souza, Rodrigo Matos de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Brasil
Política educacional
Política
Ensaios
topic Educação - Brasil
Política educacional
Política
Ensaios
description O presente ensaio discute o movimento escola sem partido em suas múltiplas variações, ora como projeto, ora como discurso e ainda como movimento político. Analisa, a partir de uma abordagem hermenêutica, em claro exercício de bricolagem, os textos e subtextos do movimento, propondo sua observação como fenômeno de viés autoritário, de controle dos espaços escolares a serviço do capital e do conservadorismo. Concluímos pela alertando os leitores para o perigo que ronda discursos como este, a constituição de uma sociedade autoritária.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
2021-04-16T13:20:07Z
2021-04-16T13:20:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Maria dos Remédios; MATOS-DE-SOUZA, Rodrigo. “Ignorância é Força”: algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’. Revista Brasileira de Jovens e Adultos, v. 8, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10428. Acesso em: 16 abr. 2021.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40563
identifier_str_mv RODRIGUES, Maria dos Remédios; MATOS-DE-SOUZA, Rodrigo. “Ignorância é Força”: algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’. Revista Brasileira de Jovens e Adultos, v. 8, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10428. Acesso em: 16 abr. 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508364989726720