Os ateliês de artes nos polos de apoio presencial da universidade aberta do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Isabela Barbosa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16419
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2014.
id UNB_9a4da0c24c317a4872601169c4211c40
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/16419
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Os ateliês de artes nos polos de apoio presencial da universidade aberta do BrasilArte - estudo e ensinoUniversidade aberta - BrasilLicenciatura em ArtesLogísticaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2014.Trata-se de um trabalho de pesquisa sobre a oferta de Curso de Artes – Licenciatura, oferecido pela modalidade de educação a distância em polos de apoio presencial pela Universidade Aberta do Brasil, cujo objetivo principal é verificar a existência e a qualidade dos Ateliês de Artes nos polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil. Especificamente, buscou-se apresentar os referenciais legais sobre o Sistema da Universidade Aberta, a história da arte a partir da Idade Média, averiguar como são atendidas as práticas pedagógicas na modalidade a distância em polos de apoio presencial e se os ateliês possibilitam a experimentação e a pesquisa prático-teórica, investigar se contam com recursos materiais e uma sala especialmente preparada para o desenvolvimento das propostas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, qualiquantitativa, e estudo de campo dividida em dois momentos quando a autora foi consultora no projeto de análise da infraestrutura física dos polos de apoio presencial nos anos 2010/2011, na região nordeste, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, e como professora convidada na Disciplina de Ateliê em Pintura pela Universidade de Brasília, no ano de 2013, em visita aos polos de apoio presencial da região norte. A pesquisa foi desenvolvida em 3 etapas: levantamento dos dados da infraestrutura pedagógica dos polos de apoio presencial; aferição dos dados e discussão dos resultados por meio da análise dos resultados do relatório de consultoria e visita in loco aos polos. O resultado da pesquisa demonstrou que nos 66 polos visitados, verificou-se que os Ateliês de Arte funcionam de forma improvisada e não contam com estruturas adequadas e insumos. Desses, 35% não possuem ateliês, e 15% não continham informações para averiguação. Foi verificado que, quando existem Ateliês, eles são multifuncionais, com as práticas em pintura, escultura, desenho e cerâmica acontecendo todas no mesmo espaço, sendo que esses espaços não são devidamente preparados para tais disciplinas. Concluiu-se que os Polos de Apoio Presencial, mantidos pelos mantenedores pelo Governo ou Municípios, juntamente com o MEC/Capes e as Instituições que ofertam cursos de Artes precisam alinhar-se e juntar esforços para vencer a deficiências encontradas nesta pesquisa. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis is a research paper about the current offer of Art Course - Licenciatura, offered as distance education modality supported in learner-support facilities by the Universidade Aberta do Brasil, whose main objective is to assess how they are currently offering pedagogical practices in the art studios. Specifically, we searched to present the theoretical references about the Universidade Aberta do Brasil, the history of art from the Middle Ages, ascertain how pedagogical practices are offered in the learner-support facilities, and if the art studios allow experimentation and practical-theoretical research, we also seek if the art studios are supported with material resources and a classroom specially prepared for the development of the proposals. The methodology was based in bibliographic research, quali-quantitative, and field study divided in two moments when the author was a consultant on the physical infrastructure analysis project in the learner-support facilities in 2010\2011, in the northeast, by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, and as a guest art teacher in the Universidade de Brasília in 2013, visiting the learner-support facilities in north region. The research was carried out in 3 stages: data records of the pedagogical educational infrastructure of the learner-support facilities; benchmarking data and and results discussion by analyzing the results of the consultancy report and in loc visits to the learner-support facilities. The research result demonstrate that in the 66 visited learner-support facilities, it was found that the art studios work in an improvised way and do not have appropriate structures and inputs. From the visited Learner-support Facilities, 35% do not have art studios, and 15% did not contain information for verification. It was found that when there are art studios, they are multifunctional with practices on painting, sculpture, drawing and ceramics all happening in the same space, and these spaces are not properly prepared for such disciplines. It was concluded that the learner-support facilities, maintained by the Government or Municipalities, along with MEC/CAPES and institutions that offer courses in Arts need to align and join forces to overcome the deficiencies found in this study.Gatti, Thérèse HofmannRodrigues, Isabela Barbosa2014-10-08T15:08:12Z2014-10-08T15:08:12Z2014-10-082014-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Isabela Barbosa. Os ateliês de artes nos polos de apoio presencial da universidade aberta do Brasil. 2014. 118 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16419A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T18:37:50Zoai:repositorio.unb.br:10482/16419Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T18:37:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Os ateliês de artes nos polos de apoio presencial da universidade aberta do Brasil
title Os ateliês de artes nos polos de apoio presencial da universidade aberta do Brasil
spellingShingle Os ateliês de artes nos polos de apoio presencial da universidade aberta do Brasil
Rodrigues, Isabela Barbosa
Arte - estudo e ensino
Universidade aberta - Brasil
Licenciatura em Artes
Logística
title_short Os ateliês de artes nos polos de apoio presencial da universidade aberta do Brasil
title_full Os ateliês de artes nos polos de apoio presencial da universidade aberta do Brasil
title_fullStr Os ateliês de artes nos polos de apoio presencial da universidade aberta do Brasil
title_full_unstemmed Os ateliês de artes nos polos de apoio presencial da universidade aberta do Brasil
title_sort Os ateliês de artes nos polos de apoio presencial da universidade aberta do Brasil
author Rodrigues, Isabela Barbosa
author_facet Rodrigues, Isabela Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gatti, Thérèse Hofmann
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Isabela Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Arte - estudo e ensino
Universidade aberta - Brasil
Licenciatura em Artes
Logística
topic Arte - estudo e ensino
Universidade aberta - Brasil
Licenciatura em Artes
Logística
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-08T15:08:12Z
2014-10-08T15:08:12Z
2014-10-08
2014-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Isabela Barbosa. Os ateliês de artes nos polos de apoio presencial da universidade aberta do Brasil. 2014. 118 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16419
identifier_str_mv RODRIGUES, Isabela Barbosa. Os ateliês de artes nos polos de apoio presencial da universidade aberta do Brasil. 2014. 118 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/16419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508221820305408