Funções sociais e oportunidades para profissionais da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tarapanoff, Kira
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Suaiden, Emir José, Oliveira, Cecília Leite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/884
Resumo: No contexto da sociedade em rede são discutidas funções sociais e delineados alguns perfis de atuação para profissionais da informação. Dentre as funções sociais delineadas estão as educativa e a de mediação. A educativa relaciona-se à alfabetização em informação e a segunda à animação da inteligência coletiva. Dentre os papéis profissionais emergentes são enumerados e brevemente discutidos os seguintes perfis: gestores da informação; trabalhadores do conhecimento; gestores e engenheiros do conhecimento; especialistas de informação. Conclui-se que não há um perfil único para o profissional da informação, que como um "soldado universal" atenderia a todas as demandas de formação nas organizações e na sociedade. Há papéis a serem preenchidos e demandas specíficas a serem atendidas por profissionais com os mais diversos perfis, consagrados e emergentes, mas que têm como único objetivo o trabalho com a informação e o conhecimento, agregando valor à primeira e facilitando o acesso e transferindo informação e o conhecimento para todos.
id UNB_9bcba84da9b349844e3319808fa0ad04
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/884
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Funções sociais e oportunidades para profissionais da informaçãoSocial functions and working opportunities for information professionalsProfissional da informaçãoFunção socialPerfil profissionalInclusão digitalGestão da informaçãoGestão do conhecimentoNo contexto da sociedade em rede são discutidas funções sociais e delineados alguns perfis de atuação para profissionais da informação. Dentre as funções sociais delineadas estão as educativa e a de mediação. A educativa relaciona-se à alfabetização em informação e a segunda à animação da inteligência coletiva. Dentre os papéis profissionais emergentes são enumerados e brevemente discutidos os seguintes perfis: gestores da informação; trabalhadores do conhecimento; gestores e engenheiros do conhecimento; especialistas de informação. Conclui-se que não há um perfil único para o profissional da informação, que como um "soldado universal" atenderia a todas as demandas de formação nas organizações e na sociedade. Há papéis a serem preenchidos e demandas specíficas a serem atendidas por profissionais com os mais diversos perfis, consagrados e emergentes, mas que têm como único objetivo o trabalho com a informação e o conhecimento, agregando valor à primeira e facilitando o acesso e transferindo informação e o conhecimento para todos.In the context of the new communication economy, that has the net as its icon, there are discussed social functions and new profiles for the information professionals, including librarians. Among the social functions put into discussion are the educational role and the mediator's role. The first relates to the literacy in information and the second to the role of cultural "animator" and collective intelligence moderator in the society. Among the professional profiles, specially in organizations, there are discussed briefly the following: information manager; knowledge worker; knowledge manager and engineer; information specialists. It is concluded that there is no such a thing as an unique information professional profile, similar to an "universal soldier", who would attend all the information and knowledge needs and demands in organizations and society. There are roles to be fulfilled and specific demands for information professionals with a variety of known and emerging profiles, but that have as common objective - the work with information and knowledge, adding value to the first and facilitating the access and transferring information and knowledge for all.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)2008-09-30T10:32:23Z2010-09-09T14:37:26Z2008-09-30T10:32:23Z2010-09-09T14:37:26Z2002-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTARAPANOFF, Kira; SUAIDEN, Emir; OLIVEIRA, Cecília Leite. Funções sociais e oportunidades para profissionais da informação. DataGramaZero: revista de ciência da informação, ano 3, n. 5, 2002.http://repositorio.unb.br/handle/10482/884http://repositorio.unb.br/handle/10482/884Tarapanoff, KiraSuaiden, Emir JoséOliveira, Cecília Leiteinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-22T23:26:06Zoai:repositorio.unb.br:10482/884Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-22T23:26:06Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Funções sociais e oportunidades para profissionais da informação
Social functions and working opportunities for information professionals
title Funções sociais e oportunidades para profissionais da informação
spellingShingle Funções sociais e oportunidades para profissionais da informação
Tarapanoff, Kira
Profissional da informação
Função social
Perfil profissional
Inclusão digital
Gestão da informação
Gestão do conhecimento
title_short Funções sociais e oportunidades para profissionais da informação
title_full Funções sociais e oportunidades para profissionais da informação
title_fullStr Funções sociais e oportunidades para profissionais da informação
title_full_unstemmed Funções sociais e oportunidades para profissionais da informação
title_sort Funções sociais e oportunidades para profissionais da informação
author Tarapanoff, Kira
author_facet Tarapanoff, Kira
Suaiden, Emir José
Oliveira, Cecília Leite
author_role author
author2 Suaiden, Emir José
Oliveira, Cecília Leite
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tarapanoff, Kira
Suaiden, Emir José
Oliveira, Cecília Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Profissional da informação
Função social
Perfil profissional
Inclusão digital
Gestão da informação
Gestão do conhecimento
topic Profissional da informação
Função social
Perfil profissional
Inclusão digital
Gestão da informação
Gestão do conhecimento
description No contexto da sociedade em rede são discutidas funções sociais e delineados alguns perfis de atuação para profissionais da informação. Dentre as funções sociais delineadas estão as educativa e a de mediação. A educativa relaciona-se à alfabetização em informação e a segunda à animação da inteligência coletiva. Dentre os papéis profissionais emergentes são enumerados e brevemente discutidos os seguintes perfis: gestores da informação; trabalhadores do conhecimento; gestores e engenheiros do conhecimento; especialistas de informação. Conclui-se que não há um perfil único para o profissional da informação, que como um "soldado universal" atenderia a todas as demandas de formação nas organizações e na sociedade. Há papéis a serem preenchidos e demandas specíficas a serem atendidas por profissionais com os mais diversos perfis, consagrados e emergentes, mas que têm como único objetivo o trabalho com a informação e o conhecimento, agregando valor à primeira e facilitando o acesso e transferindo informação e o conhecimento para todos.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-10
2008-09-30T10:32:23Z
2008-09-30T10:32:23Z
2010-09-09T14:37:26Z
2010-09-09T14:37:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TARAPANOFF, Kira; SUAIDEN, Emir; OLIVEIRA, Cecília Leite. Funções sociais e oportunidades para profissionais da informação. DataGramaZero: revista de ciência da informação, ano 3, n. 5, 2002.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/884
http://repositorio.unb.br/handle/10482/884
identifier_str_mv TARAPANOFF, Kira; SUAIDEN, Emir; OLIVEIRA, Cecília Leite. Funções sociais e oportunidades para profissionais da informação. DataGramaZero: revista de ciência da informação, ano 3, n. 5, 2002.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508178303352832