Um novo olhar sobre os cursos de formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6272 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de debater e refletir sobre os Cursos de Formação dos Professores de Ciências e Matemática. Tais cursos apresentam antigos problemas, dentre eles, a desarticulação entre as disciplinas, a teoria e a prática, que refletem na construção do perfil do futuro professor. Assim, faz-se necessária uma nova forma de pensar e estruturar os Cursos de Formação Docente. Nesta perspectiva, este artigo apresenta alguns conceitos de Bachelard e Lakatos que podem contribuir para uma formação de cunho reflexivo __________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_9c9d17c649a3b65ff6c851655ea65f68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/6272 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Um novo olhar sobre os cursos de formação de professoresLooking at teacher education programs in a new wayProfessores - formaçãoConhecimento e aprendizagemMétodos de ensinoPrática de ensinoEste artigo tem o objetivo de debater e refletir sobre os Cursos de Formação dos Professores de Ciências e Matemática. Tais cursos apresentam antigos problemas, dentre eles, a desarticulação entre as disciplinas, a teoria e a prática, que refletem na construção do perfil do futuro professor. Assim, faz-se necessária uma nova forma de pensar e estruturar os Cursos de Formação Docente. Nesta perspectiva, este artigo apresenta alguns conceitos de Bachelard e Lakatos que podem contribuir para uma formação de cunho reflexivo __________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper aims to discuss and reflect about Science and Mathematics Teacher Education Programs. Those programs have been showing quite a few problems; one of these is about articulation. There is no articulation between the several disciplines of the program and also no articulation between theory and practice. It shows that it is crucial to think about a new way of structuring and planning teacher education. In this way, this paper presents some Bachelar s and Lakato s conceptions that can contribute to a new conception of teacher education a reflexive teacher education.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)2010-12-21T18:11:49Z2010-12-21T18:11:49Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfZIMMERMANN, Erika; BERTANI, Januária Araújo. Um novo olhar sobre os cursos de formação de professores. Caderno catarinense de ensino de física, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. 43-62, abr. 2003. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6563/6047>. Acesso em: 15 dez. 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6272Zimmermann, ErikaBertani, Januária Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-21T02:31:17Zoai:repositorio.unb.br:10482/6272Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-21T02:31:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um novo olhar sobre os cursos de formação de professores Looking at teacher education programs in a new way |
title |
Um novo olhar sobre os cursos de formação de professores |
spellingShingle |
Um novo olhar sobre os cursos de formação de professores Zimmermann, Erika Professores - formação Conhecimento e aprendizagem Métodos de ensino Prática de ensino |
title_short |
Um novo olhar sobre os cursos de formação de professores |
title_full |
Um novo olhar sobre os cursos de formação de professores |
title_fullStr |
Um novo olhar sobre os cursos de formação de professores |
title_full_unstemmed |
Um novo olhar sobre os cursos de formação de professores |
title_sort |
Um novo olhar sobre os cursos de formação de professores |
author |
Zimmermann, Erika |
author_facet |
Zimmermann, Erika Bertani, Januária Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Bertani, Januária Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zimmermann, Erika Bertani, Januária Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - formação Conhecimento e aprendizagem Métodos de ensino Prática de ensino |
topic |
Professores - formação Conhecimento e aprendizagem Métodos de ensino Prática de ensino |
description |
Este artigo tem o objetivo de debater e refletir sobre os Cursos de Formação dos Professores de Ciências e Matemática. Tais cursos apresentam antigos problemas, dentre eles, a desarticulação entre as disciplinas, a teoria e a prática, que refletem na construção do perfil do futuro professor. Assim, faz-se necessária uma nova forma de pensar e estruturar os Cursos de Formação Docente. Nesta perspectiva, este artigo apresenta alguns conceitos de Bachelard e Lakatos que podem contribuir para uma formação de cunho reflexivo __________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2010-12-21T18:11:49Z 2010-12-21T18:11:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ZIMMERMANN, Erika; BERTANI, Januária Araújo. Um novo olhar sobre os cursos de formação de professores. Caderno catarinense de ensino de física, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. 43-62, abr. 2003. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6563/6047>. Acesso em: 15 dez. 2010. http://repositorio.unb.br/handle/10482/6272 |
identifier_str_mv |
ZIMMERMANN, Erika; BERTANI, Januária Araújo. Um novo olhar sobre os cursos de formação de professores. Caderno catarinense de ensino de física, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. 43-62, abr. 2003. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6563/6047>. Acesso em: 15 dez. 2010. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508336443293696 |