Um novo olhar sobre os cursos de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zimmermann, Erika
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Bertani, Januária Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6272
Resumo: Este artigo tem o objetivo de debater e refletir sobre os Cursos de Formação dos Professores de Ciências e Matemática. Tais cursos apresentam antigos problemas, dentre eles, a desarticulação entre as disciplinas, a teoria e a prática, que refletem na construção do perfil do futuro professor. Assim, faz-se necessária uma nova forma de pensar e estruturar os Cursos de Formação Docente. Nesta perspectiva, este artigo apresenta alguns conceitos de Bachelard e Lakatos que podem contribuir para uma formação de cunho reflexivo __________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_9c9d17c649a3b65ff6c851655ea65f68
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6272
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Um novo olhar sobre os cursos de formação de professoresLooking at teacher education programs in a new wayProfessores - formaçãoConhecimento e aprendizagemMétodos de ensinoPrática de ensinoEste artigo tem o objetivo de debater e refletir sobre os Cursos de Formação dos Professores de Ciências e Matemática. Tais cursos apresentam antigos problemas, dentre eles, a desarticulação entre as disciplinas, a teoria e a prática, que refletem na construção do perfil do futuro professor. Assim, faz-se necessária uma nova forma de pensar e estruturar os Cursos de Formação Docente. Nesta perspectiva, este artigo apresenta alguns conceitos de Bachelard e Lakatos que podem contribuir para uma formação de cunho reflexivo __________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper aims to discuss and reflect about Science and Mathematics Teacher Education Programs. Those programs have been showing quite a few problems; one of these is about articulation. There is no articulation between the several disciplines of the program and also no articulation between theory and practice. It shows that it is crucial to think about a new way of structuring and planning teacher education. In this way, this paper presents some Bachelar s and Lakato s conceptions that can contribute to a new conception of teacher education a reflexive teacher education.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)2010-12-21T18:11:49Z2010-12-21T18:11:49Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfZIMMERMANN, Erika; BERTANI, Januária Araújo. Um novo olhar sobre os cursos de formação de professores. Caderno catarinense de ensino de física, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. 43-62, abr. 2003. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6563/6047>. Acesso em: 15 dez. 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6272Zimmermann, ErikaBertani, Januária Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-21T02:31:17Zoai:repositorio.unb.br:10482/6272Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-21T02:31:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Um novo olhar sobre os cursos de formação de professores
Looking at teacher education programs in a new way
title Um novo olhar sobre os cursos de formação de professores
spellingShingle Um novo olhar sobre os cursos de formação de professores
Zimmermann, Erika
Professores - formação
Conhecimento e aprendizagem
Métodos de ensino
Prática de ensino
title_short Um novo olhar sobre os cursos de formação de professores
title_full Um novo olhar sobre os cursos de formação de professores
title_fullStr Um novo olhar sobre os cursos de formação de professores
title_full_unstemmed Um novo olhar sobre os cursos de formação de professores
title_sort Um novo olhar sobre os cursos de formação de professores
author Zimmermann, Erika
author_facet Zimmermann, Erika
Bertani, Januária Araújo
author_role author
author2 Bertani, Januária Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zimmermann, Erika
Bertani, Januária Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Conhecimento e aprendizagem
Métodos de ensino
Prática de ensino
topic Professores - formação
Conhecimento e aprendizagem
Métodos de ensino
Prática de ensino
description Este artigo tem o objetivo de debater e refletir sobre os Cursos de Formação dos Professores de Ciências e Matemática. Tais cursos apresentam antigos problemas, dentre eles, a desarticulação entre as disciplinas, a teoria e a prática, que refletem na construção do perfil do futuro professor. Assim, faz-se necessária uma nova forma de pensar e estruturar os Cursos de Formação Docente. Nesta perspectiva, este artigo apresenta alguns conceitos de Bachelard e Lakatos que podem contribuir para uma formação de cunho reflexivo __________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2010-12-21T18:11:49Z
2010-12-21T18:11:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZIMMERMANN, Erika; BERTANI, Januária Araújo. Um novo olhar sobre os cursos de formação de professores. Caderno catarinense de ensino de física, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. 43-62, abr. 2003. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6563/6047>. Acesso em: 15 dez. 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6272
identifier_str_mv ZIMMERMANN, Erika; BERTANI, Januária Araújo. Um novo olhar sobre os cursos de formação de professores. Caderno catarinense de ensino de física, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. 43-62, abr. 2003. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6563/6047>. Acesso em: 15 dez. 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508336443293696