Sociologia e ensino superior : encontro ou desencontro?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Carlos Benedito
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28572
https://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222012000100005
Resumo: O artigo aborda determinados marcos que têm caracterizado a relação entre sociologia e a análise dos sistemas de ensino na modernidade, privilegiando nessa relação o sistema de ensino superior. Salienta que a temática da educação ocupou uma posição destacada na obra de determinados autores clássicos da sociologia ao analisar a constituição do processo de modernidade. Ressalta que o sistema de ensino, destacadamente o ensino superior, tem ocupado uma posição estratégica nas sociedades contemporâneas em função da complexa relação que mantém com as esferas econômica, política e cultural em distintos contextos societários. Destaca a tendência existente na sociologia contemporânea de abordar o sistema de ensino como um subcampo especializado no interior da disciplina. Salienta que a tendência de abordar o sistema de ensino superior a partir de diversas temáticas especializadas tem conduzido as análises realizadas nesse subcampo especializado a manter uma articulação mais tênue com questões relativas ao processo de modernidade em sua fase contemporânea. O artigo enfatiza que a sociologia tem como um de seus desafios incontornáveis a tarefa de recolocar na sua pauta de pesquisa a análise dos sistemas de ensino preservando a perspectiva macro analítica delineada por determinados autores clássicos.
id UNB_9ccf8edf17824a065fcdcf5e8f97e7f4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/28572
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Sociologia e ensino superior : encontro ou desencontro?Sociology and higher education : convergence or divergence?ModernidadeSociologiaSistemas de ensinoEnsino superiorO artigo aborda determinados marcos que têm caracterizado a relação entre sociologia e a análise dos sistemas de ensino na modernidade, privilegiando nessa relação o sistema de ensino superior. Salienta que a temática da educação ocupou uma posição destacada na obra de determinados autores clássicos da sociologia ao analisar a constituição do processo de modernidade. Ressalta que o sistema de ensino, destacadamente o ensino superior, tem ocupado uma posição estratégica nas sociedades contemporâneas em função da complexa relação que mantém com as esferas econômica, política e cultural em distintos contextos societários. Destaca a tendência existente na sociologia contemporânea de abordar o sistema de ensino como um subcampo especializado no interior da disciplina. Salienta que a tendência de abordar o sistema de ensino superior a partir de diversas temáticas especializadas tem conduzido as análises realizadas nesse subcampo especializado a manter uma articulação mais tênue com questões relativas ao processo de modernidade em sua fase contemporânea. O artigo enfatiza que a sociologia tem como um de seus desafios incontornáveis a tarefa de recolocar na sua pauta de pesquisa a análise dos sistemas de ensino preservando a perspectiva macro analítica delineada por determinados autores clássicos.This article explores particular frameworks which have characterized the relation between sociology and the analysis of education systems in the modernity, with emphasis on the higher education system. It points out that the issue of education has taken a noticeable position in the work of some classical authors in the field of sociology when analyzing the constitution of modernity. It also emphasizes that the education system, in particular the higher education system, has held a strategic position in contemporary societies due to the complex relation it has with the economic, political and cultural spheres in distinct societal contexts. The text highlights the tendency of contemporary sociology to approach the education system as one of its sub-fields. In addition, it shows that the tendency of looking into the higher education system from different disciplinary perspectives has led the analysis conducted on this sub-field to have a weaker connection with matters related to the process of modernity in its contemporary stage. The paper emphasizes that one of sociology's main challenges is to bring the analysis on the education systems back to its research agenda and keep the macro-analytical perspective drawn up by certain classical authors.Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFRGS2017-12-07T05:01:03Z2017-12-07T05:01:03Z2012-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFormato Documento Eletrônico(ABNT) MARTINS, Carlos Benedito. Sociologia e ensino superior: encontro ou desencontro?. Sociologias, Porto Alegre, v. 14, n. 29, p. 100-127, jan./abr. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-45222012000100005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222012000100005&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 22 set. 2020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28572https://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222012000100005Sociologias - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222012000100005&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 22 set. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Carlos Beneditoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:00:35Zoai:repositorio.unb.br:10482/28572Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:00:35Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Sociologia e ensino superior : encontro ou desencontro?
Sociology and higher education : convergence or divergence?
title Sociologia e ensino superior : encontro ou desencontro?
spellingShingle Sociologia e ensino superior : encontro ou desencontro?
Martins, Carlos Benedito
Modernidade
Sociologia
Sistemas de ensino
Ensino superior
title_short Sociologia e ensino superior : encontro ou desencontro?
title_full Sociologia e ensino superior : encontro ou desencontro?
title_fullStr Sociologia e ensino superior : encontro ou desencontro?
title_full_unstemmed Sociologia e ensino superior : encontro ou desencontro?
title_sort Sociologia e ensino superior : encontro ou desencontro?
author Martins, Carlos Benedito
author_facet Martins, Carlos Benedito
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Carlos Benedito
dc.subject.por.fl_str_mv Modernidade
Sociologia
Sistemas de ensino
Ensino superior
topic Modernidade
Sociologia
Sistemas de ensino
Ensino superior
description O artigo aborda determinados marcos que têm caracterizado a relação entre sociologia e a análise dos sistemas de ensino na modernidade, privilegiando nessa relação o sistema de ensino superior. Salienta que a temática da educação ocupou uma posição destacada na obra de determinados autores clássicos da sociologia ao analisar a constituição do processo de modernidade. Ressalta que o sistema de ensino, destacadamente o ensino superior, tem ocupado uma posição estratégica nas sociedades contemporâneas em função da complexa relação que mantém com as esferas econômica, política e cultural em distintos contextos societários. Destaca a tendência existente na sociologia contemporânea de abordar o sistema de ensino como um subcampo especializado no interior da disciplina. Salienta que a tendência de abordar o sistema de ensino superior a partir de diversas temáticas especializadas tem conduzido as análises realizadas nesse subcampo especializado a manter uma articulação mais tênue com questões relativas ao processo de modernidade em sua fase contemporânea. O artigo enfatiza que a sociologia tem como um de seus desafios incontornáveis a tarefa de recolocar na sua pauta de pesquisa a análise dos sistemas de ensino preservando a perspectiva macro analítica delineada por determinados autores clássicos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04
2017-12-07T05:01:03Z
2017-12-07T05:01:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Formato Documento Eletrônico(ABNT) MARTINS, Carlos Benedito. Sociologia e ensino superior: encontro ou desencontro?. Sociologias, Porto Alegre, v. 14, n. 29, p. 100-127, jan./abr. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-45222012000100005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222012000100005&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 22 set. 2020.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/28572
https://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222012000100005
identifier_str_mv Formato Documento Eletrônico(ABNT) MARTINS, Carlos Benedito. Sociologia e ensino superior: encontro ou desencontro?. Sociologias, Porto Alegre, v. 14, n. 29, p. 100-127, jan./abr. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-45222012000100005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222012000100005&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 22 set. 2020.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/28572
https://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222012000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580826504560640