Sociologia e ensino superior : encontro ou desencontro?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/28572 https://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222012000100005 |
Resumo: | O artigo aborda determinados marcos que têm caracterizado a relação entre sociologia e a análise dos sistemas de ensino na modernidade, privilegiando nessa relação o sistema de ensino superior. Salienta que a temática da educação ocupou uma posição destacada na obra de determinados autores clássicos da sociologia ao analisar a constituição do processo de modernidade. Ressalta que o sistema de ensino, destacadamente o ensino superior, tem ocupado uma posição estratégica nas sociedades contemporâneas em função da complexa relação que mantém com as esferas econômica, política e cultural em distintos contextos societários. Destaca a tendência existente na sociologia contemporânea de abordar o sistema de ensino como um subcampo especializado no interior da disciplina. Salienta que a tendência de abordar o sistema de ensino superior a partir de diversas temáticas especializadas tem conduzido as análises realizadas nesse subcampo especializado a manter uma articulação mais tênue com questões relativas ao processo de modernidade em sua fase contemporânea. O artigo enfatiza que a sociologia tem como um de seus desafios incontornáveis a tarefa de recolocar na sua pauta de pesquisa a análise dos sistemas de ensino preservando a perspectiva macro analítica delineada por determinados autores clássicos. |
id |
UNB_9ccf8edf17824a065fcdcf5e8f97e7f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/28572 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Sociologia e ensino superior : encontro ou desencontro?Sociology and higher education : convergence or divergence?ModernidadeSociologiaSistemas de ensinoEnsino superiorO artigo aborda determinados marcos que têm caracterizado a relação entre sociologia e a análise dos sistemas de ensino na modernidade, privilegiando nessa relação o sistema de ensino superior. Salienta que a temática da educação ocupou uma posição destacada na obra de determinados autores clássicos da sociologia ao analisar a constituição do processo de modernidade. Ressalta que o sistema de ensino, destacadamente o ensino superior, tem ocupado uma posição estratégica nas sociedades contemporâneas em função da complexa relação que mantém com as esferas econômica, política e cultural em distintos contextos societários. Destaca a tendência existente na sociologia contemporânea de abordar o sistema de ensino como um subcampo especializado no interior da disciplina. Salienta que a tendência de abordar o sistema de ensino superior a partir de diversas temáticas especializadas tem conduzido as análises realizadas nesse subcampo especializado a manter uma articulação mais tênue com questões relativas ao processo de modernidade em sua fase contemporânea. O artigo enfatiza que a sociologia tem como um de seus desafios incontornáveis a tarefa de recolocar na sua pauta de pesquisa a análise dos sistemas de ensino preservando a perspectiva macro analítica delineada por determinados autores clássicos.This article explores particular frameworks which have characterized the relation between sociology and the analysis of education systems in the modernity, with emphasis on the higher education system. It points out that the issue of education has taken a noticeable position in the work of some classical authors in the field of sociology when analyzing the constitution of modernity. It also emphasizes that the education system, in particular the higher education system, has held a strategic position in contemporary societies due to the complex relation it has with the economic, political and cultural spheres in distinct societal contexts. The text highlights the tendency of contemporary sociology to approach the education system as one of its sub-fields. In addition, it shows that the tendency of looking into the higher education system from different disciplinary perspectives has led the analysis conducted on this sub-field to have a weaker connection with matters related to the process of modernity in its contemporary stage. The paper emphasizes that one of sociology's main challenges is to bring the analysis on the education systems back to its research agenda and keep the macro-analytical perspective drawn up by certain classical authors.Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFRGS2017-12-07T05:01:03Z2017-12-07T05:01:03Z2012-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFormato Documento Eletrônico(ABNT) MARTINS, Carlos Benedito. Sociologia e ensino superior: encontro ou desencontro?. Sociologias, Porto Alegre, v. 14, n. 29, p. 100-127, jan./abr. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-45222012000100005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222012000100005&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 22 set. 2020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28572https://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222012000100005Sociologias - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222012000100005&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 22 set. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Carlos Beneditoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:00:35Zoai:repositorio.unb.br:10482/28572Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:00:35Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sociologia e ensino superior : encontro ou desencontro? Sociology and higher education : convergence or divergence? |
title |
Sociologia e ensino superior : encontro ou desencontro? |
spellingShingle |
Sociologia e ensino superior : encontro ou desencontro? Martins, Carlos Benedito Modernidade Sociologia Sistemas de ensino Ensino superior |
title_short |
Sociologia e ensino superior : encontro ou desencontro? |
title_full |
Sociologia e ensino superior : encontro ou desencontro? |
title_fullStr |
Sociologia e ensino superior : encontro ou desencontro? |
title_full_unstemmed |
Sociologia e ensino superior : encontro ou desencontro? |
title_sort |
Sociologia e ensino superior : encontro ou desencontro? |
author |
Martins, Carlos Benedito |
author_facet |
Martins, Carlos Benedito |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Carlos Benedito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modernidade Sociologia Sistemas de ensino Ensino superior |
topic |
Modernidade Sociologia Sistemas de ensino Ensino superior |
description |
O artigo aborda determinados marcos que têm caracterizado a relação entre sociologia e a análise dos sistemas de ensino na modernidade, privilegiando nessa relação o sistema de ensino superior. Salienta que a temática da educação ocupou uma posição destacada na obra de determinados autores clássicos da sociologia ao analisar a constituição do processo de modernidade. Ressalta que o sistema de ensino, destacadamente o ensino superior, tem ocupado uma posição estratégica nas sociedades contemporâneas em função da complexa relação que mantém com as esferas econômica, política e cultural em distintos contextos societários. Destaca a tendência existente na sociologia contemporânea de abordar o sistema de ensino como um subcampo especializado no interior da disciplina. Salienta que a tendência de abordar o sistema de ensino superior a partir de diversas temáticas especializadas tem conduzido as análises realizadas nesse subcampo especializado a manter uma articulação mais tênue com questões relativas ao processo de modernidade em sua fase contemporânea. O artigo enfatiza que a sociologia tem como um de seus desafios incontornáveis a tarefa de recolocar na sua pauta de pesquisa a análise dos sistemas de ensino preservando a perspectiva macro analítica delineada por determinados autores clássicos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04 2017-12-07T05:01:03Z 2017-12-07T05:01:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Formato Documento Eletrônico(ABNT) MARTINS, Carlos Benedito. Sociologia e ensino superior: encontro ou desencontro?. Sociologias, Porto Alegre, v. 14, n. 29, p. 100-127, jan./abr. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-45222012000100005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222012000100005&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 22 set. 2020. http://repositorio.unb.br/handle/10482/28572 https://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222012000100005 |
identifier_str_mv |
Formato Documento Eletrônico(ABNT) MARTINS, Carlos Benedito. Sociologia e ensino superior: encontro ou desencontro?. Sociologias, Porto Alegre, v. 14, n. 29, p. 100-127, jan./abr. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-45222012000100005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-45222012000100005&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 22 set. 2020. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/28572 https://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222012000100005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580826504560640 |