Sociologia e ensino superior: encontro ou desencontro?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Carlos Benedito
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociologias (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/26321
Resumo: O artigo aborda determinados marcos que têm caracterizado a relação entre sociologia e a análise dos sistemas de ensino na modernidade, privilegiando nessa relação o sistema de ensino superior. Salienta que a temática da educação ocupou uma posição destacada na obra de determinados autores clássicos da sociologia ao analisar a constituição do processo de modernidade. Ressalta que o sistema de ensino, destacadamente o ensino superior, tem ocupado uma posição estratégica nas sociedades contemporâneas em função da complexa relação que mantém com as esferas econômica, política e cultural em distintos contextos societários.Destaca a tendência existente na sociologia contemporânea de abordar o sistema de ensino como um subcampo especializado no interior da disciplina.Salienta que a tendência de abordar o sistema de ensino superior a partir de diversas temáticas especializadas tem conduzido as análises realizadas nesse subcampo especializado a manter uma articulação mais tênue com questões relativas ao processo de modernidade em sua fase contemporânea. O artigo enfatiza que a sociologia tem como um de seus desafios incontornáveis a tarefa de recolocar na sua pauta de pesquisa a análise dos sistemas de ensino preservando a perspectiva macro analítica delineada por determinados autores clássicos.
id UFRGS-10_bcd0ae9eb19bc6649c563a2157430332
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/26321
network_acronym_str UFRGS-10
network_name_str Sociologias (Online)
repository_id_str
spelling Sociologia e ensino superior: encontro ou desencontro?Modernidade. Sociologia. Sistemas de ensino. Subcampos da sociologia. Ensino superior.O artigo aborda determinados marcos que têm caracterizado a relação entre sociologia e a análise dos sistemas de ensino na modernidade, privilegiando nessa relação o sistema de ensino superior. Salienta que a temática da educação ocupou uma posição destacada na obra de determinados autores clássicos da sociologia ao analisar a constituição do processo de modernidade. Ressalta que o sistema de ensino, destacadamente o ensino superior, tem ocupado uma posição estratégica nas sociedades contemporâneas em função da complexa relação que mantém com as esferas econômica, política e cultural em distintos contextos societários.Destaca a tendência existente na sociologia contemporânea de abordar o sistema de ensino como um subcampo especializado no interior da disciplina.Salienta que a tendência de abordar o sistema de ensino superior a partir de diversas temáticas especializadas tem conduzido as análises realizadas nesse subcampo especializado a manter uma articulação mais tênue com questões relativas ao processo de modernidade em sua fase contemporânea. O artigo enfatiza que a sociologia tem como um de seus desafios incontornáveis a tarefa de recolocar na sua pauta de pesquisa a análise dos sistemas de ensino preservando a perspectiva macro analítica delineada por determinados autores clássicos.Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/26321SOCIOLOGIAS; Vol. 14 No. 29 (2012): Sociedade e Educação: dilemas contemporâneosSOCIOLOGIAS; Vol. 14 Núm. 29 (2012): Sociedade e Educação: dilemas contemporâneosSociologias; v. 14 n. 29 (2012): Sociedade e Educação: dilemas contemporâneos1807-03371517-4522reponame:Sociologias (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/26321/15370Copyright (c) 2019 Carlos Benedito Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Carlos Benedito2012-03-20T19:35:20Zoai:seer.ufrgs.br:article/26321Revistahttps://seer.ufrgs.br/sociologiasPUBhttps://seer.ufrgs.br/sociologias/oai||revsoc@ufrgs.br1807-03371517-4522opendoar:2012-03-20T19:35:20Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Sociologia e ensino superior: encontro ou desencontro?
title Sociologia e ensino superior: encontro ou desencontro?
spellingShingle Sociologia e ensino superior: encontro ou desencontro?
Martins, Carlos Benedito
Modernidade. Sociologia. Sistemas de ensino. Subcampos da sociologia. Ensino superior.
title_short Sociologia e ensino superior: encontro ou desencontro?
title_full Sociologia e ensino superior: encontro ou desencontro?
title_fullStr Sociologia e ensino superior: encontro ou desencontro?
title_full_unstemmed Sociologia e ensino superior: encontro ou desencontro?
title_sort Sociologia e ensino superior: encontro ou desencontro?
author Martins, Carlos Benedito
author_facet Martins, Carlos Benedito
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Carlos Benedito
dc.subject.por.fl_str_mv Modernidade. Sociologia. Sistemas de ensino. Subcampos da sociologia. Ensino superior.
topic Modernidade. Sociologia. Sistemas de ensino. Subcampos da sociologia. Ensino superior.
description O artigo aborda determinados marcos que têm caracterizado a relação entre sociologia e a análise dos sistemas de ensino na modernidade, privilegiando nessa relação o sistema de ensino superior. Salienta que a temática da educação ocupou uma posição destacada na obra de determinados autores clássicos da sociologia ao analisar a constituição do processo de modernidade. Ressalta que o sistema de ensino, destacadamente o ensino superior, tem ocupado uma posição estratégica nas sociedades contemporâneas em função da complexa relação que mantém com as esferas econômica, política e cultural em distintos contextos societários.Destaca a tendência existente na sociologia contemporânea de abordar o sistema de ensino como um subcampo especializado no interior da disciplina.Salienta que a tendência de abordar o sistema de ensino superior a partir de diversas temáticas especializadas tem conduzido as análises realizadas nesse subcampo especializado a manter uma articulação mais tênue com questões relativas ao processo de modernidade em sua fase contemporânea. O artigo enfatiza que a sociologia tem como um de seus desafios incontornáveis a tarefa de recolocar na sua pauta de pesquisa a análise dos sistemas de ensino preservando a perspectiva macro analítica delineada por determinados autores clássicos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado pelos pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/26321
url https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/26321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/26321/15370
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Carlos Benedito Martins
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Carlos Benedito Martins
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv SOCIOLOGIAS; Vol. 14 No. 29 (2012): Sociedade e Educação: dilemas contemporâneos
SOCIOLOGIAS; Vol. 14 Núm. 29 (2012): Sociedade e Educação: dilemas contemporâneos
Sociologias; v. 14 n. 29 (2012): Sociedade e Educação: dilemas contemporâneos
1807-0337
1517-4522
reponame:Sociologias (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Sociologias (Online)
collection Sociologias (Online)
repository.name.fl_str_mv Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revsoc@ufrgs.br
_version_ 1799766140732309504