Sociologia e ensino superior: encontro ou desencontro?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociologias (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/26321 |
Resumo: | O artigo aborda determinados marcos que têm caracterizado a relação entre sociologia e a análise dos sistemas de ensino na modernidade, privilegiando nessa relação o sistema de ensino superior. Salienta que a temática da educação ocupou uma posição destacada na obra de determinados autores clássicos da sociologia ao analisar a constituição do processo de modernidade. Ressalta que o sistema de ensino, destacadamente o ensino superior, tem ocupado uma posição estratégica nas sociedades contemporâneas em função da complexa relação que mantém com as esferas econômica, política e cultural em distintos contextos societários.Destaca a tendência existente na sociologia contemporânea de abordar o sistema de ensino como um subcampo especializado no interior da disciplina.Salienta que a tendência de abordar o sistema de ensino superior a partir de diversas temáticas especializadas tem conduzido as análises realizadas nesse subcampo especializado a manter uma articulação mais tênue com questões relativas ao processo de modernidade em sua fase contemporânea. O artigo enfatiza que a sociologia tem como um de seus desafios incontornáveis a tarefa de recolocar na sua pauta de pesquisa a análise dos sistemas de ensino preservando a perspectiva macro analítica delineada por determinados autores clássicos. |
id |
UFRGS-10_bcd0ae9eb19bc6649c563a2157430332 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/26321 |
network_acronym_str |
UFRGS-10 |
network_name_str |
Sociologias (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sociologia e ensino superior: encontro ou desencontro?Modernidade. Sociologia. Sistemas de ensino. Subcampos da sociologia. Ensino superior.O artigo aborda determinados marcos que têm caracterizado a relação entre sociologia e a análise dos sistemas de ensino na modernidade, privilegiando nessa relação o sistema de ensino superior. Salienta que a temática da educação ocupou uma posição destacada na obra de determinados autores clássicos da sociologia ao analisar a constituição do processo de modernidade. Ressalta que o sistema de ensino, destacadamente o ensino superior, tem ocupado uma posição estratégica nas sociedades contemporâneas em função da complexa relação que mantém com as esferas econômica, política e cultural em distintos contextos societários.Destaca a tendência existente na sociologia contemporânea de abordar o sistema de ensino como um subcampo especializado no interior da disciplina.Salienta que a tendência de abordar o sistema de ensino superior a partir de diversas temáticas especializadas tem conduzido as análises realizadas nesse subcampo especializado a manter uma articulação mais tênue com questões relativas ao processo de modernidade em sua fase contemporânea. O artigo enfatiza que a sociologia tem como um de seus desafios incontornáveis a tarefa de recolocar na sua pauta de pesquisa a análise dos sistemas de ensino preservando a perspectiva macro analítica delineada por determinados autores clássicos.Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado pelos pares"application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/26321SOCIOLOGIAS; Vol. 14 No. 29 (2012): Sociedade e Educação: dilemas contemporâneosSOCIOLOGIAS; Vol. 14 Núm. 29 (2012): Sociedade e Educação: dilemas contemporâneosSociologias; v. 14 n. 29 (2012): Sociedade e Educação: dilemas contemporâneos1807-03371517-4522reponame:Sociologias (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/26321/15370Copyright (c) 2019 Carlos Benedito Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Carlos Benedito2012-03-20T19:35:20Zoai:seer.ufrgs.br:article/26321Revistahttps://seer.ufrgs.br/sociologiasPUBhttps://seer.ufrgs.br/sociologias/oai||revsoc@ufrgs.br1807-03371517-4522opendoar:2012-03-20T19:35:20Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sociologia e ensino superior: encontro ou desencontro? |
title |
Sociologia e ensino superior: encontro ou desencontro? |
spellingShingle |
Sociologia e ensino superior: encontro ou desencontro? Martins, Carlos Benedito Modernidade. Sociologia. Sistemas de ensino. Subcampos da sociologia. Ensino superior. |
title_short |
Sociologia e ensino superior: encontro ou desencontro? |
title_full |
Sociologia e ensino superior: encontro ou desencontro? |
title_fullStr |
Sociologia e ensino superior: encontro ou desencontro? |
title_full_unstemmed |
Sociologia e ensino superior: encontro ou desencontro? |
title_sort |
Sociologia e ensino superior: encontro ou desencontro? |
author |
Martins, Carlos Benedito |
author_facet |
Martins, Carlos Benedito |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Carlos Benedito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modernidade. Sociologia. Sistemas de ensino. Subcampos da sociologia. Ensino superior. |
topic |
Modernidade. Sociologia. Sistemas de ensino. Subcampos da sociologia. Ensino superior. |
description |
O artigo aborda determinados marcos que têm caracterizado a relação entre sociologia e a análise dos sistemas de ensino na modernidade, privilegiando nessa relação o sistema de ensino superior. Salienta que a temática da educação ocupou uma posição destacada na obra de determinados autores clássicos da sociologia ao analisar a constituição do processo de modernidade. Ressalta que o sistema de ensino, destacadamente o ensino superior, tem ocupado uma posição estratégica nas sociedades contemporâneas em função da complexa relação que mantém com as esferas econômica, política e cultural em distintos contextos societários.Destaca a tendência existente na sociologia contemporânea de abordar o sistema de ensino como um subcampo especializado no interior da disciplina.Salienta que a tendência de abordar o sistema de ensino superior a partir de diversas temáticas especializadas tem conduzido as análises realizadas nesse subcampo especializado a manter uma articulação mais tênue com questões relativas ao processo de modernidade em sua fase contemporânea. O artigo enfatiza que a sociologia tem como um de seus desafios incontornáveis a tarefa de recolocar na sua pauta de pesquisa a análise dos sistemas de ensino preservando a perspectiva macro analítica delineada por determinados autores clássicos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado pelos pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/26321 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/26321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/26321/15370 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Carlos Benedito Martins info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Carlos Benedito Martins |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOCIOLOGIAS; Vol. 14 No. 29 (2012): Sociedade e Educação: dilemas contemporâneos SOCIOLOGIAS; Vol. 14 Núm. 29 (2012): Sociedade e Educação: dilemas contemporâneos Sociologias; v. 14 n. 29 (2012): Sociedade e Educação: dilemas contemporâneos 1807-0337 1517-4522 reponame:Sociologias (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Sociologias (Online) |
collection |
Sociologias (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Sociologias (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revsoc@ufrgs.br |
_version_ |
1799766140732309504 |