O modelo pedagógico do curso de educação profissional em agropecuária do IFMS-CNA e sua relação com o arranjo produtivo local - APL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Jarbas Magno
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9443
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
id UNB_9cdecd9121791f2de0ff5341a513922a
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9443
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O modelo pedagógico do curso de educação profissional em agropecuária do IFMS-CNA e sua relação com o arranjo produtivo local - APLEnsino profissional - Mato Grosso do Sul (MS)Ensino agrícola - currículosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.Esse estudo tem por finalidade investigar e discutir a adequação do modelo pedagógico utilizado na formação profissional do Técnico em agropecuária do IFMSCNA, para atender às demandas de formação profissional do Arranjo Produtivo Local, conforme preconiza a atual política de expansão da educação profissional e tecnológica, no Brasil. O Modelo Pedagógico, Sistema Escola Fazenda (SEF) é referência na organização curricular e metodológica do referido Instituto, por isso, faz-se necessário resgatar, além da concepção do modelo em termos curriculares e metodológicos, sua trajetória no âmbito do ensino técnico agrícola no Brasil. O IFMS-CNA está sediado no município de Nova Andradina localizado na região Leste do estado do Mato Grosso do Sul, tem seu PIB apoiado principalmente em atividades agropecuárias. Apresenta estrutura fundiária, clássica dos latifúndios, demonstrando a acumulação do capital, através de propriedades com área acima de mil hectares que representam mais de 46% do total das áreas do município, apontando o APL, para a cadeia produtiva da carne e atividade sucroalcooleira. Pela proposta da Política Pública de Expansão da Rede de Educação Profissional e Tecnológica, evidencia-se como estratégia o desenvolvimento territorial com um forte apelo na inclusão social. Assim analisar a reformulação do modelo pedagógico adotado pelo IFMS-CNA, no curso de educação profissional técnica de nível médio integrado em agropecuária, contribui no entendimento das ações da Política Pública de Expansão da Rede Federal no ensino Profissional para o atendimento às novas e diversificadas demandas do mercado de trabalho no APL. A pesquisa demonstrou que o curso de educação profissional técnica de nível médio integrado em agropecuária do IFMS-CNA, busca proporcionar aos estudantes uma formação profissional integrada, significativa e consequentemente instrumentalizá-los para melhoria da realidade social. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study has a purpose to investigate and discuss the adapted pedagogical model used in the professional formation of an agriculture technician at the IFMS-CNA (Federal Institute of Mato Grosso do Sul, Nucleus Nova Andradina), to attend the demands of the professional formation of the Local Productive Arrangement (LPA), according to the present policy of professional and technological education expansion in Brazil. The Pedagogical Model, Farm School System (SEF) is a referential in the curriculum organization and methodological of the related institute, therefore is necessary to rescue, beyond the creation of the model in curriculum and methodological terms, its trajectory in the scope of the agricultural technical course in Brazil. The IFMS-CNA is located in Nova Andradina municipal district, in the eastern region of Mato Grosso do Sul state, has its GDP (Gross Domestic Product) sustained by agricultural activities. The region is formed of large agricultural estates, a classical latifundiu structure, demonstrating an accumulation of capital with property areas above one thousand hectares which represent more than 46% (forty-six percent) of the total area of the municipal region, denoting the LPA with respect to the productive chain of meat and sugar cane activities. By the proposal made by the Public Policy of Expansion in the Professional and Technological Education Network, becomes evident as a strategy, the territorial development as a strong stimulus for social inclusion. Thus, to analyze the reformulation of the pedagogical model adopted by the IFMS-CNA, in the technical professional education course of integrated average level in agribusiness, adds to the understanding of the actions made by the Public Policy of Expansion in the Federal Professional Education Network to attend the new and diversified demands of the work market in the LPA. The research demonstrated that the technical professional education course of integrated average level in agribusiness in the IFMS-CNA, searches to provide the students a significant professional integrated formation and consequently equipping them to improve the social reality.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCarvalho, Olgamir Francisco deMiranda, Jarbas Magno2011-10-14T12:23:38Z2011-10-14T12:23:38Z2011-10-142011-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfO modelo pedagógico do curso de educação profissional em agropecuária do IFMS-CNA e sua relação com o arranjo produtivo local - APL. 2011. xvii, 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9443info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:43:06Zoai:repositorio.unb.br:10482/9443Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:43:06Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O modelo pedagógico do curso de educação profissional em agropecuária do IFMS-CNA e sua relação com o arranjo produtivo local - APL
title O modelo pedagógico do curso de educação profissional em agropecuária do IFMS-CNA e sua relação com o arranjo produtivo local - APL
spellingShingle O modelo pedagógico do curso de educação profissional em agropecuária do IFMS-CNA e sua relação com o arranjo produtivo local - APL
Miranda, Jarbas Magno
Ensino profissional - Mato Grosso do Sul (MS)
Ensino agrícola - currículos
title_short O modelo pedagógico do curso de educação profissional em agropecuária do IFMS-CNA e sua relação com o arranjo produtivo local - APL
title_full O modelo pedagógico do curso de educação profissional em agropecuária do IFMS-CNA e sua relação com o arranjo produtivo local - APL
title_fullStr O modelo pedagógico do curso de educação profissional em agropecuária do IFMS-CNA e sua relação com o arranjo produtivo local - APL
title_full_unstemmed O modelo pedagógico do curso de educação profissional em agropecuária do IFMS-CNA e sua relação com o arranjo produtivo local - APL
title_sort O modelo pedagógico do curso de educação profissional em agropecuária do IFMS-CNA e sua relação com o arranjo produtivo local - APL
author Miranda, Jarbas Magno
author_facet Miranda, Jarbas Magno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Olgamir Francisco de
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Jarbas Magno
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino profissional - Mato Grosso do Sul (MS)
Ensino agrícola - currículos
topic Ensino profissional - Mato Grosso do Sul (MS)
Ensino agrícola - currículos
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-14T12:23:38Z
2011-10-14T12:23:38Z
2011-10-14
2011-08-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv O modelo pedagógico do curso de educação profissional em agropecuária do IFMS-CNA e sua relação com o arranjo produtivo local - APL. 2011. xvii, 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9443
identifier_str_mv O modelo pedagógico do curso de educação profissional em agropecuária do IFMS-CNA e sua relação com o arranjo produtivo local - APL. 2011. xvii, 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1818900824339775488