Política de assistência estudantil no ensino técnico : um estudo sobre a permanência de alunas negras no IFB – campus São Sebastião

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Linidelly Rocha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38439
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2019.
id UNB_9d07bae777757edb013efedc88529953
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/38439
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Política de assistência estudantil no ensino técnico : um estudo sobre a permanência de alunas negras no IFB – campus São SebastiãoPolítica de assistência estudantilEnsino técnicoMulheres negrasInstituto federal de Brasília (IFB)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2019.A presente dissertação de mestrado tem como objetivo realizar um estudo sobre a Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal do Brasília - Campus São Sebastião, para verificar em que medida esta política contribui para a permanência das estudantes negras do curso técnico subsequente em Secretaria Escolar e Técnico Subsequente em Secretariado. Especificamente, estudantes que solicitaram apoio da assistência estudantil no período entre 2015 e 2018, momento em que a política foi reformulada e a equipe multidisciplinar foi constituída. Para análise da consolidação da Política de Assistência Estudantil do IFB no Instituto Federal de Brasília, buscou-se compreender como a referida política contribui para a permanência das estudantes negras segundo as demandantes, e quais os principais desafios apontados para sua efetivação na perspectiva da instituição; se o fator racial, de gênero e econômico foram considerados como componente da avaliação. Os percursos aparecem imbricados na seleção das participantes, bem como na política no IFB. Para tanto, a posição das mulheres negras na sociedade, e o quanto foi negado direito a elas em todo o contexto histórico. Foi utilizada a contribuição das feministas negras na abordagem da perspectiva interseccional como método (AKOTIRENE, 2018; CRENSHAW, 2002; DAVIS, 2016). O percurso metodológico incluiu revisão bibliográfica e análise documental do IFB-Campus São Sebastião acerca dos registros das estudantes na Coordenação de Assistência Estudantil e Inclusão Social do Campus. Foram realizadas entrevista e aplicação de questionário para as estudantes e com a equipe multidisciplinar para buscar compreender a percepção das demandantes e da equipe em relação à política. Como resultado foi possível concluir o quanto a assistência estudantil contribuiu e foi essencial para a formação das estudantes nos cursos técnico subsequentes do Instituto Federal de Brasília Campus São Sebastião, em sua grande maioria mulheres negras na faixa etária entre 18 e 50 anos, com filhos pequenos e chefes de família. Podemos considerar a Política de Assistência Estudantil como um mecanismo de suma importância para viabilizar o direito à educação e a profissionalização das mulheres negras.This dissertation aims to conduct a study on the Student Assistance Policy of the Federal Institute of Brasilia - Campus São Sebastião, to verify the extent to which this policy contributes to the permanence of black students of the subsequent technical course in School Secretary and Subsequent Technical in Secretariat. Specifically, students who requested student support from 2015 to 2018, when the policy was reformulated and the multidisciplinary team was formed. To analyze the consolidation of the IFB Student Assistance Policy at the Federal Institute of Brasilia, we sought to understand how this policy contributes to the permanence of black female students according to themselves, and what are the main challenges pointed to their implementation in the perspective of the institution; whether racial, gender and economic factors were considered as part of the evaluation. The courses appear intertwined in the selection of participants as well as in the IFB policy. To this end, the position of black women in society, and how much rights have been denied to them throughout the historical context. A contribution from black feminists was used to approach the intersectional perspective as a method (AKOTIRENE, 2018; CRENSHAW, 2002; DAVIS, 2016). The methodological path included bibliographic review and document analysis of the IFB-Campus São Sebastião about the female students records at the Student Assistance and Social Inclusion Coordination of the Campus. Interviews and questionnaires were conducted for the students and the multidisciplinary team to seek to understand the perception of the applicants and the team regarding the policy. As a result it was possible to conclude how much student assistance contributed and was essential for the formation of the students in the subsequent technical courses of the Federal Institute of Brasilia Campus São Sebastião, mostly black women aged between 18 and 50 years, with small children and heads of household. We can consider the Student Assistance Policy as a very important mechanism to enable the right to education and professionalization of black women.Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e CidadaniaFilice, Renísia Cristina GarciaMendes, Linidelly Rocha2020-06-29T22:50:08Z2020-06-29T22:50:08Z2020-06-292019-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMENDES, Linidelly Rocha. Política de assistência estudantil no ensino técnico : um estudo sobre a permanência de alunas negras no IFB – campus São Sebastião. 2019. 138 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/38439A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-05T21:34:09Zoai:repositorio.unb.br:10482/38439Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-05T21:34:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Política de assistência estudantil no ensino técnico : um estudo sobre a permanência de alunas negras no IFB – campus São Sebastião
title Política de assistência estudantil no ensino técnico : um estudo sobre a permanência de alunas negras no IFB – campus São Sebastião
spellingShingle Política de assistência estudantil no ensino técnico : um estudo sobre a permanência de alunas negras no IFB – campus São Sebastião
Mendes, Linidelly Rocha
Política de assistência estudantil
Ensino técnico
Mulheres negras
Instituto federal de Brasília (IFB)
title_short Política de assistência estudantil no ensino técnico : um estudo sobre a permanência de alunas negras no IFB – campus São Sebastião
title_full Política de assistência estudantil no ensino técnico : um estudo sobre a permanência de alunas negras no IFB – campus São Sebastião
title_fullStr Política de assistência estudantil no ensino técnico : um estudo sobre a permanência de alunas negras no IFB – campus São Sebastião
title_full_unstemmed Política de assistência estudantil no ensino técnico : um estudo sobre a permanência de alunas negras no IFB – campus São Sebastião
title_sort Política de assistência estudantil no ensino técnico : um estudo sobre a permanência de alunas negras no IFB – campus São Sebastião
author Mendes, Linidelly Rocha
author_facet Mendes, Linidelly Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Filice, Renísia Cristina Garcia
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Linidelly Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Política de assistência estudantil
Ensino técnico
Mulheres negras
Instituto federal de Brasília (IFB)
topic Política de assistência estudantil
Ensino técnico
Mulheres negras
Instituto federal de Brasília (IFB)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-16
2020-06-29T22:50:08Z
2020-06-29T22:50:08Z
2020-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDES, Linidelly Rocha. Política de assistência estudantil no ensino técnico : um estudo sobre a permanência de alunas negras no IFB – campus São Sebastião. 2019. 138 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/38439
identifier_str_mv MENDES, Linidelly Rocha. Política de assistência estudantil no ensino técnico : um estudo sobre a permanência de alunas negras no IFB – campus São Sebastião. 2019. 138 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/38439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508218561331200