Efeitos de sistemas de reputação sobre o comportamento do consumidor em economia compartilhada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Andressa Alves Bonafé
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32996
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2018.
id UNB_9da9c8718cb1ab28c9dea82ccdbfea19
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/32996
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Efeitos de sistemas de reputação sobre o comportamento do consumidor em economia compartilhadaEconomia compartilhadaComportamento do consumidorPlataformas digitaisHospedagemConsumidores - preferênciaConfiançaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2018.A “economia compartilhada” preconiza modelos temporários de consumo, marcados pela predominância do acesso em detrimento da noção de propriedade. Por envolver o compartilhamento direto (peer-to-peer) de bens e serviços, a economia compartilhada depende da existência de confiança entre os agentes envolvidos. A partir de uma perspectiva analítico-comportamental, especificamente o Behavioral Perspective Model, o presente trabalho estudou os sistemas de reputação, considerados um dos principais elementos fomentadores de confiança em plataformas digitais de economia compartilhada. Com foco na plataforma de hospedagens Airbnb, foram analisados os efeitos de diferentes aspectos da reputação, como a avaliação, o número de comentários e o selo Superhost, sobre o preço dos anúncios e o número de usuários que adicionaram as propriedades em suas listas de desejo. Para isso, foram utilizadas duas amostras, totalizando mais de 600 propriedades localizadas em São Paulo e no Rio de Janeiro. As análises revelaram que variáveis reputacionais têm pouco poder explicativo sobre as variações de preço mas são fundamentais para a compreensão de variações no relato de interesse dos usuários.Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).The “shared economy” consists of temporary models of consumption, in which access prevails over ownership. It involves peer-to-peer exchanges of goods and services and thus requires a significant level of trust amongst its agents. Based on a behavioral-analytic approach, and adopting the Behavioral Perspective Model, the present study analyzed one of the most widespread mechanisms for building trust in the sharing economy, namely, the reputation systems. Focusing on the hospitality platform Airbnb, it targeted the effects of different reputation-related aspects, including reviews, number of comments and the Superhost badge, on renting prices and the number of users that added each accommodation to their wishlists. The dataset included more than 600 accommodations located in São Paulo and Rio de Janeiro. Statistical analyses demonstrated that while reputational variables have little explanatory power over price variations, they are, nonetheless, crucial to understanding variations in the number of users who added the properties to their wishlists.Castro Neto, Jorge Mendes de OliveiraPontes, Andressa Alves Bonafé2018-11-09T19:07:44Z2018-11-09T19:07:44Z2018-11-092018-06-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPONTES, Andressa Alves Bonafé. Efeitos de sistemas de reputação sobre o comportamento do consumidor em economia compartilhada. 2018. 75 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/32996A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T19:18:17Zoai:repositorio.unb.br:10482/32996Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T19:18:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos de sistemas de reputação sobre o comportamento do consumidor em economia compartilhada
title Efeitos de sistemas de reputação sobre o comportamento do consumidor em economia compartilhada
spellingShingle Efeitos de sistemas de reputação sobre o comportamento do consumidor em economia compartilhada
Pontes, Andressa Alves Bonafé
Economia compartilhada
Comportamento do consumidor
Plataformas digitais
Hospedagem
Consumidores - preferência
Confiança
title_short Efeitos de sistemas de reputação sobre o comportamento do consumidor em economia compartilhada
title_full Efeitos de sistemas de reputação sobre o comportamento do consumidor em economia compartilhada
title_fullStr Efeitos de sistemas de reputação sobre o comportamento do consumidor em economia compartilhada
title_full_unstemmed Efeitos de sistemas de reputação sobre o comportamento do consumidor em economia compartilhada
title_sort Efeitos de sistemas de reputação sobre o comportamento do consumidor em economia compartilhada
author Pontes, Andressa Alves Bonafé
author_facet Pontes, Andressa Alves Bonafé
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro Neto, Jorge Mendes de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Andressa Alves Bonafé
dc.subject.por.fl_str_mv Economia compartilhada
Comportamento do consumidor
Plataformas digitais
Hospedagem
Consumidores - preferência
Confiança
topic Economia compartilhada
Comportamento do consumidor
Plataformas digitais
Hospedagem
Consumidores - preferência
Confiança
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-09T19:07:44Z
2018-11-09T19:07:44Z
2018-11-09
2018-06-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PONTES, Andressa Alves Bonafé. Efeitos de sistemas de reputação sobre o comportamento do consumidor em economia compartilhada. 2018. 75 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/32996
identifier_str_mv PONTES, Andressa Alves Bonafé. Efeitos de sistemas de reputação sobre o comportamento do consumidor em economia compartilhada. 2018. 75 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/32996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580727108993024