Batuque em cena : perspectivas epistêmicas e emancipatórias na pedagogia das artes cênicas para a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moronari, Júlio César de Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46545
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasília, 2022.
id UNB_9e0f2ca2c9ee4e0e2d35f496213da153
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/46545
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Batuque em cena : perspectivas epistêmicas e emancipatórias na pedagogia das artes cênicas para a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008Programas de ação afirmativaEducação antirracistaArtes cênicas - representação teatralIntervenção artísticaAfro-brasileirosDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasília, 2022.A presente dissertação de mestrado, busca responder à omo as artes cênicas podem contribuir para a implementação do artigo 26a da LDB? retrata uma intervenção pedagógica realizada no Centro Educacional Vargem Bonita (região rural do Park Way, Brasília-DF), tendo como participantes membros do corpo discente, docente, membro da equipe diretiva da escola e artistas convidados. O percurso da escrita teórica seguiu um caminho que integrou a revisão bibliográfica e uma perspectiva autobiográfica em que eu, na condição de pesquisador, professor de artes na Secretaria de Educação do DF, candomblecista procurei compreender primeiramente o cenário escolar em seus aspectos curriculares, pedagógicos, didáticos e culturais. Observei que, de um modo geral, a instituição escolar segue um padrão de ensino baseado em documentos, legislações e normas e que, por isso, funda o seu fazer pedagógico em teorias e conceitos, gerando uma supervalorização da compreensão abstrata com prejuízo da prática. E se tratando de educação para as relações étnico-raciais, observei que a efetivação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 precisavam de epistemes que partissem de vivências, práticas e saberes (inclusive para desfazer o folclorismo e o exotismo), e o teatro seria então o formato didático para a abordagem aos temas com uma intervenção (cênica, musical, roda de conversa) na escola. O resultado da pesquisa aponta não apenas uma conclusão reflexiva, mas todo o percurso trilhado se apresenta como um aprendizado. Aprendizado esse que, inclusive podendo ser ampliado, desperta como inspiração para novas intervenções em outros contextos escolares em que a implementação das referidas leis é uma urgência na trilha de uma educação antirracista de fato.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).The present study , looking for the answers of the question “how can Performing Arts contribute to the implementation of article 26a of the Law of Guidelines and Bases of the National Education?”, shows a pedagogical intervention performed at Vagem Bonita Educational Center (Park Way countryside, Brasília Federal District - DC), with the faculty members participation, students, school board members and guest artists. The course of the theoretical writing followed a way that integrated the bibliographic review and an autobiographical perspective, in which I, as a researcher, an arts teacher at the State Department of Education DC and a candomblecist, tried to, first, understand the school scenario in its curricular, pedagogical, didactic and cultural aspects. I observed that, in general, the school institution follows a teaching pattern based on documents, legislation and norms and that, therefore, it bases its pedagogical practice on theories and concepts, generating an overvaluation of abstract understanding to the detriment of practice. And when it comes to education for the ethnic-racial relations, I observed that the implementation of the laws 10.639/2003 and 11.645/2008 needed epistemes that came from experiences, practices and knowledge (including to undo folklore and exoticism), and theater would then be the didactic format for the approaching of the themes with an intervention (scenic, musical and conversation circle) in the school. The result of the research points not only to a reflective conclusion, but the entire course taken presents itself as a learning experience. This learning, even though it can be expanded, awakens as inspiration for new interventions in other school contexts in which the implementation of the aforementioned laws is an urgency in the way of an anti-racist education in fact.Instituto de Artes (IdA)Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado ProfissionalRibeiro, José Mauro Barbosajmoronari@gmail.comMoronari, Júlio César de Souza2023-09-26T17:06:48Z2023-09-26T17:06:48Z2023-09-262022-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMORONARI, Júlio César de Souza. Batuque em cena: perspectivas epistêmicas e emancipatórias na pedagogia das artes cênicas para a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. 2022. 124 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46545porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-09-26T17:09:36Zoai:repositorio.unb.br:10482/46545Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-09-26T17:09:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Batuque em cena : perspectivas epistêmicas e emancipatórias na pedagogia das artes cênicas para a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008
title Batuque em cena : perspectivas epistêmicas e emancipatórias na pedagogia das artes cênicas para a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008
spellingShingle Batuque em cena : perspectivas epistêmicas e emancipatórias na pedagogia das artes cênicas para a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008
Moronari, Júlio César de Souza
Programas de ação afirmativa
Educação antirracista
Artes cênicas - representação teatral
Intervenção artística
Afro-brasileiros
title_short Batuque em cena : perspectivas epistêmicas e emancipatórias na pedagogia das artes cênicas para a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008
title_full Batuque em cena : perspectivas epistêmicas e emancipatórias na pedagogia das artes cênicas para a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008
title_fullStr Batuque em cena : perspectivas epistêmicas e emancipatórias na pedagogia das artes cênicas para a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008
title_full_unstemmed Batuque em cena : perspectivas epistêmicas e emancipatórias na pedagogia das artes cênicas para a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008
title_sort Batuque em cena : perspectivas epistêmicas e emancipatórias na pedagogia das artes cênicas para a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008
author Moronari, Júlio César de Souza
author_facet Moronari, Júlio César de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, José Mauro Barbosa
jmoronari@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Moronari, Júlio César de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Programas de ação afirmativa
Educação antirracista
Artes cênicas - representação teatral
Intervenção artística
Afro-brasileiros
topic Programas de ação afirmativa
Educação antirracista
Artes cênicas - representação teatral
Intervenção artística
Afro-brasileiros
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasília, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-17
2023-09-26T17:06:48Z
2023-09-26T17:06:48Z
2023-09-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORONARI, Júlio César de Souza. Batuque em cena: perspectivas epistêmicas e emancipatórias na pedagogia das artes cênicas para a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. 2022. 124 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46545
identifier_str_mv MORONARI, Júlio César de Souza. Batuque em cena: perspectivas epistêmicas e emancipatórias na pedagogia das artes cênicas para a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. 2022. 124 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508263362789376