A influência da família no desenvolvimento da superdotação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/27335 http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572008000200005 |
Resumo: | Vários estudos destacam a importância da família para a manifestação, desenvolvimento e reconhecimento da superdotação. O desenvolvimento de comportamentos de superdotação impõe novos desafios e demandas aos próprios indivíduos superdotados e seus familiares, que, em algumas ocasiões, não possuem o esclarecimento necessário para atendê-las. Sendo assim, o objetivo geral deste ensaio é sintetizar e analisar criticamente as investigações realizadas sobre a relação entre a família e o indivíduo superdotado nas áreas esportiva, musical, artística e acadêmica. Estas pesquisas indicam uma grande variedade de práticas parentais e características familiares associadas ao desenvolvimento de comportamentos de superdotação. A análise crítica dos artigos examinados poderá suscitar a realização de outras pesquisas sobre a participação da família no processo de desenvolvimento do talento. Além disso, os esclarecimentos deste ensaio poderão auxiliar a elaboração e implementação de programas de atendimento a indivíduos superdotados e suas respectivas famílias. |
id |
UNB_9e4017a8d61c0283630ce15119c0f0e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/27335 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A influência da família no desenvolvimento da superdotaçãoFamily influence on the development of giftednessLa influencia de la familia en el desarrollo del superdotadoSuperdotadosFamíliaDesenvolvimentoVários estudos destacam a importância da família para a manifestação, desenvolvimento e reconhecimento da superdotação. O desenvolvimento de comportamentos de superdotação impõe novos desafios e demandas aos próprios indivíduos superdotados e seus familiares, que, em algumas ocasiões, não possuem o esclarecimento necessário para atendê-las. Sendo assim, o objetivo geral deste ensaio é sintetizar e analisar criticamente as investigações realizadas sobre a relação entre a família e o indivíduo superdotado nas áreas esportiva, musical, artística e acadêmica. Estas pesquisas indicam uma grande variedade de práticas parentais e características familiares associadas ao desenvolvimento de comportamentos de superdotação. A análise crítica dos artigos examinados poderá suscitar a realização de outras pesquisas sobre a participação da família no processo de desenvolvimento do talento. Além disso, os esclarecimentos deste ensaio poderão auxiliar a elaboração e implementação de programas de atendimento a indivíduos superdotados e suas respectivas famílias.Many studies point out the importance of the family to the manifestation, development and recognition of giftedness. The development of gifted behaviors impose new challenges and demands to the gifted individuals themselves and their relatives, who in certain occasions do not have enough knowledge to assist these individuals. Hence, the main objective of this study is to critically synthesize and analyze the investigations conducted on the relationship between the gifted and his/her family in the areas related to sports, music, arts and academic studies.. They reveal a great variety of parental practices and family characteristics associated to the development of gifted behaviors. The critical analysis of the articles examined may suggest the conduction of further studies on the participation of the family in the process of talent development. In addition, elucidations raised with this article may assist the elaboration and implementation of programs to assist gifted individuals and their families.Varios estudios destacan la importancia de la familia para la manifestación, el desarrollo y el reconocimiento del superdotado. El desarrollo de comportamientos superdotados impone nuevos desafíos y demandas a los propios individuos superdotados y a sus familiares, que en algunas ocasiones no poseen la clareza necesaria para atenderlas. Siendo así, el objetivo general de este estudio es sintetizar y analizar de forma crítica las investigaciones realizadas sobre la relación entre la familia y el individuo superdotado en las áreas deportiva, musical, artística y académica. Estas investigaciones indican una gran variedad de prácticas parentales y características familiares asociadas al desarrollo de comportamientos superdotados. El análisis crítico de los artículos examinados podrá promover la realización de otras investigaciones sobre la participación de la familia en el proceso de desarrollo del talento. Además de eso, las informaciones de esta investigación podrán ayudar a elaborar e implementar programas de atendimiento a individuos superdotados y sus respectivas familias.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2017-12-07T04:50:12Z2017-12-07T04:50:12Z2008-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Paulo Vinícius Carvalho; FLEITH, Denise de Souza. A influência da família no desenvolvimento da superdotação. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 12, n. 2, p. 337-346, dez. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000200005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572008000200005.http://repositorio.unb.br/handle/10482/27335http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572008000200005Psicologia Escolar e Educacional - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000200005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Paulo Vinícius CarvalhoFleith, Denise de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:47:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/27335Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:47:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência da família no desenvolvimento da superdotação Family influence on the development of giftedness La influencia de la familia en el desarrollo del superdotado |
title |
A influência da família no desenvolvimento da superdotação |
spellingShingle |
A influência da família no desenvolvimento da superdotação Silva, Paulo Vinícius Carvalho Superdotados Família Desenvolvimento |
title_short |
A influência da família no desenvolvimento da superdotação |
title_full |
A influência da família no desenvolvimento da superdotação |
title_fullStr |
A influência da família no desenvolvimento da superdotação |
title_full_unstemmed |
A influência da família no desenvolvimento da superdotação |
title_sort |
A influência da família no desenvolvimento da superdotação |
author |
Silva, Paulo Vinícius Carvalho |
author_facet |
Silva, Paulo Vinícius Carvalho Fleith, Denise de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Fleith, Denise de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Paulo Vinícius Carvalho Fleith, Denise de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Superdotados Família Desenvolvimento |
topic |
Superdotados Família Desenvolvimento |
description |
Vários estudos destacam a importância da família para a manifestação, desenvolvimento e reconhecimento da superdotação. O desenvolvimento de comportamentos de superdotação impõe novos desafios e demandas aos próprios indivíduos superdotados e seus familiares, que, em algumas ocasiões, não possuem o esclarecimento necessário para atendê-las. Sendo assim, o objetivo geral deste ensaio é sintetizar e analisar criticamente as investigações realizadas sobre a relação entre a família e o indivíduo superdotado nas áreas esportiva, musical, artística e acadêmica. Estas pesquisas indicam uma grande variedade de práticas parentais e características familiares associadas ao desenvolvimento de comportamentos de superdotação. A análise crítica dos artigos examinados poderá suscitar a realização de outras pesquisas sobre a participação da família no processo de desenvolvimento do talento. Além disso, os esclarecimentos deste ensaio poderão auxiliar a elaboração e implementação de programas de atendimento a indivíduos superdotados e suas respectivas famílias. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12 2017-12-07T04:50:12Z 2017-12-07T04:50:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Paulo Vinícius Carvalho; FLEITH, Denise de Souza. A influência da família no desenvolvimento da superdotação. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 12, n. 2, p. 337-346, dez. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000200005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572008000200005. http://repositorio.unb.br/handle/10482/27335 http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572008000200005 |
identifier_str_mv |
SILVA, Paulo Vinícius Carvalho; FLEITH, Denise de Souza. A influência da família no desenvolvimento da superdotação. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 12, n. 2, p. 337-346, dez. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000200005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572008000200005. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/27335 http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572008000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508393877995520 |