Caracterização do spray de óleo vegetal para operação de motores do ciclo diesel no modo duplo combustível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jamil Lima da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19840
http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.T.19840
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2015.
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Uma efetiva atomização tem o papel de propiciar um aproveitamento ideal do óleo vegetal como chama piloto na operação do motor diesel no modo duplo combustível. Dentro deste contexto, esta pesquisa traz como objetivo principal definir um conjunto de equações paramétricas que possibilitem a estimativa do índice de penetrabilidade de sprays em sistema common-rail. Através de correlações publicadas na literatura correspondente, foi possível estimar os outros parâmetros que tipicamente são empregados para caracterizar spray de óleo vegetal. Empregou-se a técnica de obtenção de imagem e tratamento das mesmas para definir o índice de penetrabilidade em algumas condições operacionais do sistema de injeção de óleo vegetal. Foi possível por meio desta técnica, elaborar correlações matemáticas que fornecem o índice de penetrabilidade de sprays em sistema common-rail operando com óleo vegetal. Para obter as imagens, foi desenvolvida uma bancada completa que permitisse estimar o índice de penetrabilidade do jato com boa precisão e repetitividade. Finalmente, operou-se um motor no modo duplo combustível, com gás natural veicular e óleo de soja, este responsável pela chama piloto no motor do ciclo diesel. Foi possível recuperar a potência original do motor (100% diesel) empregando-se tais combustíveis alternativos.This work deals with the study of characterization of the spray penetration of vegetable oils to operate internal combustion engines Diesel cycle in dual fuel mode. Through experimental approach theoretical, study the atomization phenomena responsible for the generation of the spray gas environments. Effective atomisation has the role of providing an optimal utilization of vegetable oil as a pilot flame in the diesel engine operating in the dual fuel mode. Within this context, this research has as main objective to define a set of parametric equations that allow the estimated penetration rate of sprays in common-rail system. Through the corresponding correlations published literature, we can estimate the other parameters that are typically used to characterize vegetable oil spray. The technique employed for obtaining images and treat them to set the penetration rate in some operating conditions of the vegetable oil injection system. It was made possible by this technique, elaborate mathematical correlations that provide the penetration rate of sprays in common rail system operating with vegetable oil. For images, it developed a full bench that allows estimate the penetration rate of the jet with good accuracy and repeatability. Finally, an engine operated in the dual fuel mode with carrier gas and soybean oil, the pilot flame responsible for the diesel engine cycle. It was possible to recover the original engine power (100% diesel) employing such alternative fuels.Faculdade de Tecnologia (FT)Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM)Programa de Pós-Graduação em Ciências MecânicasA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessCaracterização do spray de óleo vegetal para operação de motores do ciclo diesel no modo duplo combustívelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisÓleos vegetaisMotoresDieselporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_JamilLimadaSilva.pdf2015_JamilLimadaSilva.pdfapplication/pdf1967216http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/19840/1/2015_JamilLimadaSilva.pdfe40580beff1376a00f7382c7b8a4ff7aMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain775http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/19840/2/license.txt5287763f2721aa3b70bf2585e9b10d89MD52open access10482/198402024-02-08 18:43:25.38open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-02-08T21:43:25Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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