Amor e monstruosidade em Notre-Dame de Paris : da literaratura à dança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/19352 http://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.19352 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2015. |
id |
UNB_9e899f8a92c88be1012ebb2bf1b487e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/19352 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Amor e monstruosidade em Notre-Dame de Paris : da literaratura à dançaLiteratura francesaLiteratura e dançaBalé (Dança)Hugo, Victor, 1802-1885Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2015.A relação entre literatura e dança é antiga e ocorre sob diversas formas. A escritura frequentemente serve como referência para criações coreográficas, assim como a dança insere-se como elemento fundamental em algumas narrativas. Os estudos sobre a dança na literatura são numerosos. Entretanto, pesquisas que perfazem o caminho oposto, analisando a transposição da obra literária para a dança, são praticamente inexistentes, deixando uma série de indagações a respeito dessa forma de recriação. Portanto, identificar e questionar as dinâmicas envolvidas no processo de metamorfose de um código para outro, ou seja, da palavra escrita ao movimento, constitui o cerne desta pesquisa. Com o propósito de tentar responder a essas questões e analisar o diálogo intersemiótico entre essas artes, propomos um estudo comparativo entre o romance Notre-Dame de Paris de Victor Hugo e a adaptação coreográfica desta obra para o ballet neoclássico realizada pelo coreógrafo Roland Petit. No processo de análise das obras, focaremos nas relações de amor e monstruosidade, investigando as principais divergências e convergências entre ambas as obras.The link between literature and dance is a longstanding relationship and it occurs in various forms. The scripture often serves as a reference for choreographic creations, as well as dancing is part of a fundamental element in some narratives. The studies about the dance in the literature are numerous. However, researches that make up the opposite way, analyzing the transposition of the literary oeuvre to the dance, are almost non-existent, leaving a number of inquiries concerning this form of recreation. Therefore, to identify and question the dynamics involved in the process of metamorphosis from one code to another, i.e. the written word to the motion, is at the heart of this research. With the purpose of try to answer these questions and analyze the intersemiotic dialogue between these arts, we propose a comparative study of the novel Notre-Dame de Paris by Victor Hugo and the choreographic adaptation of this oeuvre to the neoclassical ballet performed by the choreographer Roland Petit.In the process of analysis of the oeuvres, we will focus on the relations of love and monstrosity, investigating the main differences and similarities between the two artworks.Instituto de Letras (IL)Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)Programa de Pós-Graduação em LiteraturaBarreto, Júnia Regina de FariaOliveira, Priscila Fernandes de2016-01-26T12:25:39Z2016-01-26T12:25:39Z2016-01-262015-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Priscila Fernandes de. Amor e monstruosidade em Notre-Dame de Paris : da literaratura à dança. 2015. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015http://repositorio.unb.br/handle/10482/19352http://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.19352A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-14T14:52:49Zoai:repositorio.unb.br:10482/19352Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-14T14:52:49Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Amor e monstruosidade em Notre-Dame de Paris : da literaratura à dança |
title |
Amor e monstruosidade em Notre-Dame de Paris : da literaratura à dança |
spellingShingle |
Amor e monstruosidade em Notre-Dame de Paris : da literaratura à dança Oliveira, Priscila Fernandes de Literatura francesa Literatura e dança Balé (Dança) Hugo, Victor, 1802-1885 |
title_short |
Amor e monstruosidade em Notre-Dame de Paris : da literaratura à dança |
title_full |
Amor e monstruosidade em Notre-Dame de Paris : da literaratura à dança |
title_fullStr |
Amor e monstruosidade em Notre-Dame de Paris : da literaratura à dança |
title_full_unstemmed |
Amor e monstruosidade em Notre-Dame de Paris : da literaratura à dança |
title_sort |
Amor e monstruosidade em Notre-Dame de Paris : da literaratura à dança |
author |
Oliveira, Priscila Fernandes de |
author_facet |
Oliveira, Priscila Fernandes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barreto, Júnia Regina de Faria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Priscila Fernandes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura francesa Literatura e dança Balé (Dança) Hugo, Victor, 1802-1885 |
topic |
Literatura francesa Literatura e dança Balé (Dança) Hugo, Victor, 1802-1885 |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-31 2016-01-26T12:25:39Z 2016-01-26T12:25:39Z 2016-01-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Priscila Fernandes de. Amor e monstruosidade em Notre-Dame de Paris : da literaratura à dança. 2015. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015 http://repositorio.unb.br/handle/10482/19352 http://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.19352 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Priscila Fernandes de. Amor e monstruosidade em Notre-Dame de Paris : da literaratura à dança. 2015. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015 |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/19352 http://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.19352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508195460153344 |