Uma análise crítica da montagem um homem é um homem de Bertolt Brecht, pelo Grupo Galpão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/1561 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2007. |
id |
UNB_9edfa8e015c31ffa147478d6c220dc92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/1561 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise crítica da montagem um homem é um homem de Bertolt Brecht, pelo Grupo GalpãoGrupo GalpãoTeatroBertold BrechtDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2007.A presente pesquisa é uma proposta de estudar o desenvolvimento do trabalho artístico teatral do Grupo Galpão, de Minas Gerais, pela análise da obra estreada em outubro do ano de 2005, o espetáculo Um homem é um homem, de Bertolt Brecht. Existem, nesse caso, dois temas para os quais a pesquisa aponta: o trabalho do Grupo Galpão, sua produção artística e composição cênica, observando os valores do Grupo a partir de critérios levantados em artigos, críticas e documentações da obra deste Grupo; e a dramaturgia e teoria elaboradas pelo dramaturgo e encenador alemão Bertolt Brecht, que revoluciona a cena do teatro universal. A partir de estudos das obras de Gilles Deleuze e Félix Guattari, Michel Foucault, Henri Bergson, Yann Ciret, George Simmel, entre outros teóricos da filosofia e sociologia, enunciam-se alguns caminhos e possibilidades de análise do objeto Galpão/Brecht, com enfoque para questões que surgem ao longo do processo desse estudo, tais como a relevância desta montagem teatral para a atualidade, a linguagem artística utilizada, a comicidade da obra e a performatividade do Grupo e da proposta cênica. _____________________________________________________ RESUMÉCette recherche est une proposition visant étudier le développement du travail théâtral du Groupe Galpão, de Minas Gerais, avec un approche à l’oeuvre étrennée en octobre de l’année 2005: le spectacle Homme pour Homme, de Bertolt Brecht. Nous apercevons dans ce cas, deux sujets: le travail du Groupe Galpão, sa production artistique et composition scénique, observant les valeurs du Groupe à partir de critères envisagés dans des articles, critiques et documentations de cet oeuvre; et la dramaturgie et la théorie élaborées par le dramaturge et méteur-en-scène allemand Bertolt Brecht qui a révolutionné la scène universelle. À partir d’études des oeuvres de Gilles Deleuze et Félix Guattari, Michel Foucault, Henri Bergson, Yann Ciret, George Simmel, parmi autres philosophes et sociologes, la recherche indique quelques chemins et possibilités d’analyse de l’objet Galpão/Brecht, avec l’approche à des questions qui apparaissent au long du procès de cet étude, tels que son importance pour l’actualité, la langue artistique et comique de l’oeuvre, et la performativité du Groupe et de la proposition scénique.Medeiros, Maria Beatriz deCelso Neto, Dhenise de Almeida2009-08-06T13:51:30Z2009-08-06T13:51:30Z2007-11-192007-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCELSO NETO, Dhenise de Almeida. Uma análise crítica da montagem um homem é um homem de Bertolt Brecht, pelo Grupo Galpão. 2007. 145 f. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1561info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T18:37:42Zoai:repositorio.unb.br:10482/1561Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T18:37:42Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise crítica da montagem um homem é um homem de Bertolt Brecht, pelo Grupo Galpão |
title |
Uma análise crítica da montagem um homem é um homem de Bertolt Brecht, pelo Grupo Galpão |
spellingShingle |
Uma análise crítica da montagem um homem é um homem de Bertolt Brecht, pelo Grupo Galpão Celso Neto, Dhenise de Almeida Grupo Galpão Teatro Bertold Brecht |
title_short |
Uma análise crítica da montagem um homem é um homem de Bertolt Brecht, pelo Grupo Galpão |
title_full |
Uma análise crítica da montagem um homem é um homem de Bertolt Brecht, pelo Grupo Galpão |
title_fullStr |
Uma análise crítica da montagem um homem é um homem de Bertolt Brecht, pelo Grupo Galpão |
title_full_unstemmed |
Uma análise crítica da montagem um homem é um homem de Bertolt Brecht, pelo Grupo Galpão |
title_sort |
Uma análise crítica da montagem um homem é um homem de Bertolt Brecht, pelo Grupo Galpão |
author |
Celso Neto, Dhenise de Almeida |
author_facet |
Celso Neto, Dhenise de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Medeiros, Maria Beatriz de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Celso Neto, Dhenise de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Grupo Galpão Teatro Bertold Brecht |
topic |
Grupo Galpão Teatro Bertold Brecht |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2007. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-11-19 2007-11-19 2009-08-06T13:51:30Z 2009-08-06T13:51:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CELSO NETO, Dhenise de Almeida. Uma análise crítica da montagem um homem é um homem de Bertolt Brecht, pelo Grupo Galpão. 2007. 145 f. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. http://repositorio.unb.br/handle/10482/1561 |
identifier_str_mv |
CELSO NETO, Dhenise de Almeida. Uma análise crítica da montagem um homem é um homem de Bertolt Brecht, pelo Grupo Galpão. 2007. 145 f. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1561 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508170177937408 |