As peças didáticas de Bertolt Brecht e o processo de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/86489 |
Resumo: | Essa pesquisa tem como objetivo analisar as idéias e proposições das peças didáticas de Bertolt Brecht, buscando possíveis relações entre essas peças, vistas em seus princípios didáticos, e as concepções que fundamentam o processo de alfabetização. Procedeu-se, inicialmente, a um estudo documental das peças, fazendo um levantamento dos princípios didáticos que elas contém; em seguida, foi composto um panorama das concepções em alfabetização no Brasil, recorrendo-se a trabalhos científicos e órgãos censitários (IBGE); culminando na participação de três professoras que alfabetizam. A construção da relação entre os princípios didáticos e as concepções em alfabetização foi se estabelecendo na e por meio da interação com essas professoras. Nessa relação de interlocução, desenvolvida por entrevistas, professoras e pesquisadora iam construindo, juntas, possibilidades de reflexão da práxis pedagógica no processo de alfabetização, por meio das peças didáticas. |
id |
UNSP_922a926bd903a8a7b7575a27faa18bf5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/86489 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
As peças didáticas de Bertolt Brecht e o processo de alfabetizaçãoDidáticaAlfabetizaçãoPeças didáticasBrecht, Bertold, 1898-1956Didacticþs playsAlphabetizationEssa pesquisa tem como objetivo analisar as idéias e proposições das peças didáticas de Bertolt Brecht, buscando possíveis relações entre essas peças, vistas em seus princípios didáticos, e as concepções que fundamentam o processo de alfabetização. Procedeu-se, inicialmente, a um estudo documental das peças, fazendo um levantamento dos princípios didáticos que elas contém; em seguida, foi composto um panorama das concepções em alfabetização no Brasil, recorrendo-se a trabalhos científicos e órgãos censitários (IBGE); culminando na participação de três professoras que alfabetizam. A construção da relação entre os princípios didáticos e as concepções em alfabetização foi se estabelecendo na e por meio da interação com essas professoras. Nessa relação de interlocução, desenvolvida por entrevistas, professoras e pesquisadora iam construindo, juntas, possibilidades de reflexão da práxis pedagógica no processo de alfabetização, por meio das peças didáticas.This research has the objective to analyse the ideas and preposition of Bertolt Brechtþs didactic plays, seeking possible relation between these plays, looking at his didacticsþ principle and the conceptions that bases the alphabetizationþs process. It conducts, inictially, to a documental study of the plays, doing a raising of didacticsþprinciple that they have, following, it was composed by a view of conceptions in alphabetization in Brazil, resort to cientific works and censitary organs (IBGE) resulting in participation of three teachers that alphabetize. The construction of relation between the didacticsþ principle and the conceptions in alphabetization were establishing in and by interaction with these teachers. In this relation of dialogues developed by interview, teachers and researchers who were building, together, possibilities of reflection pedagogic practice in the alphabetizationþs process, by the didactic plays.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gonçalves, Natália Kneipp Ribeiro [UNESP]2014-06-11T19:22:18Z2014-06-11T19:22:18Z2005-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisviii, 170 f. : il.application/pdfGONÇALVES, Natália Kneipp Ribeiro. As peças didáticas de Bertolt Brecht e o processo de alfabetização. 2005. viii, 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2005.http://hdl.handle.net/11449/86489000330032goncalves_nkr_me_rcla.pdf33004137064P23060869388251465Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-18T06:19:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86489Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:41:43.098461Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As peças didáticas de Bertolt Brecht e o processo de alfabetização |
title |
As peças didáticas de Bertolt Brecht e o processo de alfabetização |
spellingShingle |
As peças didáticas de Bertolt Brecht e o processo de alfabetização Gonçalves, Natália Kneipp Ribeiro [UNESP] Didática Alfabetização Peças didáticas Brecht, Bertold, 1898-1956 Didacticþs plays Alphabetization |
title_short |
As peças didáticas de Bertolt Brecht e o processo de alfabetização |
title_full |
As peças didáticas de Bertolt Brecht e o processo de alfabetização |
title_fullStr |
As peças didáticas de Bertolt Brecht e o processo de alfabetização |
title_full_unstemmed |
As peças didáticas de Bertolt Brecht e o processo de alfabetização |
title_sort |
As peças didáticas de Bertolt Brecht e o processo de alfabetização |
author |
Gonçalves, Natália Kneipp Ribeiro [UNESP] |
author_facet |
Gonçalves, Natália Kneipp Ribeiro [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Natália Kneipp Ribeiro [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática Alfabetização Peças didáticas Brecht, Bertold, 1898-1956 Didacticþs plays Alphabetization |
topic |
Didática Alfabetização Peças didáticas Brecht, Bertold, 1898-1956 Didacticþs plays Alphabetization |
description |
Essa pesquisa tem como objetivo analisar as idéias e proposições das peças didáticas de Bertolt Brecht, buscando possíveis relações entre essas peças, vistas em seus princípios didáticos, e as concepções que fundamentam o processo de alfabetização. Procedeu-se, inicialmente, a um estudo documental das peças, fazendo um levantamento dos princípios didáticos que elas contém; em seguida, foi composto um panorama das concepções em alfabetização no Brasil, recorrendo-se a trabalhos científicos e órgãos censitários (IBGE); culminando na participação de três professoras que alfabetizam. A construção da relação entre os princípios didáticos e as concepções em alfabetização foi se estabelecendo na e por meio da interação com essas professoras. Nessa relação de interlocução, desenvolvida por entrevistas, professoras e pesquisadora iam construindo, juntas, possibilidades de reflexão da práxis pedagógica no processo de alfabetização, por meio das peças didáticas. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-09-02 2014-06-11T19:22:18Z 2014-06-11T19:22:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GONÇALVES, Natália Kneipp Ribeiro. As peças didáticas de Bertolt Brecht e o processo de alfabetização. 2005. viii, 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2005. http://hdl.handle.net/11449/86489 000330032 goncalves_nkr_me_rcla.pdf 33004137064P2 3060869388251465 |
identifier_str_mv |
GONÇALVES, Natália Kneipp Ribeiro. As peças didáticas de Bertolt Brecht e o processo de alfabetização. 2005. viii, 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2005. 000330032 goncalves_nkr_me_rcla.pdf 33004137064P2 3060869388251465 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/86489 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
viii, 170 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129234651054080 |