As peças didáticas de Bertolt Brecht e o processo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Natália Kneipp Ribeiro [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86489
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo analisar as idéias e proposições das peças didáticas de Bertolt Brecht, buscando possíveis relações entre essas peças, vistas em seus princípios didáticos, e as concepções que fundamentam o processo de alfabetização. Procedeu-se, inicialmente, a um estudo documental das peças, fazendo um levantamento dos princípios didáticos que elas contém; em seguida, foi composto um panorama das concepções em alfabetização no Brasil, recorrendo-se a trabalhos científicos e órgãos censitários (IBGE); culminando na participação de três professoras que alfabetizam. A construção da relação entre os princípios didáticos e as concepções em alfabetização foi se estabelecendo na e por meio da interação com essas professoras. Nessa relação de interlocução, desenvolvida por entrevistas, professoras e pesquisadora iam construindo, juntas, possibilidades de reflexão da práxis pedagógica no processo de alfabetização, por meio das peças didáticas.
id UNSP_922a926bd903a8a7b7575a27faa18bf5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86489
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As peças didáticas de Bertolt Brecht e o processo de alfabetizaçãoDidáticaAlfabetizaçãoPeças didáticasBrecht, Bertold, 1898-1956Didacticþs playsAlphabetizationEssa pesquisa tem como objetivo analisar as idéias e proposições das peças didáticas de Bertolt Brecht, buscando possíveis relações entre essas peças, vistas em seus princípios didáticos, e as concepções que fundamentam o processo de alfabetização. Procedeu-se, inicialmente, a um estudo documental das peças, fazendo um levantamento dos princípios didáticos que elas contém; em seguida, foi composto um panorama das concepções em alfabetização no Brasil, recorrendo-se a trabalhos científicos e órgãos censitários (IBGE); culminando na participação de três professoras que alfabetizam. A construção da relação entre os princípios didáticos e as concepções em alfabetização foi se estabelecendo na e por meio da interação com essas professoras. Nessa relação de interlocução, desenvolvida por entrevistas, professoras e pesquisadora iam construindo, juntas, possibilidades de reflexão da práxis pedagógica no processo de alfabetização, por meio das peças didáticas.This research has the objective to analyse the ideas and preposition of Bertolt Brechtþs didactic plays, seeking possible relation between these plays, looking at his didacticsþ principle and the conceptions that bases the alphabetizationþs process. It conducts, inictially, to a documental study of the plays, doing a raising of didacticsþprinciple that they have, following, it was composed by a view of conceptions in alphabetization in Brazil, resort to cientific works and censitary organs (IBGE) resulting in participation of three teachers that alphabetize. The construction of relation between the didacticsþ principle and the conceptions in alphabetization were establishing in and by interaction with these teachers. In this relation of dialogues developed by interview, teachers and researchers who were building, together, possibilities of reflection pedagogic practice in the alphabetizationþs process, by the didactic plays.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gonçalves, Natália Kneipp Ribeiro [UNESP]2014-06-11T19:22:18Z2014-06-11T19:22:18Z2005-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisviii, 170 f. : il.application/pdfGONÇALVES, Natália Kneipp Ribeiro. As peças didáticas de Bertolt Brecht e o processo de alfabetização. 2005. viii, 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2005.http://hdl.handle.net/11449/86489000330032goncalves_nkr_me_rcla.pdf33004137064P23060869388251465Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-18T06:19:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86489Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:41:43.098461Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As peças didáticas de Bertolt Brecht e o processo de alfabetização
title As peças didáticas de Bertolt Brecht e o processo de alfabetização
spellingShingle As peças didáticas de Bertolt Brecht e o processo de alfabetização
Gonçalves, Natália Kneipp Ribeiro [UNESP]
Didática
Alfabetização
Peças didáticas
Brecht, Bertold, 1898-1956
Didacticþs plays
Alphabetization
title_short As peças didáticas de Bertolt Brecht e o processo de alfabetização
title_full As peças didáticas de Bertolt Brecht e o processo de alfabetização
title_fullStr As peças didáticas de Bertolt Brecht e o processo de alfabetização
title_full_unstemmed As peças didáticas de Bertolt Brecht e o processo de alfabetização
title_sort As peças didáticas de Bertolt Brecht e o processo de alfabetização
author Gonçalves, Natália Kneipp Ribeiro [UNESP]
author_facet Gonçalves, Natália Kneipp Ribeiro [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Natália Kneipp Ribeiro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Alfabetização
Peças didáticas
Brecht, Bertold, 1898-1956
Didacticþs plays
Alphabetization
topic Didática
Alfabetização
Peças didáticas
Brecht, Bertold, 1898-1956
Didacticþs plays
Alphabetization
description Essa pesquisa tem como objetivo analisar as idéias e proposições das peças didáticas de Bertolt Brecht, buscando possíveis relações entre essas peças, vistas em seus princípios didáticos, e as concepções que fundamentam o processo de alfabetização. Procedeu-se, inicialmente, a um estudo documental das peças, fazendo um levantamento dos princípios didáticos que elas contém; em seguida, foi composto um panorama das concepções em alfabetização no Brasil, recorrendo-se a trabalhos científicos e órgãos censitários (IBGE); culminando na participação de três professoras que alfabetizam. A construção da relação entre os princípios didáticos e as concepções em alfabetização foi se estabelecendo na e por meio da interação com essas professoras. Nessa relação de interlocução, desenvolvida por entrevistas, professoras e pesquisadora iam construindo, juntas, possibilidades de reflexão da práxis pedagógica no processo de alfabetização, por meio das peças didáticas.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-09-02
2014-06-11T19:22:18Z
2014-06-11T19:22:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, Natália Kneipp Ribeiro. As peças didáticas de Bertolt Brecht e o processo de alfabetização. 2005. viii, 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/86489
000330032
goncalves_nkr_me_rcla.pdf
33004137064P2
3060869388251465
identifier_str_mv GONÇALVES, Natália Kneipp Ribeiro. As peças didáticas de Bertolt Brecht e o processo de alfabetização. 2005. viii, 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2005.
000330032
goncalves_nkr_me_rcla.pdf
33004137064P2
3060869388251465
url http://hdl.handle.net/11449/86489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv viii, 170 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129234651054080