Escala de satisfação com o treinamento : Esast/Telebrás/UnB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Amélia Regina
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Pasquali, Luiz, Pereira, Maria Auxiliadora de Mello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/25489
https://dx.doi.org/10.1590/S0034-75901999000100004
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo construir um instrumento para aferir satisfação com o treinamento a partir de uma teoria previamente elaborada. O instrumento, foi aplicado a uma amostra de 1.200 treinandos com 507 retornos. A análise dos componentes principais mostrou a presença de seis fatores, cinco dos quais com alta consistência interna (alfa de .80). Os fatores são: utilidade do treinamento para a empresa, apoio do gerente versus resistência do gerente ao treinamento, qualidade do curso "" atualização do material e competência do instrutor "", aplicação do curso no trabalho, componentes do curso "" programa, planejamento e avaliação "" e utilidade do treinamento para o empregado versus importância para a empresa. Ficou a recomendação de trabalhar melhor o fator seis para obter maior consistência.
id UNB_9f02af3b47a8ed2e5fa415728d550ca7
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/25489
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Escala de satisfação com o treinamento : Esast/Telebrás/UnBTreinamento - avaliaçãoTreinamento - satisfaçãoEsta pesquisa teve por objetivo construir um instrumento para aferir satisfação com o treinamento a partir de uma teoria previamente elaborada. O instrumento, foi aplicado a uma amostra de 1.200 treinandos com 507 retornos. A análise dos componentes principais mostrou a presença de seis fatores, cinco dos quais com alta consistência interna (alfa de .80). Os fatores são: utilidade do treinamento para a empresa, apoio do gerente versus resistência do gerente ao treinamento, qualidade do curso "" atualização do material e competência do instrutor "", aplicação do curso no trabalho, componentes do curso "" programa, planejamento e avaliação "" e utilidade do treinamento para o empregado versus importância para a empresa. Ficou a recomendação de trabalhar melhor o fator seis para obter maior consistência.The purpose of this research was to build an instrument to assess trainees" satisfaction with training, based on a previously established theory. The instrument is composed of 78 items and was applied to 1200 trainees with 507 responses (Telebrás employees). A PC analysis showed the presence of six factors, five of them with high internal consistency (alpha equal .80). The factors are the following: usefulness of training for the firm, support versus resistance of the manager to training, quality of training, applicability of training, elements of the training course, and personal versus firm utility of the course. It is recommended that the factor six be better worked out.Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo2017-12-07T04:28:52Z2017-12-07T04:28:52Z1999-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALVES, Amélia Regina; PASQUALI, Luiz; PEREIRA, Maria Auxiliadora de Mello. Escala de satisfação com o treinamento: Esast/Telebrás/UnB. Revista de Administração de Empresas, v. 39, n. 1, p. 25-30, jan./mar. 1999. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901999000100004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/PG5WTBhW6hhqNdmjW3R8sBm/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/25489https://dx.doi.org/10.1590/S0034-75901999000100004Revista de Administração de Empresas - This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY). Fonte: https://www.scielo.br/j/rae/a/PG5WTBhW6hhqNdmjW3R8sBm/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Amélia ReginaPasquali, LuizPereira, Maria Auxiliadora de Melloporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:11:29Zoai:repositorio.unb.br:10482/25489Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:11:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Escala de satisfação com o treinamento : Esast/Telebrás/UnB
title Escala de satisfação com o treinamento : Esast/Telebrás/UnB
spellingShingle Escala de satisfação com o treinamento : Esast/Telebrás/UnB
Alves, Amélia Regina
Treinamento - avaliação
Treinamento - satisfação
title_short Escala de satisfação com o treinamento : Esast/Telebrás/UnB
title_full Escala de satisfação com o treinamento : Esast/Telebrás/UnB
title_fullStr Escala de satisfação com o treinamento : Esast/Telebrás/UnB
title_full_unstemmed Escala de satisfação com o treinamento : Esast/Telebrás/UnB
title_sort Escala de satisfação com o treinamento : Esast/Telebrás/UnB
author Alves, Amélia Regina
author_facet Alves, Amélia Regina
Pasquali, Luiz
Pereira, Maria Auxiliadora de Mello
author_role author
author2 Pasquali, Luiz
Pereira, Maria Auxiliadora de Mello
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Amélia Regina
Pasquali, Luiz
Pereira, Maria Auxiliadora de Mello
dc.subject.por.fl_str_mv Treinamento - avaliação
Treinamento - satisfação
topic Treinamento - avaliação
Treinamento - satisfação
description Esta pesquisa teve por objetivo construir um instrumento para aferir satisfação com o treinamento a partir de uma teoria previamente elaborada. O instrumento, foi aplicado a uma amostra de 1.200 treinandos com 507 retornos. A análise dos componentes principais mostrou a presença de seis fatores, cinco dos quais com alta consistência interna (alfa de .80). Os fatores são: utilidade do treinamento para a empresa, apoio do gerente versus resistência do gerente ao treinamento, qualidade do curso "" atualização do material e competência do instrutor "", aplicação do curso no trabalho, componentes do curso "" programa, planejamento e avaliação "" e utilidade do treinamento para o empregado versus importância para a empresa. Ficou a recomendação de trabalhar melhor o fator seis para obter maior consistência.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-03
2017-12-07T04:28:52Z
2017-12-07T04:28:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Amélia Regina; PASQUALI, Luiz; PEREIRA, Maria Auxiliadora de Mello. Escala de satisfação com o treinamento: Esast/Telebrás/UnB. Revista de Administração de Empresas, v. 39, n. 1, p. 25-30, jan./mar. 1999. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901999000100004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/PG5WTBhW6hhqNdmjW3R8sBm/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/25489
https://dx.doi.org/10.1590/S0034-75901999000100004
identifier_str_mv ALVES, Amélia Regina; PASQUALI, Luiz; PEREIRA, Maria Auxiliadora de Mello. Escala de satisfação com o treinamento: Esast/Telebrás/UnB. Revista de Administração de Empresas, v. 39, n. 1, p. 25-30, jan./mar. 1999. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901999000100004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/PG5WTBhW6hhqNdmjW3R8sBm/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/25489
https://dx.doi.org/10.1590/S0034-75901999000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508247267147776