Concepções docentes sobre o Ensino Médio Integrado : sentidos contraditórios e fragmentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Mayara Soares de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43383
Resumo: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2022.
id UNB_9f1007f633d63f28e39d49241acddc77
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/43383
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Melo, Mayara Soares deSilva, Roberto Ribeiro da2022-04-12T16:53:47Z2022-04-12T16:53:47Z2022-04-122022-01-21MELO, Mayara Soares de. Concepções docentes sobre o Ensino Médio Integrado: sentidos contraditórios e fragmentação. 2022. 232 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43383Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2022.Na educação brasileira, ao longo da história, foi instituída uma dualidade estrutural entre a formação básica, especialmente entendida como meio de preparação para o ensino superior, e a formação profissional, que historicamente se restringiu ao mero adestramento dos jovens em técnicas produtivas. O Ensino Médio Integrado surge em contraposição a essa realidade, tendo como foco a formação integral dos sujeitos a partir das dimensões trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Porém, apesar de os documentos orientadores da proposta enfatizarem a necessidade de superação da dicotomia, ela ainda se faz bastante frequente nos cursos de Ensino Médio Integrado. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo analisar os motivos que contribuem para a não efetiva integração entre educação científica e educação profissional em cursos de Ensino Médio Integrado. Para tanto, foram utilizados como procedimento de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas com professores das chamadas Ciências da Natureza e com aqueles que atuam especificamente nas disciplinas da formação técnica em Institutos Federais situados em diferentes regiões do país, e os planos de ensino dos respectivos componentes curriculares por eles ministrados. Os dados obtidos nas entrevistas de dez professores foram analisados à luz da Teoria Fundamentada de Dados, e a análise dos planejamentos de ensino foi feita a partir da Teoria da Atividade. Como resultados, identificou-se um desconhecimento por parte dos docentes quanto ao significado do Ensino Médio Integrado e às dimensões trabalho, ciência e tecnologia. Em relação à palavra integrado, são assumidos sentidos contraditórios que vão desde a ideia de somatório à inter-relação entre conhecimentos, além de manterem o mito do dualismo entre formação para o mundo do trabalho e para continuidade nos estudos. O trabalho é entendido em uma perspectiva reducionista, assumido como emprego. Em relação à ciência e à tecnologia, foram identificados olhares que promovem o distanciamento entre os saberes técnicos e os saberes relativos às ciências da natureza, atribuído às disciplinas de formação básica a responsabilidade de ensinar conhecimentos científicos, e às de formação técnica, o propósito de aplicá-los. Considerando a análise dos planos de ensino, observou-se que não há definição de objetivos claros, sendo eles ora bastante amplos, impossibilitando o reconhecimento das ações e dos conhecimentos necessários a serem apropriados para alcançá-los, ora não muito claros, se referindo à atividade do docente e não ao que se espera dos estudantes. Considerando a análise realizada, no âmbito dos cursos de formação inicial e continuada de professores, defendemos a necessidade de reconhecimento do Ensino Médio Integrado e de serem viabilizados espaços de formação permanente para o corpo docente, de modo a fomentar estudos sobre a proposta, a compreensão do seu significado, a promover diálogos sobre possibilidades de integração e a repensá-lo considerando a realidade da comunidade. Sugerimos ainda uma proposta alternativa de planejamento a ser realizada de maneira dialógica entre os docentes, de modo a possibilitar uma construção coletiva de objetivos de ensino e favorecer a integração.In Brazilian education, throughout history, a structural duality has been established between basic education, understood as a means of preparation for higher education, and professional training, which has historically been restricted to the mere training of young people in productive techniques. Ensino Médio Integrado appears in opposition to this reality, focusing on the integral education of students based on the dimensions of work, science, technology, and culture. However, despite the proposal's guiding documents emphasize the need to overcome the dichotomy, it is still quite frequent in courses. This research aimed to analyze the reasons that contribute to the non-effective integration between scientific education and professional education in Ensino Médio Integrado. For this purpose, the following data collection procedure was used: semi-structured interviews with professors from the Sciences of Nature and with those who work specifically in the subjects of technical training in Institutos Federais located in different regions of the country, and the teaching plans of the respective curricular components ministered by them. The data obtained from interviews with ten professors were analyzed in the light of the Grounded Theory, and the analysis of teaching plans was conducted using the Activity Theory. The results identified a lack of knowledge on the part of teachers regarding the meaning of Ensino Médio Integrado and the dimensions of work, science, and technology. Teachers took on contradictory meanings for the word integrated, ranging from the idea of summation to the interrelationship between knowledge, in addition to maintaining the myth of dualism between training for the world of work and the continuation of studies. Work is understood from a reductionist perspective, assumed as employment. Understandings were identified in relation to science and technology that promote the distance between technical knowledge and knowledge related to natural sciences, with basic education subjects being responsible for teaching scientific knowledge, and those of technical training, the purpose of applying them. It was observed from the analysis of the teaching plans that there is no definition of clear objectives, which are sometimes quite broad, making it impossible to recognize the actions and knowledge necessary to be appropriate to achieve them, sometimes not noticeably clear, referring to the activity. of the teacher and not what is expected of students. Considering the analysis conducted, we defend the need for recognition of Ensino Médio Integrado and to provide permanent training spaces for the faculty, to promote studies on the proposal, the understanding of its meaning, to promote dialogues about possibilities of integration and to rethink it considering the reality of the community. We also suggest an alternative planning proposal to be conducted in a dialogic way between teachers, to enable a collective construction of teaching objectives, favoring integration.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoConcepções docentes sobre o Ensino Médio Integrado : sentidos contraditórios e fragmentaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEnsino médio integradoPolitecniaInstitutos Federais de Educação, Ciência e TecnologiaEducação profissional e tecnológica - nível médioinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2022_MayaraSoaresdeMelo.pdf2022_MayaraSoaresdeMelo.pdfapplication/pdf2315523http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/43383/1/2022_MayaraSoaresdeMelo.pdf78c87a21826acd55fc9cfa9200f737acMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/43383/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open access10482/433832024-02-29 09:48:45.155open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/43383U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-02-29T12:48:45Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções docentes sobre o Ensino Médio Integrado : sentidos contraditórios e fragmentação
title Concepções docentes sobre o Ensino Médio Integrado : sentidos contraditórios e fragmentação
spellingShingle Concepções docentes sobre o Ensino Médio Integrado : sentidos contraditórios e fragmentação
Melo, Mayara Soares de
Ensino médio integrado
Politecnia
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Educação profissional e tecnológica - nível médio
title_short Concepções docentes sobre o Ensino Médio Integrado : sentidos contraditórios e fragmentação
title_full Concepções docentes sobre o Ensino Médio Integrado : sentidos contraditórios e fragmentação
title_fullStr Concepções docentes sobre o Ensino Médio Integrado : sentidos contraditórios e fragmentação
title_full_unstemmed Concepções docentes sobre o Ensino Médio Integrado : sentidos contraditórios e fragmentação
title_sort Concepções docentes sobre o Ensino Médio Integrado : sentidos contraditórios e fragmentação
author Melo, Mayara Soares de
author_facet Melo, Mayara Soares de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Mayara Soares de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Roberto Ribeiro da
contributor_str_mv Silva, Roberto Ribeiro da
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Ensino médio integrado
Politecnia
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Educação profissional e tecnológica - nível médio
topic Ensino médio integrado
Politecnia
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Educação profissional e tecnológica - nível médio
description Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2022.
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-01-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-12T16:53:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-12T16:53:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MELO, Mayara Soares de. Concepções docentes sobre o Ensino Médio Integrado: sentidos contraditórios e fragmentação. 2022. 232 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/43383
identifier_str_mv MELO, Mayara Soares de. Concepções docentes sobre o Ensino Médio Integrado: sentidos contraditórios e fragmentação. 2022. 232 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/43383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/43383/1/2022_MayaraSoaresdeMelo.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/43383/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 78c87a21826acd55fc9cfa9200f737ac
aed4704d04bb260d4decd80db311aaa5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863909660950528