Entre jovens invisíveis e corpos silenciados : manifestações das sexualidades e a homofobia (des)veladas nas aulas de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquilino, Simone Martins
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39181
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2020.
id UNB_9f783b2aac46b6021a4db63e8664d231
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/39181
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Entre jovens invisíveis e corpos silenciados : manifestações das sexualidades e a homofobia (des)veladas nas aulas de educação físicaSexualidadeQuestões de gêneroHomofobia - escolasEducação física escolarDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2020.A pesquisa apresenta como objeto de estudo o trato das sexualidades nas aulas de Educação Física. Entendemos que discutir na escola essa temática é muito importante, pois já faz parte do dia a dia dos/as estudantes e está presente também na escola. Temos como objetivo geral conhecer, problematizar e compreender como se dá a homofobia nas aulas de educação física do ensino fundamental, bem como apontar formas de intervenção pedagógica no combate a essa opressão. Para isso pontuamos os seguintes objetivos específicos: a) analisar as concepções dos/as alunos/as relacionadas às questões de gêneros e sexualidades; b) identificar e descrever como ocorre a homofobia nas aulas de Educação Física; c) desenvolver uma proposta de intervenção pedagógica para discutir as questões de gêneros, as sexualidades e a homofobia nas aulas de Educação Física. A pesquisa é exploratória, com uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Foi realizada numa Escola Estadual do município de Extremoz/RN, tendo como participantes da pesquisa alunos/as de uma turma do 9o ano matutino (32 alunos/as) e outra do 9o ano vespertino (28 alunos/as), do ensino fundamental. Os instrumentos para o levantamento dos dados da pesquisa foram o questionário diagnóstico e as oficinas pedagógicas. Os resultados apontaram que 72,7% dos/as estudantes já presenciaram cenas de homofobia, que ocorrem principalmente através das ofensas e “brincadeiras” nas aulas de Educação Física. As concepções da maioria dos/as estudantes relacionada aos gêneros são que os/as alunos/as não devem ser separados por gênero e nem ter conteúdos diferentes. Em relação à sexualidade, aferimos que a figura masculina ainda está muito ligada, na percepção deles/as, à força e à virilidade, enquanto a mulher está associada à sutileza e à delicadeza. Concluímos que, no decorrer da pesquisa, a maioria dos/as alunos/as se expressou contra a homofobia e apontou alternativas para minimizá-la nas aulas de Educação Física. Através das oficinas pedagógicas proporcionamos aos/às estudantes vários momentos que consideramos enriquecedor para os/as alunos/as, a pesquisadora e a Educação Física Escolar.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)The research presents the object of study, the treatment of sexualities in Physical Education classes. We understand that discussing at school is very important, as it is already part of everyday life and is also present at school. We have as general objective, to know, problematize and understand how homophobia happen in physical education classes of elementary school, as well as to point out ways of pedagogical intervention in the fight against this oppression. For this, we point out the following specific objectives: a) to analyze the students' conceptions related to gender and sexuality; b) identify and describe how homophobia happen in Physical Education classes; c) develop a proposal for pedagogical intervention to discuss gender, sexualities and homophobia in Physical Education classes. The research is exploratory, with a qualitative approach, of an action research type. It was held at the School in Extremoz/RN, with students from a 9th grade morning group (32 students) and another from the 9th grade afternoon group (28 students), as elementary students. The instruments for collecting survey data were diagnostic questionnaires and pedagogical workshops. The results showed that 72.7% of the students already witnessed scenes of homophobia and that it occurs mainly through offenses and “games” in Physical Education classes. The conceptions of most students related to genders, are that students should not be separated by gender or have different content. About sexuality, we found that the male figure is still very much linked, in their perception, to strength, virility while the woman is associated with subtlety, delicacy. We concluded that the most of the students expressed themselves against homophobia and pointed out alternatives to minimize it in Physical Education classes. Through the pedagogical workshops we provide students with a lot of moments that we consider importants for students, the researcher and Physical Education in Schools.Faculdade de Educação Física (FEF)Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaFigueiredo, Pedro Osmar Flores de NoronhaAquilino, Simone Martins2020-07-07T14:29:13Z2020-07-07T14:29:13Z2020-07-072020-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAQUILINO, Simone Martins. Entre jovens invisíveis e corpos silenciados: manifestações das sexualidades e a homofobia (des)veladas nas aulas de educação física. 2020. 157 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39181A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T19:33:30Zoai:repositorio.unb.br:10482/39181Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T19:33:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre jovens invisíveis e corpos silenciados : manifestações das sexualidades e a homofobia (des)veladas nas aulas de educação física
title Entre jovens invisíveis e corpos silenciados : manifestações das sexualidades e a homofobia (des)veladas nas aulas de educação física
spellingShingle Entre jovens invisíveis e corpos silenciados : manifestações das sexualidades e a homofobia (des)veladas nas aulas de educação física
Aquilino, Simone Martins
Sexualidade
Questões de gênero
Homofobia - escolas
Educação física escolar
title_short Entre jovens invisíveis e corpos silenciados : manifestações das sexualidades e a homofobia (des)veladas nas aulas de educação física
title_full Entre jovens invisíveis e corpos silenciados : manifestações das sexualidades e a homofobia (des)veladas nas aulas de educação física
title_fullStr Entre jovens invisíveis e corpos silenciados : manifestações das sexualidades e a homofobia (des)veladas nas aulas de educação física
title_full_unstemmed Entre jovens invisíveis e corpos silenciados : manifestações das sexualidades e a homofobia (des)veladas nas aulas de educação física
title_sort Entre jovens invisíveis e corpos silenciados : manifestações das sexualidades e a homofobia (des)veladas nas aulas de educação física
author Aquilino, Simone Martins
author_facet Aquilino, Simone Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueiredo, Pedro Osmar Flores de Noronha
dc.contributor.author.fl_str_mv Aquilino, Simone Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Sexualidade
Questões de gênero
Homofobia - escolas
Educação física escolar
topic Sexualidade
Questões de gênero
Homofobia - escolas
Educação física escolar
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-07T14:29:13Z
2020-07-07T14:29:13Z
2020-07-07
2020-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AQUILINO, Simone Martins. Entre jovens invisíveis e corpos silenciados: manifestações das sexualidades e a homofobia (des)veladas nas aulas de educação física. 2020. 157 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39181
identifier_str_mv AQUILINO, Simone Martins. Entre jovens invisíveis e corpos silenciados: manifestações das sexualidades e a homofobia (des)veladas nas aulas de educação física. 2020. 157 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580926368841728