Educação a distância em uma instituição de ensino superior : estudo das barreiras e do nível de satisfação encontrados no processo de implantação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torrecillas, Geraldo Leopoldo Silva de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1316
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2007.
id UNB_9f8d83120a96e017e3c596537d76e451
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/1316
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação a distância em uma instituição de ensino superior : estudo das barreiras e do nível de satisfação encontrados no processo de implantaçãoEnsino a distânciaAvaliação de interface gráficaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2007.Pesquisar, em uma instituição de ensino superior (IES), as barreiras à implantação da Educação a Distância e o nível de satisfação dos alunos com a realização de disciplinas nessa modalidade de ensino-aprendizagem constituiu o objetivo geral de pesquisa estabelecido neste trabalho. Dois objetivos específicos foram definidos: a) Investigar a existência de barreiras institucionais e pessoais à implantação da Educação a Distância em uma IES e b) Analisar o nível de satisfação dos alunos com a realização de disciplinas a distância. A pesquisa foi de caráter exploratório e envolveu as abordagens qualitativa e quantitativa, sendo realizada em uma instituição de ensino superior do Distrito Federal. A pesquisa qualitativa usou como instrumento a entrevista individual semi-estruturada e contou com a participação de 18 sujeitos distribuídos em cinco grupos: 1) quatro diretores da IES; 2) dois coordenadores de curso; 3) dois tutores das disciplinas; 4) quatro alunos das disciplinas on-line; 5) quatro alunos das disciplinas presenciais. A pesquisa quantitativa usou dois instrumentos, um de “Avaliação de Reação de Curso a Distância” e o outro de “Avaliação de Reação Gráfica”. Os dois instrumentos foram respondidos por 251 sujeitos, por meio eletrônico e impresso. Os dados da pesquisa qualitativa foram analisados por meio da técnica de “Análise de Conteúdo”. Com os dados da pesquisa quantitativa foram feitas estatísticas descritivas e inferenciais, além de análises fatoriais e de consistência interna dos itens dos dois instrumentos utilizados. Os resultados apontaram a presença de barreiras do nível institucional e pessoal que dificultaram o processo de implantação da Educação a Distância na IES. O nível de satisfação dos alunos com as disciplinas a distância também não foi muito alto, dando indícios de que ocorreram problemas que interferiram numa melhor avaliação do desenho das disciplinas, do trabalho dos tutores e do próprio desempenho dos alunos. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work aims to search the barriers to the implantation of distance education in a superior education institution, and the level of students' satisfaction on a courses in this modality. The research was carried through in an superior education institution in Distrito Federal, Brazil, using exploratory, qualitative and quantitative methods. The qualitative part used a half-structuralized individual interview of eighteen citizens distributed in five groups: 1) four directors of the superior education institution; 2) four coordinators; 3) two tutors of distance course; 4) four students distance courses; 5) four students of presencial courses. The quantitative part used two types of evaluation: "Reaction Evaluation of Distance Courses" and "Evaluation of Graphical Reaction". They had been answered by 251 citizens, by electronic and printed mean. The data of the qualitative part had been analyzed by the technique "Analysis of Content". The data of the quantitative part was used to descriptive and inferential statistics, factorial analyses and internal consistency. The results showed institutional and personal barriers. The students’ level of satisfaction with distance discipline was not very high, indicating that there are problems that had intervened with the course design, the work of the tutors and the performance of the students.Vargas, Miramar Ramos MaiaTorrecillas, Geraldo Leopoldo Silva de2009-02-19T18:08:30Z2009-02-19T18:08:30Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTORRECILLAS, Geraldo Leopoldo Silva de. Educação a distância em uma instituição de ensino superior: estudo das barreiras e do nível de satisfação encontrados no processo de implantação. 2007. 114 f. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1316info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-12T19:07:23Zoai:repositorio.unb.br:10482/1316Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-12T19:07:23Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação a distância em uma instituição de ensino superior : estudo das barreiras e do nível de satisfação encontrados no processo de implantação
title Educação a distância em uma instituição de ensino superior : estudo das barreiras e do nível de satisfação encontrados no processo de implantação
spellingShingle Educação a distância em uma instituição de ensino superior : estudo das barreiras e do nível de satisfação encontrados no processo de implantação
Torrecillas, Geraldo Leopoldo Silva de
Ensino a distância
Avaliação de interface gráfica
title_short Educação a distância em uma instituição de ensino superior : estudo das barreiras e do nível de satisfação encontrados no processo de implantação
title_full Educação a distância em uma instituição de ensino superior : estudo das barreiras e do nível de satisfação encontrados no processo de implantação
title_fullStr Educação a distância em uma instituição de ensino superior : estudo das barreiras e do nível de satisfação encontrados no processo de implantação
title_full_unstemmed Educação a distância em uma instituição de ensino superior : estudo das barreiras e do nível de satisfação encontrados no processo de implantação
title_sort Educação a distância em uma instituição de ensino superior : estudo das barreiras e do nível de satisfação encontrados no processo de implantação
author Torrecillas, Geraldo Leopoldo Silva de
author_facet Torrecillas, Geraldo Leopoldo Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vargas, Miramar Ramos Maia
dc.contributor.author.fl_str_mv Torrecillas, Geraldo Leopoldo Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Avaliação de interface gráfica
topic Ensino a distância
Avaliação de interface gráfica
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2009-02-19T18:08:30Z
2009-02-19T18:08:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TORRECILLAS, Geraldo Leopoldo Silva de. Educação a distância em uma instituição de ensino superior: estudo das barreiras e do nível de satisfação encontrados no processo de implantação. 2007. 114 f. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1316
identifier_str_mv TORRECILLAS, Geraldo Leopoldo Silva de. Educação a distância em uma instituição de ensino superior: estudo das barreiras e do nível de satisfação encontrados no processo de implantação. 2007. 114 f. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/1316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508163818323968