O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48125 https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i3.11834 |
Resumo: | Cada vez mais o pensamento crítico e criativo é defendido no cenário internacional como uma capacidade necessária para a educação do século XXI. No Brasil, esse assunto ainda é algo novo, sobretudo para os professores da educação básica. Com vistas a contribuir com o campo de formação de professores, planejou-se um conjunto de oficinas de pensamento crítico e criativo em matemática, realizado num contexto de formação continuada no espaço escolar, com 27 professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola de rede pública do Distrito Federal, de modo a analisar o potencial deste tipo de atividade como suporte ao trabalho docente com vistas ao estímulo do pensamento crítico e criativo dos estudantes. Neste trabalho, descrevemos uma dessas oficinas que explorou temática no campo das grandezas e medidas e proporcionalidade. As percepções reveladas pelos professores acerca da oficina demonstram que as atividades articulam adequadamente a base conceitual e metodológica, contribuindo positivamente com a formação docente e subsidiando a aplicação do modelo no trabalho com os estudantes. |
id |
UNB_9faed2fd7a47d8e6d7a8a1fa2291e0dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/48125 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemáticaPensamento críticoCriatividade em matemáticaFormação continuadaCada vez mais o pensamento crítico e criativo é defendido no cenário internacional como uma capacidade necessária para a educação do século XXI. No Brasil, esse assunto ainda é algo novo, sobretudo para os professores da educação básica. Com vistas a contribuir com o campo de formação de professores, planejou-se um conjunto de oficinas de pensamento crítico e criativo em matemática, realizado num contexto de formação continuada no espaço escolar, com 27 professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola de rede pública do Distrito Federal, de modo a analisar o potencial deste tipo de atividade como suporte ao trabalho docente com vistas ao estímulo do pensamento crítico e criativo dos estudantes. Neste trabalho, descrevemos uma dessas oficinas que explorou temática no campo das grandezas e medidas e proporcionalidade. As percepções reveladas pelos professores acerca da oficina demonstram que as atividades articulam adequadamente a base conceitual e metodológica, contribuindo positivamente com a formação docente e subsidiando a aplicação do modelo no trabalho com os estudantes.Instituto de Ciências Exatas (IE)Departamento de Matemática (IE MAT)Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPrograma de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) - UPFUniversidade de BrasíliaInstituto Federal de BrasíliaGontijo, Cleyton HérculesFonseca, Mateus Gianni2024-05-24T14:43:37Z2024-05-24T14:43:37Z2020-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGONTIJO, Cleyton Hércules; FONSECA, Mateus Gianni. O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, Passo Fundo, v. 3, n. 3, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i3.11834. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11834. Acesso em: 24 maio. 2024.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48125https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i3.11834porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-05-24T14:43:37Zoai:repositorio.unb.br:10482/48125Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-05-24T14:43:37Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática |
title |
O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática |
spellingShingle |
O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática Gontijo, Cleyton Hércules Pensamento crítico Criatividade em matemática Formação continuada |
title_short |
O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática |
title_full |
O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática |
title_fullStr |
O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática |
title_full_unstemmed |
O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática |
title_sort |
O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática |
author |
Gontijo, Cleyton Hércules |
author_facet |
Gontijo, Cleyton Hércules Fonseca, Mateus Gianni |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Mateus Gianni |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília Instituto Federal de Brasília |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gontijo, Cleyton Hércules Fonseca, Mateus Gianni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento crítico Criatividade em matemática Formação continuada |
topic |
Pensamento crítico Criatividade em matemática Formação continuada |
description |
Cada vez mais o pensamento crítico e criativo é defendido no cenário internacional como uma capacidade necessária para a educação do século XXI. No Brasil, esse assunto ainda é algo novo, sobretudo para os professores da educação básica. Com vistas a contribuir com o campo de formação de professores, planejou-se um conjunto de oficinas de pensamento crítico e criativo em matemática, realizado num contexto de formação continuada no espaço escolar, com 27 professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola de rede pública do Distrito Federal, de modo a analisar o potencial deste tipo de atividade como suporte ao trabalho docente com vistas ao estímulo do pensamento crítico e criativo dos estudantes. Neste trabalho, descrevemos uma dessas oficinas que explorou temática no campo das grandezas e medidas e proporcionalidade. As percepções reveladas pelos professores acerca da oficina demonstram que as atividades articulam adequadamente a base conceitual e metodológica, contribuindo positivamente com a formação docente e subsidiando a aplicação do modelo no trabalho com os estudantes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-11 2024-05-24T14:43:37Z 2024-05-24T14:43:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GONTIJO, Cleyton Hércules; FONSECA, Mateus Gianni. O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, Passo Fundo, v. 3, n. 3, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i3.11834. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11834. Acesso em: 24 maio. 2024. http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48125 https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i3.11834 |
identifier_str_mv |
GONTIJO, Cleyton Hércules; FONSECA, Mateus Gianni. O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, Passo Fundo, v. 3, n. 3, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i3.11834. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11834. Acesso em: 24 maio. 2024. |
url |
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48125 https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i3.11834 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) - UPF |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) - UPF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1818900881222926336 |