O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gontijo, Cleyton Hércules
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fonseca, Mateus Gianni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48125
https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i3.11834
Resumo: Cada vez mais o pensamento crítico e criativo é defendido no cenário internacional como uma capacidade necessária para a educação do século XXI. No Brasil, esse assunto ainda é algo novo, sobretudo para os professores da educação básica. Com vistas a contribuir com o campo de formação de professores, planejou-se um conjunto de oficinas de pensamento crítico e criativo em matemática, realizado num contexto de formação continuada no espaço escolar, com 27 professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola de rede pública do Distrito Federal, de modo a analisar o potencial deste tipo de atividade como suporte ao trabalho docente com vistas ao estímulo do pensamento crítico e criativo dos estudantes. Neste trabalho, descrevemos uma dessas oficinas que explorou temática no campo das grandezas e medidas e proporcionalidade. As percepções reveladas pelos professores acerca da oficina demonstram que as atividades articulam adequadamente a base conceitual e metodológica, contribuindo positivamente com a formação docente e subsidiando a aplicação do modelo no trabalho com os estudantes.
id UNB_9faed2fd7a47d8e6d7a8a1fa2291e0dd
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/48125
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemáticaPensamento críticoCriatividade em matemáticaFormação continuadaCada vez mais o pensamento crítico e criativo é defendido no cenário internacional como uma capacidade necessária para a educação do século XXI. No Brasil, esse assunto ainda é algo novo, sobretudo para os professores da educação básica. Com vistas a contribuir com o campo de formação de professores, planejou-se um conjunto de oficinas de pensamento crítico e criativo em matemática, realizado num contexto de formação continuada no espaço escolar, com 27 professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola de rede pública do Distrito Federal, de modo a analisar o potencial deste tipo de atividade como suporte ao trabalho docente com vistas ao estímulo do pensamento crítico e criativo dos estudantes. Neste trabalho, descrevemos uma dessas oficinas que explorou temática no campo das grandezas e medidas e proporcionalidade. As percepções reveladas pelos professores acerca da oficina demonstram que as atividades articulam adequadamente a base conceitual e metodológica, contribuindo positivamente com a formação docente e subsidiando a aplicação do modelo no trabalho com os estudantes.Instituto de Ciências Exatas (IE)Departamento de Matemática (IE MAT)Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPrograma de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) - UPFUniversidade de BrasíliaInstituto Federal de BrasíliaGontijo, Cleyton HérculesFonseca, Mateus Gianni2024-05-24T14:43:37Z2024-05-24T14:43:37Z2020-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGONTIJO, Cleyton Hércules; FONSECA, Mateus Gianni. O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, Passo Fundo, v. 3, n. 3, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i3.11834. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11834. Acesso em: 24 maio. 2024.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48125https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i3.11834porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-05-24T14:43:37Zoai:repositorio.unb.br:10482/48125Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-05-24T14:43:37Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática
title O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática
spellingShingle O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática
Gontijo, Cleyton Hércules
Pensamento crítico
Criatividade em matemática
Formação continuada
title_short O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática
title_full O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática
title_fullStr O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática
title_full_unstemmed O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática
title_sort O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática
author Gontijo, Cleyton Hércules
author_facet Gontijo, Cleyton Hércules
Fonseca, Mateus Gianni
author_role author
author2 Fonseca, Mateus Gianni
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Brasília
Instituto Federal de Brasília
dc.contributor.author.fl_str_mv Gontijo, Cleyton Hércules
Fonseca, Mateus Gianni
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento crítico
Criatividade em matemática
Formação continuada
topic Pensamento crítico
Criatividade em matemática
Formação continuada
description Cada vez mais o pensamento crítico e criativo é defendido no cenário internacional como uma capacidade necessária para a educação do século XXI. No Brasil, esse assunto ainda é algo novo, sobretudo para os professores da educação básica. Com vistas a contribuir com o campo de formação de professores, planejou-se um conjunto de oficinas de pensamento crítico e criativo em matemática, realizado num contexto de formação continuada no espaço escolar, com 27 professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola de rede pública do Distrito Federal, de modo a analisar o potencial deste tipo de atividade como suporte ao trabalho docente com vistas ao estímulo do pensamento crítico e criativo dos estudantes. Neste trabalho, descrevemos uma dessas oficinas que explorou temática no campo das grandezas e medidas e proporcionalidade. As percepções reveladas pelos professores acerca da oficina demonstram que as atividades articulam adequadamente a base conceitual e metodológica, contribuindo positivamente com a formação docente e subsidiando a aplicação do modelo no trabalho com os estudantes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-11
2024-05-24T14:43:37Z
2024-05-24T14:43:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONTIJO, Cleyton Hércules; FONSECA, Mateus Gianni. O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, Passo Fundo, v. 3, n. 3, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i3.11834. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11834. Acesso em: 24 maio. 2024.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48125
https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i3.11834
identifier_str_mv GONTIJO, Cleyton Hércules; FONSECA, Mateus Gianni. O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, Passo Fundo, v. 3, n. 3, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i3.11834. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11834. Acesso em: 24 maio. 2024.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48125
https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i3.11834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) - UPF
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) - UPF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1818900881222926336