Formação profissional e emprego : um estudo sobre o programa escola de fábrica no município de três de maio/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aires, Paulo Renato Manetzeder
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/5321
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.
id UNB_a0c49ad340189520009e3fd17b8482c9
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/5321
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Formação profissional e emprego : um estudo sobre o programa escola de fábrica no município de três de maio/RSFormação profissionalEducação e EstadoOportunidades de empregoBrasil - política de trabalhoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.Este estudo investigou a relação entre os cursos de formação profissional promovidos pela unidade gestora SETREM, no município de Três de Maio/RS, e o ingresso ou a permanência dos jovens participantes do projeto Escola de Fábrica nos respectivos setores produtivos. O referencial teórico estudado contemplou aspectos das implicações da Política Neoliberal sobre a economia, sobre a política e sobre a sociedade; aspectos da educação profissional no Brasil, além da Lei 11.180 que instituiu o Projeto Escola de Fábrica; a categoria trabalho e as políticas sociais (de trabalho) no Brasil; bem como, o desemprego juvenil. Com base no referencial, o estudo procurou identificar as características sócio econômicas e o perfil profissional dos envolvidos, o significado do Projeto para o Município, o trabalho dos professores no Projeto, as condições para permanência no Projeto, as competências desenvolvidas - percepção dos professores e estudantes - e os requisitos de acesso ao emprego na empresa. Além disso, realizou-se análise comparativa entre as competências desenvolvidas e as requeridas. A pesquisa realizada é caracterizada como pesquisa qualitativa, tendo sido utilizadas algumas técnicas da pesquisa quantitativa. Entre as entrevistas realizadas e os questionários aplicados obteve-se um total de onze professores, oitenta e um estudantes e vinte empresas. Para a análise dos resultados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados encontrados revelam que, apesar de forte comprometimento dos professores, alguns não possuíam conhecimento sobre prática pedagógica, o que, aliado a outros fatores, repercutiu nos aspectos relacionados à permanência no Projeto. Os resultados também mostram, em relação às competências, que há forte convergência em relação aos requisitos de acesso ao emprego com o que foi desenvolvido nos cursos. Contudo, principalmente ao que se refere ao ingresso no mercado de trabalho, fica evidente o indicativo da necessidade de um maior desenvolvimento econômico. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research is a study about the relationship among the professional formation courses promoted by SETREM, in the town of Três de Maio/RS, and the joining or the permanence of youth participants at Factory School Project in their respective productive sections. The theoretical referential contemplated aspects of the Neoliberal Policy implications on economy, on politics and on society; aspects of the professional education in Brazil, as well as the Law 11.180, that constituted the Factory School Project; the job category and the social policy (of job) in Brazil; as well as, the youthful unemployment. Based on the referential, the study intended to identify social and economical characteristics and the professional profile of engaged people, the meaning of the Project for the town, the teachers' work at the Project, the conditions to stay at the Project, the developed competences - the teachers and students' perception - and the requirements to get the job on the company. Moreover, a comparative analysis between the developed and the required abilities was done. The research is a qualitative study, which had been using some techniques of the quantitative study. From the accomplished interviews and the applied questionnaires, a total of eleven teachers, eighty-one students and twenty companies were reached. For the analysis of the results, it was used the technique of subject analysis. The found results reveal that, in spite of the teachers had had a hard compromise, some of them didn't have pedagogic practice knowledge, which joined to other factors, reflected on aspects related to the permanence at the Project. The results also showed, according to the competence, that there is a hard convergence of the requirements to a job and which was developed on the courses. However, to join to the work world, it’s evident that a larger economical development is needed.Carvalho, Olgamir Francisco deAires, Paulo Renato Manetzeder2010-07-24T01:31:20Z2010-07-24T01:31:20Z2010-07-242007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAIRES, Paulo Renato Manetzeder. Formação profissional e emprego: um estudo sobre o programa escola de fábrica no município de três de maio/RS. 2007. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/5321info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:21:35Zoai:repositorio.unb.br:10482/5321Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:21:35Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação profissional e emprego : um estudo sobre o programa escola de fábrica no município de três de maio/RS
title Formação profissional e emprego : um estudo sobre o programa escola de fábrica no município de três de maio/RS
spellingShingle Formação profissional e emprego : um estudo sobre o programa escola de fábrica no município de três de maio/RS
Aires, Paulo Renato Manetzeder
Formação profissional
Educação e Estado
Oportunidades de emprego
Brasil - política de trabalho
title_short Formação profissional e emprego : um estudo sobre o programa escola de fábrica no município de três de maio/RS
title_full Formação profissional e emprego : um estudo sobre o programa escola de fábrica no município de três de maio/RS
title_fullStr Formação profissional e emprego : um estudo sobre o programa escola de fábrica no município de três de maio/RS
title_full_unstemmed Formação profissional e emprego : um estudo sobre o programa escola de fábrica no município de três de maio/RS
title_sort Formação profissional e emprego : um estudo sobre o programa escola de fábrica no município de três de maio/RS
author Aires, Paulo Renato Manetzeder
author_facet Aires, Paulo Renato Manetzeder
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Olgamir Francisco de
dc.contributor.author.fl_str_mv Aires, Paulo Renato Manetzeder
dc.subject.por.fl_str_mv Formação profissional
Educação e Estado
Oportunidades de emprego
Brasil - política de trabalho
topic Formação profissional
Educação e Estado
Oportunidades de emprego
Brasil - política de trabalho
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2010-07-24T01:31:20Z
2010-07-24T01:31:20Z
2010-07-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AIRES, Paulo Renato Manetzeder. Formação profissional e emprego: um estudo sobre o programa escola de fábrica no município de três de maio/RS. 2007. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/5321
identifier_str_mv AIRES, Paulo Renato Manetzeder. Formação profissional e emprego: um estudo sobre o programa escola de fábrica no município de três de maio/RS. 2007. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/5321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508282595770368