Contribuições das abordagens positivista e pragmática do estudo do conceito para o modelo conceitual FRSAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Maria Antônia Fonseca
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16160
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2013
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spelling Contribuições das abordagens positivista e pragmática do estudo do conceito para o modelo conceitual FRSADRepresentação da informaçãoOrganização do conhecimentoPositivismoPragmatismoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2013Aborda o processo de organizar informação, o produto e os instrumentos do tratamento temático da informação. Apresenta as características dos sistemas de organização do conhecimento mais referenciados na literatura e identifica os elementos principais da representação temática da informação. Traça um panorama dos estudos teóricos de Ingetraut Dahlberg e de Birger Hjorland, sob a perspectiva das correntes filosóficas do positivismo lógico e do pragmatismo respectivamente. Explicita os tipos de relacionamentos entre conceitos que são tratados e representados nos sistemas de organização do conhecimento e indica a importância do uso da modelagem conceitual para a representação da informação. Introduz seu entendimento sobre o propósito, as tarefas dos usuários e a estrutura do modelo conceitual Requisitos Funcionais para Dados de Autoridade Assunto (FRSAD). Foram realizados procedimentos técnicos de uma pesquisa bibliográfica delineada por meio do método comparativo para análise teórica do conceito (thema) e dos tipos de relacionamentos semânticos (thema-to-thema) estabelecidos no modelo conceitual FRSAD, sob a perspectiva das abordagens positivista e pragmática do estudo do conceito. Conclui que a coexistência de abordagens teóricas em um modelo conceitual é uma relevante contribuição para a prática da representação temática da informação em sistemas de organização do conhecimento. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis dissertation deals with the process of organizing information, the product and the instruments of subject information treatment. Presents the characteristics of knowledge organization systems most referenced in the literature and identifies the main elements of the subject information representation. Provides an overview of the Ingetraut Dahlberg’s and Birger Hjorland’s theoretical studies from the perspective of philosophical currents of logical positivism and pragmatism respectively. Explains the types of relationships between concepts which are processed and represented in the knowledge organization systems and indicates the importance of the use of conceptual modeling to information representation. The author introduces her understanding about the purpose, user tasks and structure of the Functional Requirements for Subject Authority Data (FRSAD) conceptual model. Technical procedures of a bibliographic research were outlined by the comparative method for theoretical analysis of the concept (thema) and types of semantic relationships (thema-to-thema) sets in the FRSAD conceptual model from the perspective of positivist and pragmatic approaches of concept study. Concludes that the coexistence of theoretical approaches into a conceptual model is a significant contribution to the practice of subject information representation in knowledge organization systems.Medeiros, Marisa Bräscher BasílioMelo, Maria Antônia Fonseca2014-08-28T15:55:56Z2014-08-28T15:55:56Z2014-08-282013-10-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMELO, Maria Antônia Fonseca. Contribuições das abordagens positivista e pragmática do estudo do conceito para o modelo conceitual FRSAD. 2013. 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16160A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T12:54:14Zoai:repositorio.unb.br:10482/16160Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T12:54:14Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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